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Você sabe o que é cadeia de valor?

cadeia de valor

Toda empresa possui uma série de processos internos, que são fundamentais para o seu funcionamento. A junção de todos eles é o que gera o encantamento no cliente e, por isso, ela deve ter em mente que uma cadeia de valor é essencial para a sua organização. 

A cadeia de valor é um método fundamental para que qualquer companhia consiga colocar em prática os seus processos de modo produtivo e organizado, podendo, assim, ter uma atuação mais focada no cliente.

De fato, não importa qual seja o segmento da companhia, ela precisa analisar e dividir suas áreas, como a da logística, a da infraestrutura e a das operações, podendo assim ter uma noção maior do verdadeiro valor do que ela oferece ao público.

Diante disso, tanto uma empresa de manutenção de poço artesiano quanto qualquer outra do mercado pode obter um resultado importante, que é o de descobrir as vantagens competitivas que ela apresenta com relação às suas concorrentes.

Isso é fundamental nos tempos atuais, já que o conhecimento desse porte é capaz de fazer com que a empresa potencialize os seus ganhos e, ao mesmo tempo, consiga atrair novos clientes.

Afinal, é com o auxílio da cadeia de valor que uma empresa consegue avaliar de maneira mais aprofundada as funções primárias e secundárias que ela exerce com relação aos seus negócios.

Por isso, a cadeia de valor se trata de um processo corporativo de suma importância, justamente por ajudar a compreensão de quais são as ligações dos mais diversos processos empresariais.

Neste artigo, será possível compreender mais sobre o assunto, uma vez que ele trata de responder questões como o que é a cadeia de valor, como ela funciona e quais são as etapas dela.

O que é cadeia de valor?

Uma empresa que comercializa compressor parafuso usado ou qualquer outro produto no mercado pode decidir utilizar a metodologia da cadeia de valor para coordenar os seus processos e para mapear as suas vantagens competitivas.

Isso ocorre porque a cadeia de valor se trata de um recurso capaz de revelar as atividades realizadas por uma companhia, que geram valor para os clientes e que possam estabelecer quais são os elos entre a companhia e o público.

Quando essa ligação se fortalece, a empresa consegue desenvolver ainda mais as suas vantagens competitivas, o que contribui de modo expressivo para o crescimento da companhia como um todo.

A cadeia de valor foi desenvolvida em 1985, por um dos principais professores da Harvard Business School, o Michael Porter. Dentro do conceito criado por ele, cada companhia possui uma proposta de valor, criando vantagens para os seus produtos ou serviços.

O cliente de uma loja de persianas de alumínio para cozinha, por exemplo, é capaz de perceber esses aspectos ao perceber que ali há criações inovadoras, atendimento eficiente e a idealização e construção de produtos ou serviços que atendam ao público.

Ou seja, a cadeia de valor é um conjunto de elos que correspondem à necessidade de estabelecer ou viabilizar a percepção que os clientes possuem com relação às soluções criadas por ela.

Como funciona a cadeia de valor? 

Para entender o funcionamento de uma cadeia de valor, é crucial esclarecer como ela funciona, identificando assim os elementos que a compõem. Uma empresa especializada em terminais elétricos, por exemplo, pode atuar cada vez melhor ao entender esse ponto.

Michael Porter dividiu a cadeia de valor em duas partes teóricas, que são capazes de possibilitar um entendimento melhor do que é esse processo para as empresas. São elas as atividades primárias e as atividades de suporte.

Atividades primárias

As atividades primárias são as chamadas processo de core, ou seja, estão relacionadas diretamente com a entrega de valor ao público. Elas representam as ações que agregam benefícios diretos para os clientes, sendo as principais:

  • A logística de entrada;
  • As operações;
  • A logística de saída;
  • O marketing e as vendas;
  • Os serviços.

A logística de entrada é a contratação de serviços e a compra de insumos que se transformam em produtos, capazes de atender aos desejos e necessidades dos clientes.

Já as operações se referem aos procedimentos de criação desses produtos, o que envolve a produção, a montagem, a embalagem e qualquer outra etapa que seja necessária para deixar os itens prontos.

Depois, há a logística de saída, que se trata da entrega dos produtos, tanto no que diz respeito aos prazos quanto na própria entrega. O marketing e as vendas são as ações que atraem e fidelizam o público.

Por último, os serviços são as ações que são prestadas durante e após a venda, sendo elas voltadas para o uso adequado dos produtos comprados e um acompanhamento para que o cliente esteja sempre em contato com a companhia.

Atividades de apoio

Tão importantes quanto as atividades primárias são as atividades de apoio. Mesmo que as primárias tenham um impacto mais direto na experiência dos clientes, as de apoio são fundamentais para a companhia.

Internamente, elas possuem a função de sustentar os processos primários e, por isso, fazem toda a diferença para o funcionamento de uma empresa de coleta de efluentes sanitários ou para qualquer outra de segmento diferente. As atividades de apoio são:

  • Gestão de RH;
  • Infraestrutura;
  • Compras;
  • Desenvolvimento tecnológico.

A gestão de RH é responsável por recrutar e selecionar os colaboradores que farão parte da empresa. Além disso, também oferece treinamento para os funcionários e ajuda no desenvolvimento deles.

A infraestrutura diz respeito à gestão administrativa, financeira e até legal do negócio. Por isso, auxilia todas as áreas que têm relação com o cliente.

O setor de compras é aquele que fica responsável pela aquisição de matéria-prima para a produção interna da companhia. Além disso, também realiza as negociações com fornecedores e busca novos insumos conforme a necessidade da empresa.

Por fim, o desenvolvimento tecnológico dá o apoio ao processo primário, sempre por meio de intervenções que utilizem tecnologia. Exemplos disso são a centralização de dados e a automação das atividades da companhia.

Todos esses elementos constroem a cadeia de valor de uma empresa, sendo por isso um aspecto importante que pode garantir o sucesso de qualquer negócio no mercado.

As etapas de uma cadeia de valor e como fazer

Da mesma forma que é interessante saber quais são as etapas e como fazer uma prótese de cabelo feminino, ao falar sobre cadeia de valor, surgem dúvidas no mesmo sentido. Por isso, é importante conhecer as fases e entender como ela pode ser feita.

Identificar desdobramentos

Uma cadeia de valor que funciona depende da identificação das atividades importantes dentro da criação de produtos ou serviços, uma vez que eles devem ser capazes de conferir diferenciais à empresa.

Sendo assim, é possível categorizar as tarefas, sendo elas: atividades diretas, indiretas e garantia de qualidade. As atividades diretas são aquelas que agregam valor ao cliente sem depender de outras ações. Campanhas de marketing e um time de vendas são exemplos.

Depois, as atividades indiretas são aquelas que asseguram as anteriores, para que ocorram sem problemas. Exemplos disso são o treinamento de vendas e o planejamento do marketing.

Já a garantia de qualidade se trata de ações que acompanham para que cada ação ocorra no padrão estipulado, de maneira que possam garantir que o objetivo seja alcançado com sucesso.

Com esses pontos, é possível garantir que quem procura piso laminado comprar vai ter muito mais satisfação na compra e a empresa vai ser reconhecida pela qualidade dos seus produtos.

Analisar valor e custos

Nessa etapa, é fundamental reunir a equipe para encontrar a melhor maneira de gerar valor para os clientes e permitir que a empresa conquiste a preferência do seu público. Em uma reunião, várias ideias podem ser apresentadas, para permitir esse processo.

Após obter dados relevantes sobre a experiência da equipe dentro da companhia, pode-se analisar as sugestões e identificar quais delas fazem sentido para o negócio. Com isso, ganha-se subsídios para trabalhar a cadeia de valor da companhia.

Verificar conexões e gerar valor

Depois da análise de ideias e de custos, é indicado identificar as conexões entre as tarefas que serão aplicadas. Com isso, é possível mensurar quais estão interligadas e como elas podem mudar os resultados da companhia.

Essa costuma ser uma etapa de mais longo prazo, uma vez que é necessário ter atenção para identificar as conexões. Colaboradores capacitados também podem ajudar no processo.

Após a conclusão dessas etapas, é imprescindível verificar o que pode ser otimizado. Então, o valor gerado é cada vez mais aprimorado, trazendo o resultado desejado.

Considerações finais

Gerar uma cadeia de valor para uma empresa que vende lanterna grande led, por exemplo, é fundamental para que ela tenha sucesso no mercado e conquiste os seus objetivos.

Por isso, depois de entender como funciona e quais são as etapas de uma cadeia de valor, é possível colocar o processo em prática e garantir que a percepção de valor desejada seja alcançada interna e externamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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