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Dicas de como melhorar as métricas de SEO do seu blog

O marketing digital está estabelecido entre as empresas que reconhecem a importância de divulgação em massa, e por isso devem saber mais sobre métricas de SEO voltadas para um blog e como isso pode ser muito benéfico para alcançar um público constante e de qualidade no meio online.

As métricas são medidas que podem ser utilizadas para quantificar o sucesso ou o desempenho de um processo no mundo dos negócios. 

Em uma campanha de um escritório que se coloca em prática o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, é possível estabelecer métricas para definir metas e quantificar os resultados. 

É possível escolher métricas para atuar como KPIs (Key Performance Indicator), que trata de indicadores-chave de desempenho, e assim avaliar o sucesso de uma campanha de marketing digital de um despachante Curitiba em relação às métricas especialmente escolhidas.

Quais são as métricas de SEO?

As métricas de SEO são medidas que podem ser rastreadas para quantificar o desempenho e o sucesso de uma campanha de otimização de mecanismos de busca, tais como o Bing e o Google. 

Para proporcionar uma campanha de sucesso, é preciso destacar as melhores e mais populares métricas de SEO que os profissionais de marketing digital utilizam para monitorar e quantificar o impacto conforme os esforços de otimização.

Isso permite estabelecer decisões estratégias de marketing para um escritorio virtual, decisões essas que podem ser agrupadas nas seguintes métricas/ações:

  • Adequação de Core Web Vitals;
  • Desempenho de pesquisa;
  • Engajamento;
  • Tráfego de site.

Dentro de cada categoria serão destacadas as principais métricas, com explicações de como elas funcionam e se relacionam com os principais objetivos de negócios, e como uma empresa pode começar o rastreamento. 

A diferença entre SEO e SEM

Antes, porém, é preciso estabelecer a diferença que o SEO apresenta diante da estratégia SEM (Search Engine Marketing), ou marketing no motor de busca. 

Enquanto a prática de SEO é uma estratégia que se utiliza de palavras-chave de forma gratuita, o SEM demanda o investimento em anúncios pagos. 

No planejamento voltado para o SEO, a principal tarefa está em se concentrar e levar o tráfego orgânico, por exemplo, para o site de um estabelecimento comercial que vende bolos confeitados e outros tipos de alimentos, entre doces e salgados.

Em comparação com o SEM, a ideia principal é voltada para a captura de tráfego pago e orgânico para o site de forma conjunta. 

Para esclarecer de uma forma efetiva, vale dizer que SEO e SEM oferecem benefícios para o marketing digital de uma empresa, e ambas as estratégias não devem ser ignoradas.

No entanto, se puder escolher apenas uma, a melhor alternativa se mostra na prática de SEO, pois é uma estratégia confiável e eficaz para obter tráfego orgânico, leads e receita para o site. 

Além disso, a prática de SEO é mais econômica tanto para quem trabalha com a divulgação de vending machines, entre outros modelos de negócio, do que quando se trata de SEM que, quase sempre, se vale de publicidade paga e também considera as otimizações.

Otimização de site para Core Web Vitals

Para alcançar um bom posicionamento via SEO, vários elementos se mostram importantes e necessários, tais como:

  • Atualizações e manutenções frequentes;
  • Informações precisas;
  • Palavras-chave ideais;
  • Web design original e atraente.

Dessa forma, é possível perceber sobre os esforços estratégicos aplicados na divulgação de uma loja que oferece revestimento 3d para sala e se estes estão realmente gerando bons resultados no tráfego de uma loja virtual. 

A primeira métrica trata do Corel Web Vitals para quantificar o desempenho de qualquer atividade e, assim, avaliar a experiência do usuário, a atração pelo design, a eficácia do estudo do cliente ideal e a capacidade do produto ou serviço em atender às necessidades do mercado consumidor. 

Por isso vale destacar sobre 3 pontos que envolvem o Core Web Vital, sendo CLS (Cumulative Layout Shift), LCP (Largest Contentful Paint) e FID (First Input Delay).

  1. CLS – Deslocamento de Layout Cumulativo

Esse é um índice de análise do uso do design responsivo, o que significa que a web se ajusta corretamente aos dispositivos eletrônicos por meio dos quais um portal pode ser acessado, como celulares smartphones, computadores e tablets, entre os mais comuns. 

Para isso, é essencial que a estrutura de carga do display de uma clínica que presta serviço de vasectomia preço como elemento essencial varie o mínimo possível. 

A pontuação máxima considerada em CLS de 0,1 é boa e atende aos algoritmos das plataformas de busca.

  1. LCP – Maior Pintura de Conteúdo

Nesse caso, o índice reflete o tempo total de carregamento de um site, desde o início do processo até que todas as animações e textos estejam disponíveis para o usuário. 

A meta para uma página ser considerada rápida é de 2,5 segundos e, segundo os algoritmos, após 4 segundos, pode ser considerado lento ou ruim para os usuários. 

  1. FID – Retardo da Primeira Entrada

Esse índice busca mensurar o tempo necessário para que as pessoas possam interagir com o site. Pode ser ao clicar em botões, rolando a página para baixo, pesquisando no menu e assim por diante. 

O valor ideal considerado pelos algoritmos é de 100 ms (milisegundos), enquanto 300 ms é tratado como uma pontuação negativa para o site.

Esses índices complementam o SEO por meio de indicadores e na análise de variáveis mensuráveis como o tempo. 

Isso quer dizer que, segundo os profissionais que trabalham com marketing digital para representantes comerciais de estabelecimentos de vasectomia preço para estabelecimentos comerciais, é preciso garantir que as pessoas estejam aproveitando e se conectando com o conteúdo. 

Então, se eles descartarem a visita, será por outros motivos que os responsáveis terão que trabalhar.

Métricas de desempenho de pesquisa

Essas métricas são avaliadas a partir de classificações de palavras-chave, impressões e cliques orgânicos e taxa de CTR (Click Through Rate).

As palavras-chave medem a classificação de um site nos resultados de pesquisa conforme o problema apresentado pelo usuário em uma plataforma de busca. 

Quanto mais alta a classificação nos resultados para um número maior de palavras-chave, mais tráfego orgânico e geração de leads, os potenciais clientes, para um negócio. 

As impressões orgânicas quantificam quantas vezes um site apareceu nos resultados de pesquisa durante um período de tempo específico. Ou seja, quanto maior o número, mais as pessoas tiveram oportunidade de clicar no link apresentado. 

A métrica de cliques orgânicos trata de quantas vezes um usuário clicou em um site nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa durante um período de tempo especificado. 

A CTR é uma métrica que captura a frequência com que uma impressão orgânica do resultado de pesquisa e que leva a um clique espontâneo. 

As páginas com classificação mais alta nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa ocupam as posições primárias e, portanto, que mais atendem aos algoritmos conforme a implementação de SEO.

Engajamento via SEO fora da página

O total de backlinks é uma métrica que quantifica o número total de links que existem em outros sites e plataformas digitais como as redes sociais, ou seja, além do site institucional. 

Sites com um perfil de backlink saudável e um número maior de resultados são mais propensos a se classificar bem nas páginas de mecanismos de pesquisa, resultando em aumento do tráfego orgânico.

SEO ajuda a aumentar tráfego de site

Aumentar o tráfego de um site está entre os principais objetivos de uma campanha que preza por métricas de SEO.

Isso porque é melhor para rastrear quantos visitantes um site está recebendo e para observar o crescimento ao longo do tempo. 

Os profissionais de marketing digital podem segmentar ainda mais os dados de tráfego, obtendo acesso a métricas de SEO que revelam novos insights sobre a origem dos visitantes. 

A segmentação do tráfego por origem ou mídia permite entender como os usuários encontram o site, seja por mecanismos de busca, redes sociais ou via backlinks presentes em outros portais. 

A localização também é uma forma de entender o tráfego, o que permite perceber informações adicionais, como a composição cultural e econômica do público-alvo.

O tráfego por página de destino permite a observação em links individuais que geram mais visitas. Assim é possível aumentar o impacto na receita conforme o conteúdo apresentado, e que tenha um bom desempenho em relação a outros materiais.

Quando os profissionais segmentam o tráfego por tipo de usuário é possível estabelecer uma porcentagem de novos visitantes em comparação com aqueles que visitaram no passado.

O tipo de dispositivo também é uma métrica que se junta à prática de SEO para entender como os visitantes estão utilizando equipamentos eletrônicos para interagir com um site, permitindo melhorar a experiência para esses canais e criar campanhas para os usuários. 

As alterações no desempenho de um site em diferentes dispositivos podem afetar os comportamentos em uma loja virtual e, consequentemente, a taxa de conversão de leads. 

Os dados de tráfego segmentados por dispositivos podem revelar oportunidades para otimizar áreas pontuais de um site para o tráfego móvel, principalmente voltados a criação de conteúdos, uso de palavras-chave e a mensuração como um todo.

Conclusão

Quando se trata de métricas de SEO, é importante destacar que os empreendedores devem tomar decisões baseadas em dados, pois somente os números de um blog podem fornecer os melhores resultados para um negócio empresarial a longo prazo. 

O melhor a se fazer é monitorar constantemente diferentes métricas de SEO referentes ao blog de uma joalheria que oferece o serviço de banho de prata, por exemplo, e não se concentrar em apenas uma ou duas delas. 

A combinação dentre tantas métricas disponíveis que envolvem a prática de SEO permite enxergar de forma abrangente o desempenho sobre o marketing digital, todo o conteúdo produzido e o desempenho da otimização do motor de busca. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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