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Saiba como fazer um planejamento estratégico de marketing

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Posicionar-se é, sobretudo, garantir uma relação salutar da empresa com o seu público dentro de um segmento de mercado. Para realizar este objetivo, o planejamento estratégico de marketing acaba sendo essencial.

Esse imperativo sempre circulou a perspectiva administrativa desde o início das relações comerciais e continua até hoje.

Isso se dá por conta da capacidade que tem esse conjunto de ferramentas de trazer a empresa aos holofotes do mercado.

Diariamente, as equipes de marketing se debruçam sobre uma série de perspectivas estratégicas que, muitas vezes, acaba tendo ótimos desdobramentos.

Contudo, engana-se quem pensa que essa é uma relação jogada ao acaso e que depende de fatores aleatórios para se realizar.

Obviamente, olhando de fora, pode parecer que há, de fato, elementos randômicos nessa relação, uma vez que parece impossível controlar algumas variáveis.

Se um depósito de materiais de construção virou o líder de vendas em conexão t para irrigação no ambiente digital, pode ser que, de forma aparente, isso se deu por uma aplicação casual.

Entretanto, não é assim que funciona. Na verdade, há uma série de ferramentas que acabam auxiliando na hora de implementar uma estratégia assim.

Com o passar dos anos, inclusive, esse conjunto de possibilidades tem aumentado vertiginosamente.

As dinâmicas impostas pelo ambiente digital, trouxe uma nova realidade para essa relação: o marketing digital.

Diferente do que pode parecer, ele não representa uma simples transposição de aspectos analógicos para esse meio, mas, sim, o surgimento de novas ferramentas.

Isso, em grande medida, acaba impactando diretamente o funcionamento administrativo das empresas.

No caso de uma fabricante de torre de resfriamento pequena, o que antes poderia representar uma série de contratos comerciais burocráticos, agora, pode ser resumido em relações de plataformas.

Ou seja, uma venda complexa tem sido cada vez mais simplificada por conta das facilidades que esses recursos proporcionam.

No entanto, não basta apenas utilizar essas ferramentas. Diante da vastidão que há dentro desse âmbito, torna-se fundamental compreender como efetuar boas escolhas.

Nesse caso, esse pode ser o elemento essencial na hora de começar qualquer planejamento de marketing.

Por isso, apontar alguns benefícios que o fato de ter escolhas criteriosas pode trazer para a empresa é fundamental.

  • Comunicação adequada;
  • Mídias assertivas;
  • Política de objetivos;
  • Dados precisos.

Logicamente, essa é uma característica um pouco mais genérica de uma postura responsável.

Mas é importante ter em mente alguns de seus benefícios para que se comece um planejamento de forma salutar.

O primeiro ponto tem a ver com a realização de uma comunicação cada vez mais adequada para o ambiente empresarial.

Isso se dá a partir de uma série de análises linguísticas referente ao público-alvo. Sendo assim, há a possibilidade de adaptar certas maneiras de se comunicar.

Uma loja especializada em fazer letreiro alto relevo pode identificar que seu público é um pouco mais velho e, talvez, não estejam tão inseridos na cultura dos memes.

A partir disso, já é possível definir alguns vetos de linguagem e, também, buscar novas maneiras de conversas com eles.

Um outro ponto que pode ser realizado a partir disso está relacionado, justamente, ao acerto das mídias utilizadas.

Cada meio de comunicação tem as suas características específicas que propiciam alguns modos de consumo.

Por essa razão, saber utilizá-las de forma precisa pode ajudar de uma forma muito aprofundada as marcas.

Um exemplo que pode ilustrar bem essa questão é a incidência de pesquisas por “clínica veterinária perto de mim” em mecanismos de buscas.

Isso, em grande medida, pode dar algumas pistas de como as empresas desse segmento podem atuar.

Nesse caso, utilizar um bom marketing de conteúdo alinhado à prática em SEO pode ajudar de forma bastante grande.

Além disso, realiza-se, também, uma política de objetivos, uma vez que, ao adotar as ferramentas corretas, acaba ficando mais fácil obter essa relação.

Por fim, garantir que haja uma postura de levantamento de dados para nortear novas estratégias é um dos elementos que podem separar um planejamento estratégico bem aplicado de um que não consegue decolar.

O que é marketing?

Antes de mais nada, alguns pontos precisam ser esclarecidos de forma bastante objetiva, uma vez que muito se fala, mas nem sempre fica claro o que é marketing.

Essa estratégia corresponde ao conjunto de ferramentas comunicacionais que existem dentro de um mercado para propiciar uma relação com o público.

Sua terminologia, traduzida para o português, pode representar uma quebra gramatical, uma vez que é um termo que não tem correspondência com o portugês.

Contudo, para esclarecê-lo, vale exemplificá-lo como a palavra mercado passando a ser utilizada como um verbo e conjugada no gerúndio.

Ou seja, essa estratégia é uma forma de estar “mercadizando” dentro de um segmento específico.

Uma empresa de limpeza sofá suede, por exemplo, pode utilizar essa perspectiva para efetuar uma diversidade de relações objetivas.

Nesse caso, há a possibilidade de posicionar esse serviço de forma mais relevante ou, em outra medida, fixar uma marca.

Seja qual for o objetivo, o marketing sempre estará presente para auxiliar nas relações comerciais.

A fim de facilitar ainda mais a sua compreensão, é possível denominá-lo ainda mais através de algumas de suas categorias mais importantes: os 4Ps.

Os 4Ps

Os elementos que constituem o marketing se relacionam, essencialmente, em 4 categorias fundamentais.

Produto

Essa categoria está relacionada a uma espécie de solução em objetivo ou serviço prestado pela empresa.

É nesse ponto que reside toda razão de ser do marketing como um todo, afinal de contas, é ele que demanda essa estratégia.

No caso de uma loja de instrumentos musicais que está vendendo sua capa violão acolchoada, certamente, esse será o epicentro dessa relação.

Preço

Apesar de parecer um elemento inato do produto, o preço pode ir muito além e constituir uma estratégia de marketing bem elaborada.

Afinal, ele pode ser o chamariz ou o agente de repulsa de uma venda, uma vez que ele é o ponto de conexão da compra.

Por essa razão, saber pensar o preço acaba sendo um fator essencial que jamais pode sair do esquadro.

Praça

Já a praça se relaciona a um aspecto ainda mais específico em relação ao mercado como um todo.

Ela corresponde à localidade de distribuição do produto para a venda. Isso pode ser feito de forma digital ou analógica.

Por exemplo, uma loja de materiais de construção pode ser a praça perfeita para a venda de portão de correr duplo.

Promoção

Por fim, a promoção vai muito além de uma simples comunicação de vantagens para o cliente, ela, na verdade, é a própria zona de contato.

Ou seja, a publicidade e propaganda, por exemplo, faz uso dessa categoria para justificar sua existência.

Planejamento estratégico de marketing: o que é?

Diante de uma perspectiva mais assertiva do marketing, já é possível buscar algumas maneiras de implementá-lo.

A forma mais correta de aplicar esse tipo de elemento é a partir de um bom planejamento estratégico.

Isso significa, sobretudo, mapear todos os processos a fim de trazer algumas ferramentas adequadas para a obtenção de resultados.

Afinal de contas, nem toda empresa se comporta do mesmo jeito e, por isso mesmo, é preciso considerar as suas características de forma isolada.

Nesse caso, o planejamento estratégico de marketing é, simplesmente, uma maneira de condicionar todas as variáveis a um objetivo específico.

Por que aplicar um planejamento estratégico de marketing?

Há uma série de vantagens que esse tipo de orientação pode trazer e, por isso mesmo, é preciso tê-las em mente.

Visibilidade

Qualquer um que busca efetuar um planejamento de marketing, em última instância, está querendo ter visibilidade.

A partir de seus caráter comunicacional apurado, essa relação acaba ficando cada vez mais facilitada.

Relacionamento

Esse é um dos pontos mais importantes para qualquer empresa e o mercado digital deixou isso ainda mais facilitado.

Sendo assim, realiza-se, portanto, um contato mais aproximado de, por exemplo, uma empresa de limpeza industrial com seus contratantes.

Como planejar estrategicamente o marketing?

Ter em mente algumas metodologias para executar um planejamento bem-feito acaba sendo essencial. Por isso, cabe apontar alguns elementos centrais.

Conhecer o público

Sendo a razão de ser de qualquer comunicação de marketing, o público precisa exercer um papel preponderante nessa relação.

Para que isso ocorra, é importante conhecê-lo e, mais do que isso, definir uma persona para categorizá-lo.

Esse ponto, por sua vez, tem a capacidade de unificar todos os elementos quantitativos extraídos dos dados dos clientes para que, então, seja possível definir um interlocutor.

Conhecer o mercado

O mercado, nesse caso, diz respeito a todo ecossistema que a empresa está buscando se inserir. Isso vai desde o público até a concorrência.

Adotar algumas ferramentas para entendê-lo pode ajudar a consolidar essa perspectiva de forma aprofundada.

Uma das formas mais utilizadas para atingir esse tipo de objetivo é a análise de SWOT. Estratégia essa que tem como objetivo analisar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades dentro de um mercado.

Implementar ferramentas

É certo que há uma diversidade muito grande de ferramentas que constituem o mercado do marketing, sobretudo diante das dinâmicas digitais.

Por essa razão, torna-se fundamental compreendê-las a fim de saber quais são as que podem ajudar diante de alguns objetivos estabelecidos.

Mensurar

Por fim, não há nenhum tipo de estratégia que não tenha que ser mensurada a partir de algumas métricas.

Seja qual for o indicador, esses números servirão para nortear novos rumos das estratégias implementadas e, também, novas perspectivas.

Considerações finais

Planejar-se pode ser um dos imperativos mais importantes para qualquer empresa em seu mercado.

Por esse motivo, entender como efetuar uma boa estratégia de marketing a partir dessa perspectiva pode ajudar.

Compreendendo quais são suas vantagens e aplicações, uma marca pode alçar grandes voos em seus segmentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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