4 dicas de estratégias de inbound

O universo empresarial possui muitas oportunidades de negócios, algo que motiva diversas pessoas a realizarem investimentos para ter um empreendimento próprio, seja físico ou online. Com o marketing digital e estratégias de inbound marketing é possível deixar o negócio em evidência e obter excelentes resultados.

Isto posto, entender como estas estratégias e o marketing podem ajudar nos negócios são formas de criar produtos e serviços que chamam a atenção do público e, assim, ter boa rentabilidade.

A importância do inbound marketing nos negócios

O inbound marketing consiste em um conjunto de estratégias focadas para atrair, converter e conquistar clientes. 

Diferentemente da publicidade tradicional, o marketing de atração, como é conhecido o inbound, permite que as empresas se aproximem dos seus clientes através dos pilares: SEO, marketing de conteúdo e redes sociais.

A estratégia de inbound marketing se baseia na criação de conteúdo de qualidade que pode ser compartilhado com o público-alvo e, com isto, conquistar a confiança e permissão para se comunicar com os leads (potenciais clientes) e assim criar um relacionamento que pode se tornar duradouro.

Com o inbound marketing pode-se obter resultados positivos de modo rápido, sendo uma estratégia de marketing mais barata do que a publicidade tradicional, além de ser uma maneira diferente de captar clientes.

Para realizar a estratégia, há diversas metodologia de inbound marketing que podem ser aplicadas para diversos segmentos. Contudo, duas ações são determinantes para o inbound marketing, sendo a atração e conversão dos leads de forma mais orgânica.

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Atração de leads

A aproximação de pessoas para os canais de venda da empresa é uma maneira de começar a entender o perfil do público-alvo e traçar planos a respeito do conteúdo que será desenvolvido para chamar a atenção.

Com conteúdos relevantes, os visitantes podem se tornar leads (potenciais clientes), confiando na marca e otimizando o processo de compra. Para atrair os usuários, é possível utilizar:

  • Produção de marketing de conteúdo

Um dos principais pilares do inbound marketing, a produção de conteúdo é uma estratégia muito útil em todas as fases, já que pode ser direcionado para início, meio e fundo de funil – conforme o relacionamento com o cliente.

Apesar disso, o seu protagonismo ocorre na primeira etapa, no qual a veiculação conteúdos de valor para o público-alvo são disponibilizados em blogs e outros canais, facilitando a localização pelos usuários conforme suas diferentes dúvidas.

Assim, ter materiais interessantes aumenta a taxa de visitante do site e, consequentemente, a oportunidade de vendas.

A lógica é que se a sua empresa ou site oferecer o que o cliente precisa para sanar dúvidas, maiores serão as chances de fidelizar o lead e obter lucros.

  • Implementação de Blogs

Um blog com design responsivo e de fácil navegabilidade é crucial para atrair o público. 

Assim, ter um canal simples, com bom acesso e diversos conteúdos disponíveis é algo essencial para a fase de atração.

SEO, redes sociais, links patrocinados e campanhas são outras estratégias que podem e devem ser usadas para chamar a atenção das pessoas, gerando a curiosidade de visitar o e-commerce (loja virtual) do seu negócio.

Campanhas para conversão

Após colocar em prática todos os métodos para atrair os leads, é necessário convertê-los, ou seja, transformá-los em clientes. Conseguir o contato é o primeiro passo para iniciar o relacionamento.

Este processo de obter o contato pode ser simples, desde que na etapa de atração, os conteúdos sejam interessantes a ponto da pessoa querer conhecer o trabalho, por exemplo, de uma empresa de seguro de vida em Curitiba.

Nesta etapa, as estratégias que podem ser usadas são:

  • Landing Pages

São páginas de destino para os leads, ou seja, uma página que o internauta atraído pode se deparar para fornecer informações e ter acesso a materiais mais específicos, por exemplo.

O principal objetivo desta estratégia é a conversão, transformando o visitante em cliente, essencial na segunda etapa do inbound marketing.

Um ponto interessante das landing pages são a possibilidade de acompanhar os resultados e a taxa de conversão, por exemplo. 

Após a coleta das informações, os dados podem ajudar na otimização e melhoria das ideias para conseguir mais clientes.

  • CTA’s

As chamadas de ação (CTA’s) se tratam de um “convite” para o internauta realizar determinado comportamento.

Essa chamada pode ser colocada para que o lead tenha vontade de conhecer a oferta presente na landing page. Ao clicar no link que tenha a CTA, o futuro cliente pode preencher um formulário com suas informações.

Esta é uma ferramenta essencial no marketing digital, ajudando na captação de leads e aumentando os ganhos do negócio.

Banners, formulários, pop-ups e ofertas complementam a lista de estratégias que podem ser adotadas para aumentar o público-alvo.

  • Relacionamento

Este processo consiste em manter o lead engajado, ou seja, sempre interessado pelo produto ou serviço. 

Dentro do inbound, os profissionais podem apostar no fluxo de nutrição, e-mail marketing e no uso de algumas ferramentas de automação de marketing para manter o seu cliente sempre próximo.

A aplicação do inbound marketing segue as etapas de atrair, converter, vender e encantar. Seguindo estes passos é possível ter excelentes resultados.

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Métricas para análises

Uma maneira de ver se as estratégias estão dando certo é com ajuda de métricas bem definidas. 

No inbound marketing, as informações são mais palpáveis, algo que facilita as análises das ações realizadas. As mais utilizadas são:

  • Custo por visitante;
  • ROI (Retorno sobre Investimento);
  • Taxa de abertura de e-mail;
  • Taxa de conversão;
  • CAC (Custo de Aquisição por Cliente);
  • CLP (Custo por Lead).

Estes são apenas alguns exemplos de métricas que podem ser utilizadas para as análises, possibilitando verificar se o planejamento e estratégias estão dando certo ou algum processo precisa ser otimizado.

Crescimento do e-commerce e suas vantagens

Com o acesso à internet, as formas de vender se transformaram. Muitos empresários e empreendedores iniciantes utilizam o e-commerce (loja virtual) para as vendas de produtos e serviços.

No universo online, é possível vender a partir de uma busca, por exemplo: “Raio x veterinário preço”, o termo ao ser pesquisado gera um lead ao site e possivelmente aumenta as possibilidades de compra.

Por isso, investir na elaboração de um site responsivo e simples de navegar, além de apostar na implementação de algumas estratégias de marketing são formas de ter sucesso.

As vantagens de desenvolver um e-commerce com ações de marketing digital são:

  • Baixo custo operacional;
  • Fácil acesso para os clientes;
  • Agregar facilidades e conforto na vida dos consumidores;
  • Funcionamento todos os dias, 24 horas;
  • Não há limite geográfico;
  • Permite apresentar o produto ou serviço detalhadamente;
  • Atendimento personalizado;
  • Otimização da experiência do cliente;
  • Torna o processo de estudo de mercado mais fácil.

Com muitos benefícios, investir tempo e capital para a elaboração de um e-commerce para cube 67 e outras mercadorias são formas dos empresários obterem lucros, credibilidade na área de atuação, além de conquistar a preferência e confiança do público.

Estratégias de inbound marketing e marketing digital para e-commerce

Todo empreendedor tem como objetivo principal o aumento das vendas.

Para isso acontecer adequadamente é necessário muita dedicação para as ações de marketing e um planejamento claro do empreendimento.

Isso porque essas ações aumentam a popularidade dos serviços de veterinário 24h, entre outros tipos de negócio, e assim as pessoas podem ter curiosidade em conhecer o site e o que o negócio tem a oferecer.

Mais ainda, é possível trazer ainda mais valor e personalidade à marca, possibilitando a presença no imaginário do cliente e a identificação do público-alvo.

Por isso, de modo a contribuir com a elaboração de um e-commerce de sucesso por meio de campanhas de inbound marketing, elencamos 4 dicas para elaboração das estratégias. Confira.

  • Dedique a criar um site de confiança

Por mais que as vendas na internet cresçam, sempre há um grupo de pessoas que ficam desconfiadas em relação à segurança na hora das compras.

Isto posto, estar atento a todos os detalhes do seu site é muito importante para transmitir segurança no momento em que o cliente está em busca de um produto ou serviço, por exemplo, de despachante Florianópolis.

Um layout convidativo, informações sobre a compra e protocolos seguros sobre transações financeiras são recursos que causam uma boa impressão, além da disponibilização de um certificado de segurança na própria plataforma de compra.

  • Aposte no uso das mídias sociais

As mídias sociais são ferramentas que não podem ser deixadas de lado no marketing digital. 

Ter um bom calendário de postagem ajuda a aumentar o número de visitantes no site, as interações e permite bons resultados.

Por exemplo, se o seu e-commerce é de itens de sala de jantar, mostrar alguns produtos e divulgar promoções nas redes sociais pode despertar a vontade do público em comprar sala de jantar completa.

Ações como estas ajudam a evidenciar o site e assim as pessoas podem conhecer os seus produtos.

  • Valorize o seu produto ou serviço

As vendas online são muito diferentes do offline, ou seja, não permitem a experiência de tocar no produto ou visitar o local para entender melhor o serviço. 

Para conseguir bons resultados, ter uma equipe de atendimento ao cliente bem treinada é essencial para tirar as dúvidas, assim como uma administração de predios comerciais, bem como disponibilizar feedback de outros clientes pode ser crucial para gerar valor ao negócio.

Além disso, tirar boas fotos do espaço ou do produto é essencial para que o cliente possa realizar uma boa avaliação antes da compra, percebendo os diferenciais.

Já os canais de comunicação precisam ser ágeis e eficientes, podendo disponibilizar um chat ou e-mail para que a pessoa possa tirar todas as suas dúvidas antes da compra.

  • Use as técnicas de inbound marketing

O marketing de atração é algo muito positivo no e-commerce, ajudando a divulgar desde uma saquinho de algodão personalizado, até serviços de organização de eventos ou mesmo de um autônomo que atua com contabilidade.

Para gerar o interesse a ponto do cliente chegar até o seu site, aposte no marketing de conteúdo como uma ferramenta para ter conteúdos personalizados e que chamam a atenção do público, como blogs, ebooks, vídeos, webinars, entre outros.

Portanto, ter um e-commerce pode ser o caminho para novas oportunidades de negócios na área empresarial. Nesse cenário, ter um site bem desenvolvido e com estratégias de marketing eficientes são formas de ter sucesso, excelente lucratividade e um público fiel.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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