Você sabe quais são os benefícios em utilizar o CRM no seu negócio? Antes de entender sobre os benefícios, é essencial compreender o que o CRM representa.
O CRM vem de uma nova proposta na área do marketing, que é focada no relacionamento com o cliente.
A sigla vem do termo em inglês “Customer Relationship Management” e se refere a um conjunto de técnicas, práticas e estratégias que podem ser aplicadas em um negócio com o objetivo de melhorar a experiência e relacionamento do cliente com a marca.
Nesse sentido, o cliente não é visto somente do ponto de vista das vendas, mas sobretudo, da necessidade de relacionamento e interação para que a marca tenha uma imagem positiva.
Os benefícios de investir nessa estratégia são vários, como é o caso de ter um bom controle do número de vendas.
Além disso, é possível controlar a carteira de prospects, contar com um follow-up otimizado, gerir melhor o tempo dentro da empresa, além de conseguir fazer o acompanhamento individual dos clientes.
Essa é uma estratégia que veio para ficar, seja em um setor varejista ou de turismo, como é o caso de um Caetité hotel.
Por conta da necessidade das empresas se adaptarem a essa tecnologia, neste artigo, falaremos sobre como é possível implementar o CRM em seu negócio. Acompanhe as dicas a seguir!
8 benefícios do CRM
Antes de falarmos como o CRM pode ser implementado em seu negócio, apresentaremos os benefícios que essa prática pode trazer para sua empresa. Acompanhe os benefícios a seguir!
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Controle das vendas
Um dos benefícios dessa prática é ter um maior controle de vendas, assim como dos pedidos realizados em sua empresa.
É possível fazer um mapeamento assertivo que indica qual é o comportamento do cliente, assim como do vendedor em sua loja de livros infantil cristão.
Seu negócio precisa ter um conhecimento apurado acerca da frequência de compra, assim como o estoque de produtos e serviços e até mesmo, uma sazonalidade de informações e produtos.
Por meio do CRM, é possível ter esse acesso a análise de dados específicos, o que permite a tomada de decisão assertiva por parte do gestor e do vendedor.
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Acompanhamento das propostas
O nível gerencial de uma empresa precisa contar com um controle das propostas, assim como ter noção das cotações realizadas.
Com isso, é viável contar com um relatório online, de acesso facilitado, o que faz com que ocorra um acompanhamento de vendas online.
Ter um controle de propostas é positivo porque permite que ocorra um suporte e análise acerca do potencial de vendas da empresa.
O gestor, assim como os líderes e uma empresa de agência de intercâmbio em SP precisam ter o controle do negócio, para poder tomar decisões corretas.
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Controle da carteira de prospects
Toda empresa tem um desafio de prospectar sua carteira de clientes. Mas, ter um profissional que seja especialista em relacionamento pode ajudar nesse trabalho.
A cada venda realizada ou contato do cliente com a empresa, é possível ter uma evolução dessa pessoa e um entendimento se ela será um cliente potencial ou se é um cliente ativo.
Não é recomendado que esse controle seja feito em uma planilha do excel, por exemplo, pois para que essa ação seja assertiva, é preciso definir corretamente o que será realizado dentro da empresa.
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Follow-up otimizado
Outro ponto importante diz respeito ao follow-up otimizado, que pode ser um grande aliado para o profissional que trabalha com CRM, assim como com as vendas.
É essencial que o contato com o cliente não termine após ele fazer a compra de um produto, como é o caso de uma cesta básica alimentar.
Esse contato deve continuar e muitas vezes, as empresas acabam se esquecendo dos seus clientes.
Dessa forma, o follow-up serve para lembrar o cliente acerca da sua empresa e todo esse processo pode ser feito de modo automatizado.
Um exemplo é que algumas empresas enviam mensagens por email ou sms, aplicam promoções e tentam traçar estratégias de aumentar o número de vendas.
Em outra possibilidade, se sua empresa de pizza em Assis SP quer fazer com que o cliente retorne, que tal oferecer uma promoção ou desconto?
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Melhora no gerenciamento do tempo
Outro ponto que merece destaque é a gestão do tempo, que fica muito mais otimizada. A ideia é não ter atrasos nas entregas, muito menos, no contato com o cliente.
Um profissional de CRM em sua empresa pode contribuir para o aumento da produção e melhora da relação com o cliente.
Tudo isso, de forma rápida, direta e objetiva, pois a otimização e um bom gerenciamento do tempo são características dos benefícios dessa atividade.
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Possibilidade de centralizar as informações
A centralização de informações é um passo importante para quem deseja ter mais controle do que ocorrido dentro da empresa, assim como as ações que podem ser feitas para melhora do relacionamento.
Por meio do uso de softwares vinculados é possível fazer uma análise estratégica e analisar ações que podem ser aplicadas dentro do negócio.
A vantagem da centralização de informações é o fato de não correr riscos de perder dados ou o controle na tomada de decisões em sua empresa de areia de gato biodegradável.
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Possibilidade de aumentar o ticket médio
O CRM trabalha para que o cliente tenha a solução dos seus problemas, assim como tenha acesso a uma oferta que seja ideal para suas possibilidades.
Por meio do CRM é possível ter vendas que são mais extensas, serviços complementares, assim como atender todas as necessidades do cliente.
Tudo isso, porque existe uma análise de quais são as preferências da pessoa, assim como aumentar o ticket médio dos clientes.
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Acompanhamento mais claro dos clientes
Outro ponto importante para as produtoras de filmes, ou para qualquer outra empresa, é ter um acompanhamento dos seus clientes. Só que sem tecnologia isso se torna muito mais difícil, e para isso, a automação pode ser uma excelente opção.
Com o uso de ferramentas tecnológicas é possível que cada vendedor tenha o conhecimento sobre suas vendas, prospects, clientes em potencial, assim como do número de vendas.
Conheça os tipos de CRM
Existem alguns tipos de CRM que você precisa conhecer, sendo o primeiro o CRM em nuvem, assim como o CRM local.
Ou seja, é possível manter um servidor físico na empresa, tendo a manutenção da equipe de tecnologia da informação, assim como o CRM pode ser acessado remotamente.
Esse tipo de sistema é feito à base de cloud computing e pode ser acessado a distância. Para isso, basta ter baixado o aplicativo ou acessar via celular.
Como implementar o CRM na empresa?
A partir do entendimento sobre os tipos de CRM, assim como os benefícios em melhorar o relacionamento da sua empresa com o cliente, falaremos sobre como isso pode ser feito em seu negócio, seja ele um restaurante argentino Moema ou uma loja.
Para a implementação é preciso primeiro definir algumas coisas como:
- Realize o mapeamento da área comercial;
- Entenda quem é seu público-alvo com clareza;
- Defina quais operações podem ser realizadas;
- Defina qual é o melhor tipo de CRM para implementar;
- Alie as estratégias com a equipe de marketing;
- Analise os resultados e acompanhe os detalhes da implementação.
Esse mapeamento da área comercial envolve a identificação acerca de quem são os colaboradores da empresa e qual é o seu desempenho na área de vendas. Eles precisam ser treinados, com o objetivo de evitar falhas na comunicação.
Um profissional especialista em comunicação, ou em relacionamento com o cliente, precisa ser contratado, pois ele trará diretrizes que são importantes para as ações feitas dentro da empresa.
Inclusive, é possível unir esse profissional às estratégias e ações da área do marketing, sobretudo, na área digital.
O bom relacionamento com o cliente pode ser feito via email marketing, assim como redes sociais (Facebook e Instagram) e, até mesmo, posts personalizados em seu site.
É importante também que os gestores consigam acompanhar todas as mudanças, dados e análises de perto, pois isso faz com que o feedback sobre as ações seja assertivo.
A partir desse entendimento e das dicas que apontamos neste artigo, sua empresa já entendeu que é essencial se preocupar com a opinião e feedback do cliente, assim como na forma como ele enxerga o seu negócio.
Por isso, não perca mais tempo e passe a analisar como sua equipe de vendas está sendo treinada, as formas de exibição de dados, o uso de softwares de gerenciamento e os índices de vendas.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.