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Campanha de marketing desafiador: 8 dicas de como captar o público

O sucesso das empresas está relacionado a bons investimentos em campanhas de marketing e estratégias de captação de clientes. O marketing desafiador envolve várias técnicas que permitem os empreendedores a desenvolver campanhas de sucesso.

Com um mercado muito competitivo e várias informações a todo momento, as empresas precisam tomar decisões rapidamente para conseguir vender para um lead (potencial cliente), disputado por muitos negócios.

Um desafio como este gera as seguintes dúvidas: 

  1. Como se diferenciar neste cenário? 
  2. Como chamar a atenção do público e aumentar as vendas?

Isso porque saber captar clientes é uma das tarefas mais desafiadoras na rotina dos profissionais de vendas. 

Com o acesso à informação, os consumidores se tornam cada vez mais exigentes e realizam várias pesquisas antes de fazer uma compra.

Deste modo, um ponto importante é que os profissionais que atuam no segmento de vendas precisam executar várias funções que vão além das vendas em si, por exemplo:

  • Desenvolver estudos sobre o mercado;
  • Elaborar materiais para apresentações;
  • Adquirir e aplicar conhecimento sobre produtos e serviços da empresa;
  • Preparar reuniões de vendas e acompanhamento;
  • Elaborar orçamentos e relatórios;
  • Realizar atendimento junto a carteira de clientes visando vender mais;
  • Acompanhar a carteira para qualificar o relacionamento;
  • Fazer vendas consultivas;
  • Propor soluções personalizadas ao cliente.

Estes são apenas alguns exemplos de tarefas que a equipe de vendas pode realizar além da própria venda em si.

Relação entre vendas e marketing

O processo de captação de clientes é uma das competências centrais no marketing digital que deve ser desenvolvida e aprimorada pelas equipes de venda de uma consultoria tributária e negócios de diferentes áreas.

Há outras competências importantes, mas o crescimento da base de clientes de uma empresa é muito positivo, pois significa a possibilidade de fazer novos negócios, este que é um dos objetivos de diversas empresas.

Sendo assim, conhecer o conceito de marketing digital e quais as principais dicas sobre como fazer boas campanhas de marketing é o modo de conseguir se destacar no mercado e consequentemente no nicho de atuação.

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de atividades que uma pessoa ou empresa pode executar online visando atrair novos negócios, ter um bom relacionamento com os clientes, além de desenvolver uma identidade de marca.

As principais estratégias utilizadas são: SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, inbound marketing, entre outras que podem ser utilizadas para aumentar as vendas de telefones Voip preços e diversos produtos e serviços.

Conceitos-chave do marketing digital

Conhecer alguns conceitos importantes do marketing digital pode ajudar os empreendedores e sua equipe de marketing e vendas a organizar e desenvolver as melhores estratégias e campanhas para o sucesso da empresa.

Os conceitos-chave são:

CTA

As CTAs (Call To Actions), em português, chamadas de ação, são os botões que podem ser usados para direcionar as ações que os usuários devem executar, como visitar uma página, por exemplo. 

Deste modo, eles continuam no fluxo do funil de vendas até chegarem no momento em que se sentem preparados para a compra.

Persona

Diferente das estratégias no marketing tradicional, no digital se trabalha o conceito de persona, que consiste em perfis fictícios, baseados nos clientes reais. Este perfil pode representar o comprador ideal.

Desta maneira, as empresas podem criar ações mais segmentadas e direcionadas para o público certo, poupando tempo e principalmente dinheiro.

Lead

Os leads são os potenciais clientes e representam oportunidades de negócios. Os contatos e informações coletadas dessas pessoas vieram a partir de estratégia de inbound marketing.

Essas informações deixadas são importantes e permitem que as empresas possam identificar seus potenciais compradores.

Ao identificar os compradores e nutri-los com conteúdos e informações relevantes até que eles se sintam prontos para o momento de compra de insulfilm janela residencial, por exemplo.

Funil de vendas

O funil de vendas, conhecido popularmente como jornada do consumidor, consiste em etapas que as pessoas passam pelo processo de compra, desde o entendimento sobre o problema, consideração da compra até o processo de decisão.

SEO

O SEO ou otimização de páginas dos mecanismos de buscas são ações que ajudam a melhorar a capacidade de ranqueamento dos seus conteúdos e páginas, ajudando a cumprir as regras das plataformas de pesquisa.

Landing Page

As landing pages são as páginas de captura dos leads que são focadas em processos de conversão.

O foco dessas páginas é oferecer conteúdos e materiais em troca de informações de contato dos visitantes e assim eles se tornam leads.

Além destes, existem outros conceitos-chave que são muito importantes para criar as estratégias de marketing digital.

Vantagens do marketing digital

Vale a pena investir em marketing digital? Essa é uma dúvida de muitos empreendedores do segmento de conserto de nobreak e outras áreas. 

As principais vantagens do marketing digital nos negócios são:

  • Mais interatividade;
  • Possibilidade de análises e mensuração;
  • Agrega excelentes oportunidades de negócios;
  • Promove informações detalhadas sobre os cliente;
  • Proporciona direcionamento personalizado;
  • Amplia o alcance e o impacto.

Estas são algumas das vantagens que os investimentos em marketing digital proporcionam para uma empresa de suporte em TI, por exemplo.

Dicas para captação de clientes para implementar nos negócios

O sucesso das estratégias e campanhas dependem muito de um bom processo de captação de clientes.

Isto posto, pesquisar informações e dicas de como captar clientes é o caminho para ter excelentes resultados. Algumas dicas úteis são:

  1. Defina bem o perfil de clientes

Independente dos seus clientes serem pessoas físicas ou jurídicas, é possível definir um perfil de cliente e a partir disso, pesquisar clientes semelhantes que necessitam das mesmas soluções que a sua empresa de instalação de energia solar oferece.

A partir deste perfil, os profissionais podem começar o processo de prospecção dos clientes.

  1. Obtenha indicações da base de contatos

Um bom relacionamento com os clientes é algo fundamental para o sucesso de qualquer negócio. 

Há clientes que permitem ter um relacionamento mais próximo e são essas pessoas que podem indicar algumas soluções para outras companhias, além de apresentar novos executivos ou compradores.

Um fator importante é que eles não irão apresentar os seus concorrentes, mas empresas de outros segmentos que podem, por exemplo, utilizar as mesmas soluções que a sua empresa oferece e esses clientes podem fazer recomendações sobre o negócio.

  1. Seja proativo

Muitos empreendedores têm noção de que fazer um bom planejamento e ter um serviço de excelente qualidade. 

No entanto, não adianta tudo isso se o empreendedor não sabe vender as soluções para o mercado.

É importante ser proativo e colocar a cara no mercado para conseguir ter excelentes resultados. 

Caso você não tenha esse perfil, é importante buscar ajuda de profissionais para obter ganhos interessantes.

  1. Busque clientes antigos de outras empresas

Os profissionais que atuam em vendas passam por vários empregos diferentes, em alguns casos, os mais disputados do mercado.

Verificar se alguns dos clientes antigos não se encaixa nos produtos ou serviços que as empresas de energia solar em Fortaleza que você oferece atualmente na companhia na qual atua.

  1. Crie uma rede de relacionamento com os vendedores

Ter muitos colegas no ambiente de trabalho é algo muito comum. Entrar em contato com alguns para trocar experiências é algo interessante e pode ajudar nos processos de captação dos clientes e nas vendas.

Quais soluções os seus clientes podem precisar e que os colegas vendem ou vice-versa? Esse é um processo muito interessante para conseguir captar clientes mais qualificados.

  1. Aposte no poder da internet

A internet permite obter informações das empresas concorrentes, de agências reguladoras, entre outras. Os dados possibilitam saber quais marcas utilizam os produtos e serviços que você vende.

Quando os concorrentes elaboram listas dos clientes que atende ou já atendeu e exibe essa lista com orgulho. Essa exibição é como se ele estivesse “entregando o ouro” para todos, ou seja, um jeito simples e prático de captar clientes.

  1. Faça pesquisas nas mídias sociais

Utilizar as redes sociais para descobrir como captar clientes é algo muito interessante. 

O Facebook, por exemplo, pode não ser a melhor rede social para isso, mas há diversos blogs onde as pessoas discutem diferentes assuntos.

Estes espaços podem ser muito úteis para descobrir executivos de empresas que estejam procurando as soluções que a sua empresa oferece.

O Linkedin é um excelente rede social para esse tipo de atividade com diversos grupos de discussão são ótimos para obter dicas sobre captação de clientes.

  1. Invista em marketing de conteúdo e inbound marketing

Ao invés de participar de blogs e grupos de discussões, a sua empresa pode ter o próprio blog com várias informações interessantes para os potenciais clientes.

Um blog com ferramentas e sistemas, mostrando quais clientes têm interesse pelos produtos, serviços e preço instalar energia solar, por exemplo, quem está apenas se informando e os que precisam de mais soluções.

Essa estratégia é chamada de inbound marketing e se baseia na produção de conteúdos relevantes e SEO.

Para captar clientes na internet é necessário:

  • Utilizar datas comemorativas e sazonais para criar ações de captação;
  • Ter uma rede de contatos e, sempre que necessário, buscar a ajuda deles;
  • Criar conteúdo para mídias sociais e blogs;
  • Demonstrar aos clientes que você é referência no assunto;
  • Usar SEO;
  • Desenvolver conteúdos em parcerias com empresas com o mesmo perfil de clientes;
  • Ficar sempre ativo nas páginas e redes sociais da empresa;
  • Utilizar anúncios pagos.

Portanto, os investimentos em campanhas de marketing personalizadas e processos de captação de clientes são maneiras das empresas conquistarem resultados positivos em curto, médio e longo prazo, além de muito sucesso e oportunidades no mercado.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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