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Posicionamento de marca:Como ajuda na gestão de negócio

Posicionamento de marca

O posicionamento de marca é um fator muito importante para o desenvolvimento de uma estratégia de branding efetiva para um negócio, melhorando seu alcance e a percepção do negócio.

 

Afinal, é esse posicionamento que define como os consumidores se lembrarão e se relacionam com sua empresa, produto ou serviço.

 

Uma marca forte pode fazer com que os consumidores desejem possuir seus produtos, o que aumenta a demanda pela produção e, portanto, o volume de vendas.

 

Acompanhe o presente texto para compreender como o posicionamento de marca funciona, como ajuda na gestão de negócio e de que maneira colocá-lo em prática!

Posicionamento de marca: o que é isso?

Posicionamento de marca é um conjunto de estratégias e ações de comunicação usadas para criar uma boa e forte percepção de marca pelo público-alvo. 

 

Isso ajuda a colocá-la com destaque na mente e nas preferências dos consumidores. Ou seja, faz com que a empresa seja lembrada positivamente pelos clientes. 

 

Para quem quer se destacar em um mercado crescente como o e-commerce, um posicionamento bem desenvolvido é ainda mais importante, visto a rapidez e competitividade online.

 

Ele faz parte do branding, estratégia de gestão da marca para que os clientes a vejam e lembrem dela positiva e continuamente.

 

Por isso, um trabalho específico deve ser feito para que, idealmente, sua empresa seja a primeira escolha do consumidor na hora de pensar em quais produtos ou serviços você oferece.

Por que se posicionar?

Há muitos cases de sucesso que evidenciam na prática como o posicionamento de marca é importante.

 

Veja os benefícios dessa metodologia de forma mais específica abaixo!

  1. Atrai mais clientes 

Marcas bem posicionadas atingem um maior número de potenciais consumidores, facilitando o relacionamento. 

 

O fato do público perceber essas marcas como marcas responsáveis e confiáveis também tem contribuído para atrair clientes, pois grande parte da população as conhece e utiliza.  

  1. Melhora a competitividade 

O nível de competição de uma marca conhecida no mercado às vezes é tão intenso que a maioria dos concorrentes não consegue alcançá-la. 

 

Marcas fortes são instituições genuínas que possuem características e valores que o público percebe como únicos e inatingíveis por qualquer outra marca, as destacando ainda mais no mercado. 

  1. Transmite credibilidade 

Quando as pessoas olham para uma marca, diferentes sentimentos, lembranças e opiniões  vêm à mente. 

 

No entanto, a força da marca está relacionada ao impacto positivo da empresa junto ao público, fazendo com que essas lembranças e sensações sejam benéficas para o relacionamento.

 

Lembre-se que negócios com forte posição de mercado expressam com mais facilidade a confiança e a credibilidade que os consumidores precisam para comprar.

Como trabalhar o posicionamento de marca?

Para traçar uma estratégia de posicionamento bem-sucedida, você deve saber claramente o que tem a oferecer, entender profundamente seu público, o que ele deseja e o que espera de você. 

 

As dicas a seguir englobam estes e outros aspectos, acompanhe!

  1. Conheça o público

É importante definir quem são os compradores da sua marca. 

 

Se você não identificar o tipo de consumidor com o qual deseja que sua marca se identifique, é impossível definir o posicionamento da marca e transmitir as mensagens certas para se relacionar com essas pessoas.

  1. Passe uma mensagem

Muito do que contribui para um posicionamento de marca eficaz está além do que se vê. 

 

Não se trata apenas do produto que você está vendendo, mas sim dos valores que sua marca e as mensagens distribuídas transmitem – e como seu público se sente quando compra e se envolve com você. 

 

Afinal, oferecer bons preços e produtos de qualidade não é suficiente para criar uma conexão. É preciso vender:

 

  • Emoções;

  • Objetivos;

  • Realizações;

  • Ideologias.

 

Se você está associado a questões intangíveis como essas, você se destaca de outras marcas e aborda seus clientes com mais delicadeza e com mais potencial de fidelização. 

 

Lembre-se esses aspectos geram identificação, fator crucial nas relações de negócios longas.

  1. Crie um bom gerenciamento de respostas 

Um bom gerenciamento de respostas nos pontos de contato (telefone, sites, chats online, Whatsapp, etc.) com clientes e outras partes interessadas é um fator muito importante e que pode influenciar diretamente os clientes na jornada de compra. 

 

A velocidade com que sua equipe responde às indagações das pessoas interessadas conta muito no processo de conversão e fidelização.

  1. Compartilhe conteúdo relevante em plataformas digitais 

Veicular materiais coerentes com seu público por meio de plataformas digitais como site e redes sociais é uma estratégia importante hoje. 

 

Atualmente, a fonte de pesquisa mais importante a que os consumidores recorrem antes de fazer uma compra é a Internet. 

 

Por isso é fundamental compartilhar conteúdo relevante e confiável com seu público, seja texto, imagens ou vídeos.

 

O branding é um dos componentes centrais da construção de imagem corporativa. Saiba disso (e de tudo o que apontamos neste texto) para se destacar da concorrência!

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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