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Entenda a diferença entre link Dofollow e Nofollow

O marketing de conteúdo é uma das estratégias que ajudam a elevar a popularidade de uma empresa na web. Mas não se trata apenas de criar um bom conteúdo: é preciso aplicar certos conceitos, como inserir links Dofollow e Nofollow.

Se você quer saber o que são eles, qual a importância deles na sua estratégia de conteúdo e SEO, e o que considerar ao inserir esses tipos de links em seu site ou blog, continue lendo.

Afinal, alcançar resultados demanda conhecimento e muito planejamento estratégico. Ficar ciente das aplicações e benefícios dos links dofollow e no follow faz diferença nisso.

Entenda o que é link building

Um dos objetivos da aplicação dos princípios do marketing virtual é tornar um link relevante, com alta taxa de cliques.

Uma vez que o espaço online é tão vasto quanto a vida fora dele, os algoritmos dos motores de busca não se limitam a analisar o conteúdo de uma página. Eles analisam também o endereço de uma página.

Milhares de links são criados a cada segundo na Internet, a maioria deles não intuitivos e direcionados a sites pouco confiáveis.

Diante desse problema, os algoritmos servem como guias. No entanto, ao longo dos anos, seus desenvolvedores aperfeiçoaram a capacidade de identificar e distinguir um bom link de um link questionável.

As técnicas de link building funcionam com base nisso, ajudando a otimizar os endereços dos sites para torná-los mais eficientes.

O primeiro passo neste processo é encurtar o link de um artigo, substituindo a sequência numérica automática por palavras correspondentes ao título do artigo, corretamente separadas e simplificadas.

No entanto, construir um link otimizado não é suficiente se o site alvo não tiver a relevância e autoridade para os motores de busca.

Portanto, um método de aumentar a importância de um link é vinculá-lo a páginas da web relevantes. Isso acontece a partir da indexação dessas páginas nas publicações do site a ser minerado. Para isso, o uso de ferramentas dofollow e nofollow se mostra necessários.

O que são links dofollow e nofollow?

Para começar a entender a diferença entre links dofollow e nofollow, é necessário entender como funciona esse processo de link building no SEO.

Da mesma forma que cada novo conteúdo aumenta as chances da gestão condominial ser encontrada, cada link novo em um site ou blog aumenta as chances de conseguir mais visitantes e melhor posicionamento nos motores de busca.

Afinal, o algoritmo do Google, quando vê muitos links, internos e externos, apontando para a mesma origem, conclui que o site mencionado deve ser de qualidade.

Conheça os links dofollow

Os links dofollow permitem que o Google e outros mecanismos de pesquisa apontem para seu site ou blog.

Portanto, toda vez que você inserir um link dofollow em seu site, ele poderá apontar para você, o que aumenta sua autoridade, mostrando aos mecanismos de pesquisa que sites, blogs e outros artigos estão se referindo a você.

Por exemplo, se alguém citar um link dofollow de conserto de Iphone a página ou postagem do blog que fez a citação será considerada no rankeamento.

Ao inserir links externos em seu blog, certifique-se de que eles venham de páginas de boa autoridade, pois isso também será importante para o desenvolvimento da autoridade do site ou blog.

Conheça os links nofollow

Por outro lado, existem links que você pode inserir e não influenciar o rankeamento: são chamados de links nofollow.

Eles não aumentam o Page Rank ou ajudam você a se classificar melhor nos resultados de pesquisa sobre decapagem quimica.

Ferramentas como o SEMRush podem dizer quais links são dofollow e quais são nofollow para que você possa considerá-los ao inserir algum deles em seu conteúdo.

Você pode estar se perguntando o que motiva algumas empresas e profissionais a optar por ter sites ou blogs com links nofollow, se isso beneficia ambos.

De fato, da mesma forma que bons links apontando para o seu domínio melhoram o site, links ruins podem reduzir sua credibilidade perante o Google. Não é à toa que sites muito bons têm links nofollow.

Quando usar links dofollow?

O fator mais importante ao vincular links dofollow é considerar a relevância. Se estamos falando de um blog especializado em churrasqueira pré moldada que de repente está conectado a uma empresa de investimentos, isso é suspeito.

É importante usar o dofollow somente quando você está vinculando intencionalmente a ele e confia na integridade do site.

Um ou dois links não impactarão, mas um grande número de links para páginas não relacionadas pode deixar você no radar de atividades suspeitas. Então, tome cuidado com isso.

Quando usar links nofollow?

Em geral, você não quer ser associado a uma “vizinhança ruim” no mundo virtual. A maioria dos principais sites de notícias e publicações definem todos os links externos como nofollow por padrão.

Isso é compreensível, considerando o número de artigos que publicam por dia. Afinal, será difícil verificar e monitorar cada link.

Não monitorar tudo isso por padrão é a maneira mais segura de evitar atividades aleatórias de links suspeitos.

Se você gerencia um site sobre chaves codificadas que tem muito conteúdo e links publicados todos os dias, configurá-los como Nofollow por padrão facilita o gerenciamento. Especialmente se você permitir que terceiros publiquem conteúdo.

Saiba mais detalhes sobre o uso desse tipo de link nos tópicos abaixo.

Conteúdo não confiável

Conteúdo e comentários de usuários não confiáveis devem ser Nofollow. Dessa forma, você pode desencorajar os spammers de direcionar seu site e também evitar ser acidentalmente vinculado a páginas com má reputação.

Se você deseja cultivar e incentivar comentários e discussões de usuários bons e perspicazes, você pode alterar manualmente seus links para dofollow.

Dessa forma, mostra confiança aos membros da comunidade e, ao mesmo tempo, incentiva esse tipo de bom comportamento.

Links pagos

As diretrizes do Google exigem que os sites divulguem links pagos como nofollow, independentemente dos visitantes ou dos rastreadores.

Participar de um esquema de afiliados, onde dinheiro ou serviço é trocado por link, é considerado manipulação e pode afetar negativamente a classificação de um domínio sobre mini robô.

Portanto, todos os links pagos devem ser nofollow. Isso inclui qualquer publicidade editorial ou artigos e textos pagos.

A criação de links descontextualizados é um sinal de alerta para o Google. O motor de busca será avisado que este site pode participar de um esquema de links.

Se uma penalidade for aplicada, afetará severamente a classificação e a recuperação será muito difícil.

Portanto, certifique-se de que todos os links pagos sejam nofollow para não ser visto como nocivo.

Prioridade de rastreamento

Existem muitos links internos que os algoritmos do Google não precisam rastrear. Alguns exemplos:

  • Botões de cadastro;
  • Páginas de login;
  • “Fale conosco”;
  • Mapa do site.

Os algoritmos não rastreiam os links nofollow. Portanto, você pode gerenciar e priorizar quais partes do seu site deseja que o Google avalie primeiro.

Esta é apenas uma das muitas maneiras que os webmasters podem usar para controlar melhor suas prioridades de rastreamento, confirmada pelos próprios funcionários do maior mecanismo de busca da internet.

Como obter links para seu site

Esta é uma dúvida muito comum entre os fabricantes de máquinas e equipamentos industriais que querem começar a colocar ações de SEO off page em prática.

Afinal, quanto maior o número de sites confiáveis ​​apontando para você, maior é sua relevância para os mecanismos de busca.

O primeiro passo é criar o melhor conteúdo sobre sua área. Quanto mais relevante e útil para sua persona, maior será a oportunidade de se posicionar bem nos resultados da pesquisa.

Com isso, outros sites vão querer direcionar você como uma referência sobre o tópico que você enfoca.

Sobre ações práticas, uma boa dica é criar conteúdo para blogs de terceiros, que chamamos de guest posts.

Alguns blogs permitem que outros escrevam para eles porque isso os ajuda a postar mais conteúdo. Em troca, você pode inserir links em artigos que apontam para seu site.

Então, tente escrever guest posts para sites que tenham boa autoridade e se conectem com o seu nicho.

Se alguém tem um site sobre prostatectomia radical, não faz sentido escrever conteúdo para uma empresa de utensílios domésticos, afinal, o público que está ali não tende a ter interesse em ler materiais desse segmento doméstico e o Google verificará que não faz sentido para a relevância do site.

Conclusão

As ferramentas de SEO surgiram para facilitar a organização do conteúdo na internet, o que é essencial para que a navegabilidade seja possível.

Os motores de busca foram o ponto de partida para a massificação da internet e o crescimento da rede tal como a vemos hoje.

Nesse contexto, usar os links certos faz a diferença, como explicamos sobre nofollow e dofollow.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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