Nosso Blog

Inbound Sales: conheça os 5 benefícios

inbound sales

O Inbound Sales é um processo extremamente eficiente no objetivo de educar aquelas pessoas que configuram potenciais clientes, em vista de que elas se tornem, de fato, compradores concretos no futuro. Desse modo, o investimento passa a ser fundamental.

O objetivo de todas as empresas sempre é o de vender o máximo com o mínimo de esforço. Apesar dos gastos financeiros serem uma preocupação, até mesmo com acessórios para cachorro shitzu, o gasto de suor e de tempo também é uma grande preocupação.

É exatamente por esse motivo que tal tipo de abordagem de marketing e de vendas é tão importante para o bom andamento dos negócios, sobretudo do ponto de vista estratégico, para que seja possível enxugar as despesas, os esforços e o gasto de tempo.

Assim, será de enorme utilidade abordar o tema em questão neste artigo, de modo a possibilitar uma compreensão mais profunda e um uso mais assertivo do inbound sales, ainda que seja para uma empresa que trabalhe com entrega de encomendas motoboy.

Definindo o seu conceito e o seu modo de aplicação, será possível explicar melhor como ele funciona, e como a estratégia pode ser útil para a companhia, possibilitando que ela possa vender muito mais.

Por fim, para finalizar o conteúdo, ainda será possível citar cinco benefícios da técnica de inbound sales para os mais variados negócios.

Afinal, em que consiste o Inbound Sales?

O Inbound Sales consiste no processo que visa educar possíveis clientes para que eles ganhem confiança na organização e fechem a venda no momento em que eles estiverem verdadeiramente preparados para tal.

Para que essa estratégia dê certo, é imprescindível colocar o cliente no foco de todas as ações, que se trata de um processo também chamado de customer centric.

É necessário entender em qual momento da jornada o consumidor se encontra, assim como quais são as suas dores e as necessidades para, desse modo, oferecer soluções personalizadas para ele.

Nessa tática de vendas, a negociação não pode ser um processo forçado, mas deve acontecer naturalmente quando o cliente se sentir confiante para isso, ainda que seja para realizar a compra de um cabo de força tripolar Dell.

Por essa razão, a base que fundamenta o Inbound Sales é a educação. Os consumidores devem ser alimentados, pouco a pouco, com informações importantes que permitam que eles tomem a decisão de comprar no momento mais adequado para si mesmos.

É fato que o comportamento do consumidor mudou e, atualmente, é ele quem deve ditar as regras e o tempo de uma negociação.

Desse modo, uma tática de inbound sales bem feita entrega para o cliente uma experiência ampla durante a sua jornada, não sendo somente uma venda como qualquer outra, mesmo se tratando da aquisição de um freezer para sorvete gelopar em uma fábrica.

Assim, esse processo, por padrão, acontece internamente sem que haja a necessidade de deslocamento dos profissionais de vendas até o lead no momento da abordagem.

Com isso, eles fazem uma economia de tempo e podem ser ainda mais produtivos, evitando, dessa forma, o desgaste da locomoção e desfrutando dos benefícios de uma abordagem feita por canais tecnológicos.

Qual a melhor maneira de aplicar o Inbound Sales?

A criação de um processo de vendas deve dar prioridade aos prospectos que já começaram a jornada do comprador.

Para tanto, é preciso conquistar a confiança desses leads participando de diálogos online nos blogs e nas mídias sociais.

Depois disso, deve-se puxar o argumento de venda por meio de mensagens personalizadas, abordando o setor, a função e as preferências comunicativas do comprador.

Também é fundamental iniciar o contato através de um conselho ou insight surpreendente. No momento em que o prospect expressar interesse, é chegada a hora de passar para o modo de exploração.

Além do mais, é preciso compreender o cronograma do comprador e ajustar o seu processo de vendas a ele. E essas coisas são válidas tanto para negócios digitais como físicos, de modo que é uma escolha tão importante quanto iniciar uma reforma de lanchonetes.

É essencial fazer um grande esforço para apresentar o conteúdo educativo certo ao prospect no lugar e no momento mais oportunos.

Pois é justamente esse que é um processo de vendas que pode ajudar na geração de leads e na aquisição de novos compradores para o negócio.

Desse modo, o Inbound Sales consiste em uma metodologia baseada em Leads gerados por meio do chamado Inbound Marketing, que é um processo que antecede a venda propriamente dita.

Também chamado de marketing de atração, esse método se baseia na nutrição dos leads com conteúdos relevantes antes de conduzi-los para a equipe comercial.

O time de vendas recebe os dados detalhados do perfil e do interesse dos potenciais compradores, sejam conteúdos que consumiu, páginas que acessou, ou mesmo empresa em que trabalha, cargo que ocupa e tamanho da companhia.

Desse modo, é possível se preparar melhor para uma abordagem eficiente, ainda que se trate de uma loja que vende mesa metálica dobrável.

Além das informações que são transmitidas pela equipe de marketing, o vendedor pode buscar nas redes sociais do lead, no site, no blog e nas páginas da empresa, por exemplo, outros dados importantes.

Quando finalmente for a hora de conversar com aquele contato, o vendedor estará sabendo muito mais sobre quem ele é, do que ele precisa e, dessa forma, poderá guiar a conversa a partir da realidade concreta do possível cliente.

Como o método pode ajudar a vender mais?

É válido concordar que toda operação comercial requer o deslocamento de alguns recursos. Isso envolve desde gastos menores, tais como os relacionados a ligações telefônicas, até mesmo os mais expressivos, como as viagens dos vendedores para se reunir com o cliente.

Se o insucesso do time de vendas nessas transações se tornar corriqueiro, isso significa dizer que o dinheiro investido está sendo desperdiçado.

Afinal de contas, se alguém investe determinada quantia em uma operação e, ao final de tudo, não conclui nenhuma venda, o saldo final da transação será negativo, não sobrando dinheiro para fazer um plano de manutenção preventiva em ar condicionado split.

Com o investimento no Inbound Sales, os vendedores vão se deparar com transações bem mais simples de serem fechadas.

Casos em que o cliente não possui nenhum interesse na solução são eliminados, o que, por sua vez, aumenta a taxa de conversão.

Com um volume maior de negócios finalizados para cada abordagem, o retorno sobre investimento tem um aumento significativo.

Uma das maravilhas propiciadas pela transformação digital é a possibilidade de alcance de qualquer lugar do planeta sem a necessidade de haver uma locomoção.

Por meio da web e com o emprego de técnicas de ranqueamento e posicionamento dos sites das empresas no Google Chrome, é possível garantir que os clientes ideais irão encontrar o conteúdo criado pela companhia para atraí-la ao alcance do negócio.

Desse modo, sem a necessidade de pagar viagens, é viável conseguir aumentar o alcance dos braços da corporação.

Isso significa não apenas o aumento do volume das vendas, mas também a possibilidade de desbravar novos mercados, sobretudo em um mundo onde a internet serve até mesmo para as pessoas buscarem por reumatologista perto de mim a hora em que quiserem.

Lidando somente com leads qualificados, os vendedores vão encontrar muito mais sucesso do que encontrariam por meio da abordagem clássica.

Isso aumenta a motivação e possui um impacto direto no ambiente interno da organização. Dessa forma, a produtividade das equipes tende a se ampliar consideravelmente.

Benefícios do Inbound Sales

Por fim, e para que seja possível concluir este artigo da melhor forma, é importante finalizar com algumas vantagens práticas extremamente importantes que o Inbound Sales pode proporcionar.

Desse modo, são cinco os benefícios concretos propiciados pela abordagem que podem ser citados aqui. A saber:

  1. Atenção ao comportamento do público;
  2. Potencialização do funil de vendas;
  3. Maior praticidade nas etapas de vendas;
  4. Diminuição do CAC;
  5. Aumento da previsibilidade de crescimento e escala.

Por meio do Inbound Sales, é possível elevar o nível de um negócio a um grau de excelência que ela não poderia alcançar antes, sem a ajuda de um método concreto de otimização da comunicação e dos processos de vendas.

Considerações finais

Como foi possível ver neste artigo, o tema do Inbound Sales pôde ser explicado com uma profundidade maior, de modo a ampliar o entendimento a respeito da sua importância e do seu modo de funcionamento, bem como do objetivo que ele tem a cumprir nas empresas.

Dessa forma, pode-se dizer que essa abordagem é indispensável para as organizações que desejam trabalhar de forma séria no mercado de hoje.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *