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Saiba como usar usar o Google meu Negócio corretamente

Google

O Google Meu Negócio é uma ferramenta usada pelas empresas para que elas sejam encontradas facilmente pelos consumidores próximos de suas regiões de atuação.

Usar essa plataforma é muito importante para ter bons resultados, aliás, estar presente na internet é fundamental para qualquer organização. Por isso é necessário ter um site institucional, criar bons conteúdos, entre outras ações necessárias.

A presença no Google é indispensável porque a cada 10 pessoas, 8 usam o buscador para procurar informações sobre produtos e serviços e cerca de 95% dos usuários no mundo acessam o Google para comparar preços antes de comprar.

É lógico potencializar a estratégia por meio de uma ferramenta exclusiva do buscador. O foco do Google Meu Negócio é impulsionar as vendas locais por meio de informações sobre os negócios nas páginas de resultados e no Google Maps.

Empresas que ainda não possuem um perfil nessa plataforma estão perdendo grandes oportunidades e elas também precisam criar estratégias de marketing exclusivas para o canal.

Mas antes, é fundamental entender o conceito do Google Meu Negócio, de que maneira a plataforma pode potencializar as vendas e saber usar a ferramenta do jeito certo.

Conceito de Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio, também conhecido como Google My Business, é uma plataforma onde as organizações podem divulgar sua marca, produtos e serviços, de maneira gratuita e aparecer nos resultados de pesquisa do Google Maps.

Ele estabelece um diálogo entre as empresas e os clientes e ainda permite divulgar informações importantes para os consumidores, como:

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone;
  • Perguntas e respostas.

Um estabelecimento que vende salgados para revenda em lanchonete pode preencher outras informações relevantes, como horários de pico, notas sobre seus produtos, eventos que vão acontecer e outras informações relevantes.

A plataforma surgiu em 2014 para unir as funções do Google Places e das páginas de empresas no Google+, que foi desativado em 2019.

Como ela ajuda a aumentar as vendas?

A principal vantagem dessa ferramenta é que a organização pode aparecer organicamente nos primeiros resultados de pesquisa do Google, de acordo com a região de atuação da empresa.

Mas até mesmo plataformas de vendas do comércio eletrônico podem aumentar a saída de produtos com a ajuda desse recurso porque ele vai além do comércio local e torna as marcas mais conhecidas.

Mais do que ser visto por futuros clientes, a ferramenta torna a companhia mais conhecida por futuros clientes em locais mais distantes.

Para quem vende pela internet, é uma forma de levar a loja para mais pessoas e para os negócios locais é uma forma de atrair turistas e licitantes, além de aumentar a divulgação em ambos os casos.

Por exemplo, se alguém que está passando férias em uma cidade e precisa de consultório de massoterapia por conta de um mal jeito no ombro, pode encontrar o serviço pelo Google Meu Negócio.

As vendas também aumentam porque as companhias que estão presentes na plataforma são consideradas como mais confiáveis pelos consumidores, de acordo com informações da própria.

Isso aumenta o reconhecimento, mas outro fator que ajuda muito nesse sentido é o fato de que os usuários podem atribuir notas e comentários sobre o negócio. A ferramenta acaba se tornando uma fonte de informações sobre a opinião dos consumidores.

Os usuários podem ler o que outros clientes falam sobre a experiência, produtos e serviços e com isso tomar uma decisão mais assertiva.

Por essa razão, é fundamental que a marca esteja sempre atenta às avaliações e procure maneiras de melhorar seus produtos, serviços e o atendimento ao cliente, ademais, deve responder a qualquer tipo de comentário com cordialidade.

As vendas também melhoram consideravelmente porque plataformas que publicam imagens em seu perfil recebem 42% mais solicitações de rota, assim como páginas de vendas recebem 35% mais cliques.

Uma loja de equipamentos e suprimentos de informática pode inserir um tour virtual 360º em sua página na plataforma para que os visitantes possam visitar a loja a qualquer momento, sem que o estabelecimento precise funcionar 24 horas por dia.

Para os consumidores, poder conhecer o local antes de ir até ele traz mais confiança e estimula a vontade de comprar.

Também é muito fácil mensurar os resultados, uma vez que os donos de estabelecimentos podem saber de que maneira os clientes pesquisam a empresa, de onde são essas pessoas e quantos pedidos de rota foram feitos.

Também é possível saber quantos usuários ligarão diretamente para a organização usando o telefone na conta e quantos cliques o site teve.

Os empreendedores têm muitas dificuldades para fazer todas as atualizações necessárias em seus canais, por conta da rotina corrida e isso pode prejudicar as estratégias de marketing e vendas.

Mas com o Google Meu Negócio, o gestor de uma clínica de micropigmentação labial em morenas consegue usar a versão aplicativo que permite acessar, fazer publicações, editar o perfil, esclarecer dúvidas e responder comentários rapidamente.

Por fim, a marca será encontrada pelos clientes no momento em que eles mais precisam e quando já estão em uma fase avançada da jornada de compra.

Quem procura um negócio local tem a intenção de comprar, por isso, ter um perfil na plataforma é indispensável para estimular as vendas. Mas para fazer isso, é necessário saber usar a ferramenta corretamente.

Como usar o Google Meu Negócio do jeito certo

Não basta apenas a empresa criar um perfil no Google Meu Negócio e esperar as coisas acontecerem. Existe uma série de ações que potencializam o funcionamento do perfil e elas precisam ser colocadas em prática. Algumas dicas são:

Atualizar as informações comerciais

Alguns negócios não aparecem em pesquisas relevantes na área em que estão localizados, assim sendo, para ter mais frequência de visibilidade e permitir que os usuários encontrem a organização, é necessário atualizar as informações.

Uma loja de móveis para closet planejado com penteadeira deve verificar as informações exibidas no perfil e se certificar de que estão corretas e completas para atrair a atenção das pessoas.

Uma dica oferecida pelo próprio Google para editar informações comerciais e diversos locais de uma única vez é criar uma planilha de upload em massa.

Completar os dados do negócio

Os resultados da ferramenta favorecem perfis mais relevantes para a pesquisa do usuário, com isso, a plataforma prioriza perfis completos e precisos para corresponder às buscas dos usuários.

É necessário manter os dados sempre atualizados e se certificar de ter inserido todas as informações completas no perfil da empresa, como endereço físico, telefone, atributos e categoria.

Esses dados são muito importantes para que os usuários possam ver o que uma autoescola especializada em CNH especial para carros automáticos tem para oferecer, entre outras informações fundamentais.

Confirmar os locais

Outra coisa necessária é verificar os locais da empresa para que eles possam ter mais chances de aparecer nos resultados de pesquisas locais.

Essas informações vão aparecer em outros produtos do Google, como no caso do Google Maps, por isso, precisam ser devidamente confirmadas.

Manter o horário de funcionamento atualizado

Esse tipo de pesquisa no Google é feito por pessoas que estão interessadas em comprar imediatamente. Por exemplo, se alguém procura um restaurante em determinada cidade, no mínimo tem a intenção de comer lá.

Com base nisso, um consultório de microfisioterapia para ansiedade deve incluir os horários de funcionamento, inclusive de feriados, fins de semana e eventos.

As informações devem ser precisas para que os compradores saibam quando o estabelecimento está disponível e para ter certeza de que o local está aberto.

Gerenciar e responder avaliações

Os comentários feitos pelos usuários não devem ser ignorados e quando o negócio os responde, mostra que valoriza seus clientes e a opinião que oferecem.

As avaliações positivas deixadas pelos usuários melhoram a visibilidade do negócio e aumentam as chances de receber visitas. Por outro lado, responder com cordialidade uma reclamação ou sugestão é uma forma de mostrar que a empresa se esforça para melhorar.

Independentemente do comentário que uma clínica de recuperação para alcoólatras recebe em seu perfil, ela deve responder de maneira cordial e com prontidão.

Inserir fotos

Na internet, a melhor forma de estimular a vontade de comprar é por meio da publicação de fotos dos produtos e serviços, além de incluir uma legenda para falar sobre eles.

As imagens precisam ser de boa qualidade e atrativas para mostrar aos consumidores que o estabelecimento oferece o que eles estão procurando e com qualidade.

Considerações finais

O Google Meu Negócio é uma excelente ferramenta e deve ser aproveitado pelas organizações para que possam atrair clientes e melhorar suas vendas.

Para isso, eles só precisam preencher o perfil totalmente, incluir imagens, responder comentários, entre outras boas práticas. Com isso, os consumidores vão se interessar mais pelos produtos e serviços, o que aumenta as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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