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Guia‌ ‌prático‌ ‌de‌ ‌inbound‌ ‌marketing‌ ‌para‌ ‌e-commerce‌

Na era atual em que a sociedade vive, com a digitalização do consumo cada vez mais abrangente, é imprescindível que as empresas apliquem estratégias de inbound marketing para e-commerce e finque a marca perante a alta concorrência e as demandas dos consumidores.

Além de um mercado competitivo, devido à presença de inúmeras empresas, as lojas de comércio eletrônico, como também podem ser denominados os e-commerces, podem ter dificuldade em alcançar os leads e convertê-los em clientes de fato. 

Esses clientes em potencial, os leads em questão, estão sobrecarregados com uma variedade de ofertas e materiais de inbound marketing, ou marketing de atração, e por isso procuram a marca que não apenas atenda às necessidades, mas que não seja tão agressiva nas propostas – com a qual se identifique.

É nesse ponto que o inbound marketing se apresenta de forma eficiente e definitiva. 

Afinal o que é o inbound marketing?

A princípio, o inbound marketing é uma metodologia de negócios que visa atrair o público por meio de um conteúdo personalizado e valioso que pode ser apresentado em um site institucional ou empresarial. 

Embora o outbound marketing, que utiliza mídias tradicionais da publicidade, possa atrapalhar a experiência online dos leads, mesmo que ainda seja bastante efetivo por conta da segmentação proposta na busca ativa,  o inbound marketing é o oposto, pois serve para fornecer exatamente o que os consumidores estão procurando, alcançando-os de forma mais “passiva”.

O planejamento adequado sobre as estratégias de inbound marketing é obrigatório para aumentar as vendas de portas corta fogo no setor da construção civil, por exemplo, e assim reforçar as receitas e garantir o lucro de um negócio. 

De fato, é preciso destacar que a maior vantagem é que o inbound marketing para e-commerce se concentra na experiência do cliente, e isso é fundamental quando se trata da internet, a interatividade proporcionada e as facilidades específicas. 

As estratégias relacionadas ao inbound marketing podem ser utilizadas como o primeiro passo para qualquer campanha publicitária para obter dados de leads. 

Para isso, foram estabelecidas 4 etapas distintas que definem como marketing de atração, pois consiste na seguinte combinação de ações:

  • Atrair leads;
  • Converter visitantes;
  • Vender produtos e serviços;
  • Reter e encantar os clientes.

Todas essas ações são essenciais caso um empreendedor queira aumentar as vendas por meio do e-commerce.

Além disso, é preciso combinar 3 elementos para criar uma campanha de inbound marketing perfeita: otimização de site, conteúdo de qualidade e alavancagem de redes sociais. 

Esses 3 elementos podem compor estratégias bem-sucedidas de inbound marketing para e-commerce que oferece filme stretch para o mercado B2B (Business To Business) e melhorar o reconhecimento da marca junto ao público-alvo.

4 etapas de inbound marketing para e-commerce

Atrair, converter, vender, reter (ou encantar) são as 4 etapas que formam uma estratégia de inbound marketing, como visto anteriormente. 

Para entender melhor como isso funciona nos meios digitais, vale apresentar cada uma dessas etapas para, de forma correta, buscar resultados positivos com a estratégia de inbound marketing para e-commerce. 

  1. Atraia potenciais clientes ideais

O primeiro passo é sempre atrair pessoas para um lugar em que possam encontrar tudo o que precisam para tomar uma decisão antes de uma compra. Para isso, o público precisa conhecer a empresa, ou a marca que os consumidores a associam. 

Há muitas maneiras de promover um e-commerce, como:

  • Aplicação de SEO;
  • Blogs para marketing de conteúdo;
  • Personas de compradores;
  • Redes sociais.

O primeiro ponto se refere à prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, que utiliza palavras-chave que podem ser utilizadas pelos clientes em potencial em plataformas de pesquisa, como Bing e Google. 

Isso significa que as palavras-chave são uma ferramenta que pode transformar simples usuários em clientes. 

Quando se aplica às palavras-chave no que se define como marketing de conteúdo, é possível criar um blog com postagens nas quais frases e sentenças podem ser incluídas e, quanto mais relevante, melhor se apresenta nos resultados e no tráfego orgânico do e-commerce.

Aliás, um blog pode ser a melhor forma de atrair visitantes para um site que trata de reformas residenciais para casas, sobrados e imóveis localizados em condomínios, prédios e edifícios. 

No entanto, é preciso publicar um conteúdo educativo e interessante, para que assim possa responder às dúvidas e necessidades dos visitantes. 

Além disso, os blogs são a melhor maneira de demonstrar o compromisso empresarial com um programa de marketing baseado em crescimento. 

Isso significa que o blog deve servir e enriquecer por meio dos conteúdos apresentados, e não apenas promover produtos e serviços. 

Soma-se a isso a possibilidade de fazer guest blogging, que é publicar em outros blogs semelhantes e, assim, ganhar mais influência e reputação. 

Tal processo leva à identificação da persona ideal do cliente e um contato de mais confiança, o que permite saber exatamente o que o consumidor precisa, e como a empresa pode ajudar a se conectar emocionalmente com os leads. 

As personas de compradores abordarão pontos problemáticos, desafios, objeções e informações demográficas, determinando de forma segura, de fato, como compreender quem é o público-alvo.

Com isso, é possível garantir um número abrangente de seguidores nas redes sociais, ou mesmo assinantes de newsletters que são enviadas, de forma personalizada, via e-mail marketing. 

Para extrapolar os limites do blog empresarial, vale publicar artigos sobre película antivandalismo 3m, caso trabalhe com esse tipo de produto, bem como textos, podcasts e vídeos nas redes sociais, ampliando as oportunidades de ser encontrado e de oferecer materiais dinâmicos.

Isso permite compartilhar um conteúdo sempre atraente, útil e, por que não, até mesmo charmoso para que se possa atrair outros leads.

  1. Converta visitantes do site em leads

Depois de atrair o maior número de pessoas possível para o site, é possível convertê-los em leads. Há apenas uma maneira de fazer isso com sucesso: conhecê-los melhor.

As dicas principais estão relacionadas à criação de iscas digitais, o uso de CTAs (Call To Action) e disponibilizar landing pages para fornecimento de dados. 

A isca digital trata de conteúdo que permite converter os visitantes em leads por meio da troca de informações de contato. Essas iscas digitais podem ser:

  • Avaliações de página;
  • E-books;
  • Formulários;
  • Guias digitais
  • Infográficos.

O uso de imagens gráficas com links sobre conserto de equipamentos hospitalares podem ser utilizados como CTAs, as chamadas para a ação, levando cada visitante a agir de uma maneira dentro do site. 

Na maioria das vezes, isso pode levar às landing pages, em que os leads podem inserir informações básicas e dados de contato. O mais importante, nesse ponto, é que as páginas de destino devem ser claras e diretas. 

  1. A conversão para venda de produtos e serviços

Depois de obter os leads, é chegada a hora de convertê-los em clientes, e fechar negócio. 

Essa ação é chamada de nutrição de leads e permite que a empresa se apresente como recurso valioso do e-commerce para os clientes.

Ao criar fluxos de trabalho de acompanhamento de uma jornada de compras através de um funil de vendas, a empresa pode manter os potenciais clientes equipados com informações certas no momento adequado. 

Muitas plataformas de mailing ajudam a criar e enviar e-mail marketing adaptados ao estágio de vendas de piso laminado colocado com rodapé preço em destaque, sendo empregadas mensagens personalizadas para cada um dos destinatários.

Por outro lado, a pontuação de leads sempre permite maximizar a equipe de vendas trabalhando com os chamados clientes em potencial ajustados. 

Ao usar plataformas de e-mail, pode-se conhecer comportamentos específicos e enviar conteúdo personalizado para os leads. 

  1. A retenção ou encantamento de clientes

Depois que os clientes compraram os produtos ou contrataram os serviços, é preciso manter o interesse deles e incutir fidelidade à marca e à empresa. 

Cada interação que os clientes têm com a marca alimenta a experiência geral e a impressão de que toda a empresa, de maneira geral, se preocupa com o usuário e fornece materiais de qualidade, sendo relevante no segmento. Isso agrega ainda mais confiança.

Quanto melhor for essa experiência, mais felizes os clientes ficarão com a marca, e quando os consumidores estão satisfeitos, é mais provável que compartilhem vídeos produzidos por produtoras de filmes a amigos e familiares, destacando o quão atenciosa é a empresa. 

Ao fornecer e acumular interações positivas com o cliente, é válido observar o nível de retenção e encantamento e, de forma conjunta, perceber o quanto a empresa se destaca perante os concorrentes.

Contudo, lembre-se de sempre direcionar as ações para páginas de conversão, seja na evolução da jornada do cliente ou para o e-commerce criado, de modo que esses usuários também efetivem as compras.

Conclusão

Vale destacar que pode levar certo tempo para que os clientes possam confiar em uma empresa ou uma marca antes de começar a comprar os produtos e contratar os serviços de maneira definitiva e segura. 

Entretanto, uma vez que os leads demonstram interesse em uma marca que fornece anéis de segmento para aplicação na linha de produção industrial, por exemplo, é preciso acompanhar o contato desse lead e capturar o máximo de detalhes possível, promovendo a conversão. 

Cada empreendimento requer uma abordagem diferente quando se trata de inbound marketing para e-commerce, e é por isso que a personalização da estratégia deve estar de acordo com a marca de forma específica. 

Ao desenvolver um planejamento de inbound marketing para e-commerce, é necessário definir metas diárias que ajudam a acompanhar o sucesso de uma campanha e, assim, permitir que a empresa se torne referência para o público-alvo e se adiante à concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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