Nosso Blog

OKR x KPI: Saiba as diferenças e como aplicar no seu negócio

 

Acompanhar o andamento dos negócios requer prática, assim como técnicas que devem ser aplicadas nos momentos certos, como o OKR (Objective Key Result), ou objetivos e resultados-chave, e os KPIs (Key Performance Indicator), os indicadores-chave de desempenho.

Para entender do que se trata cada uma dessas técnicas, vale destacar as diferenças, assim como o OKR e o KPI podem trabalhar em conjunto.

A princípio, o que se deve entender é que ambos têm uma sinergia que pode, e deve, ser desbloqueada, e que não se deve tentar substituir um pelo outro, o que é um erro que muitos empreendedores acabam cometendo.

Essa sinergia é o motivo pelo qual muitos profissionais permitem que se defina, rastreie, faça check-in e desenvolva relatório aplicando tanto os OKRs quanto os KPIs.

Do que se trata o KPI?

Os indicadores-chave de desempenho, ou simplesmente KPIs, são dados utilizados para rastrear várias métricas, tudo para identificar deficiências e ajustes que precisam ser empregados em determinadas estratégias de uma empresa, como em uma campanha de marketing digital.

Dessa forma, os KPis podem ser aplicados em:

  • Finanças;
  • Metas de vendas
  • Métricas de redes sociais;
  • Projetos;
  • Rotatividade de estoque;

De fato, os KPIs são dados mensuráveis que podem estar no SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, dentro do marketing digital. 

O objetivo principal é que esses KPIs transmitam informações valiosas sobre sua empresa. 

Sendo assim, os KPIs podem ajudar seus negócios a vincular dados a objetivos estratégicos, direcionar onde focar recursos, e determinar oportunidades que podem ser bem aproveitadas.

OKR é sobre resultados por meio de mudanças

Para definir os objetivos e resultados-chave, ou apenas OKR, é preciso destacar que se trata de uma estrutura de gerenciamento estratégico. 

Os OKRs  formam a estrutura para definir e alcançar objetivos como empresa, equipe e indivíduo, ou seja, une em todos os níveis do negócio a estratégia e como ela é alcançada.

A estrutura OKR é um método para definir objetivos em uma organização que se alinham com a estratégia geral. 

A mensuração e o acompanhamento dos objetivos se tornam regulares, permitindo que as organizações possam atingir, de maneira consistente, as metas em geral. 

Como OKR e KPI são diferentes?

Tanto o KPI quanto o OKR são ferramentas que ajudam líderes e gestores a definir metas que podem mensurar o crescimento, mas se mostram diferentes em determinados aspectos. 

Enquanto nos OKRs todo o processo para alcançar os objetivos é levado em consideração, isto é, atuam como uma ligação entre a ambição e a realidade. 

O OKR ajuda sua empresa a explorar além dos limites, indo para novas áreas. Como empreendedor, você pode ter um objetivo final inspirador, e o objetivo e resultado-chave podem levar até esse sucesso.

Quando se trata de KPI, o foco principal está nos resultados, ou seja, ele mede o sucesso, a qualidade ou a quantidade de um processo ou atividade em andamento, dentro de toda a produção. 

O KPI é voltado para atividades e processos que já estão em vigor.

Os OKRs são o objetivo final que a empresa almeja alcançar, enquanto os KPIs, em geral, estão relacionados ao projeto e visam dimensionar ou melhorar todo o processo.

Em uma analogia, basta imaginar que o OKR serve como um GPS, sendo o guia para levar sua empresa até um destino, e por isso são temporários, e podem mudar de tempos em tempos. 

Assim que se atinge um marco, é preciso definir o próximo objetivo.

Voltando para os KPIs, eles são específicos, e não há nenhuma mudança ao longo do caminho.

Alinhamento entre KPI e OKR 

Para fazer o alinhamento entre KPI e OKR, é preciso ressaltar que tudo depende da estratégia de negócios, junto com metas e objetivos abrangentes. 

Existe a possibilidade de alinhar as estruturas utilizando métricas para iniciativas estratégicas e, em seguida, empregar um OKR para disseminar os objetivos e passar a rastrear. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é quanto ao gerenciamento de pessoas, que não é um objetivo quando se trata de OKR e KPI.

Os OKRs funcionam e estimulam equipes porque eles têm ideia e voz sobre como atingir os objetivos, o que leva à criação de um nível de agilidade e flexibilidade orgânica dentro da empresa.

Conclusão

A diferença entre OKR e KPI está na urgência quanto ao crescimento no mundo dos negócios. 

Por um lado, os KPIs fornecem uma visão clara sobre a empresa, o que torna o desempenho afiado, enquanto os OKRs visam o crescimento dinâmico.

Ambas as ferramentas podem ser aplicadas quando há um planejamento de expansão dos negócios em andamento, para um patamar que se almeja há tempos.

Por fim, deve-se considerar o uso de cada uma dessas ferramentas conforme elas se aplicam às metas e objetivos definidos para sua empresa.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *