Nosso Blog

Método Scrum: conheça 7 dicas de como aplicar

metodologia scrum

O método Scrum é uma forma de aumentar a eficiência e a qualidade dos projetos do negócio, principalmente os mais complexos. Ele se baseia nos métodos ágeis e tem como objetivo reduzir o tempo de entrega.

Além disso, permite se adaptar a mudanças durante as etapas de produção. Para quem nunca usou uma metodologia ágil, a aplicação desse conceito pode ser um pouco difícil no começo.

Mas a grande verdade é que a metodologia é bem simples, desde que todas as etapas sejam devidamente seguidas. É assim que projetos complexos serão executados em menos tempo e sem a necessidade de usar tantos recursos.

Inicialmente, ele foi usado no desenvolvimento de software, mas possui uma dinâmica que pode ser aplicada em outras empresas para aprimorar a gestão de projetos.

De forma geral, quem quer melhorar a maneira como os projetos são conduzidos, deve investir no método Scrum. Mas para aproveitar todas as vantagens que ele traz, é necessário conhecer alguns aspectos do assunto.

O que é método Scrum

A metodologia Scrum nada mais é do que um conjunto de práticas que ajudam a gerenciar projetos complexos, principalmente aqueles em que os profissionais não conhecem as etapas e necessidades.

Por ser focado nos membros da equipe, os processos se tornam mais simples e seus registros ficam visíveis durante o andamento das etapas. Os participantes sabem em qual fase ele se encontra, o que já foi concluído e o que deve ser feito.

Um fabricante de proveta graduada de vidro 100ml consegue apresentar seus produtos em menos tempo, mas sem prejudicar a qualidade.

A metodologia é aplicada por meio de ciclos rápidos conhecidos como sprints e que trazem um tempo determinado para a conclusão das atividades, algo que leva em torno de 2 a 4 semanas.

A prioridade do método é a criatividade e a fluidez dos processos e para que isso seja concretizado é preciso seguir alguns princípios. São eles:

  • Flexibilidade dos resultados;
  • Flexibilidade dos prazos;
  • Times pequenos;
  • Revisões constantes;
  • Colaboração;
  • Orientação de projetos.

O método também permite a correção de erros organicamente durante os sprints e é justamente por isso que o Scrum é considerado uma metodologia ágil.

Como aplicar o método Scrum

Depois de conhecer essa metodologia, é necessário saber quais são as etapas para colocá-la em prática. As principais delas são:

Montar uma equipe

A primeira coisa que precisa ser feita é montar uma equipe multidisciplinar que vai colocar em prática todas as etapas do desenvolvimento do produto.

É nesse momento que o gestor de um fabricante de selo pet galvanizado vai delegar os papéis centrais do Scrum, sendo eles o product owner e o scrum master, além de outros profissionais que vão fazer parte do time.

É importante que o scrum master seja um profissional que entenda muito bem a metodologia que será aplicada.

Criar o product backlog

Depois, é necessário planejar o product backlog para definir as funcionalidades do produto e estabelecer a ordem de prioridade da execução.

Esse elemento pode ser alterado durante o processo, ao passo que novas necessidades surgem e todas as alterações precisam ser feitas pelo product owner.

Planejar o sprint

Depois de criar o product backlog, é necessário planejar os sprints de trabalho. Deve-se definir o tempo de duração de cada um, considerando que seguem um padrão.

O gestor deve pensar nas atividades que serão realizadas em cada sprint e quem serão os responsáveis por elas. Esse planejamento é muito importante para que todo o processo possa ser continuado.

Organizar o processo visualmente

É necessário organizar o processo de forma virtual porque isso ajuda a acompanhar o andamento possibilitando que um fabricante de persiana horizontal 2 metros consiga verificar o status de cada atividade.

A melhor forma de fazer isso é pelo método Kanban, outra metodologia ágil que ajuda a classificar as tarefas entre aquilo que deve ser feito, o que está sendo feito e o que já foi finalizado.

Uma dica é usar post-its em um quadro dividido ou até mesmo ferramentas de gerenciamento de projetos.

Fazer reuniões diárias

As reuniões diárias são muito importantes para planejar o dia de trabalho e analisar o que pode ter dado errado, além daquilo que foi positivo no dia anterior.

Todas essas informações vão embasar o planejamento de todas as atividades que serão realizadas no dia.

Garantir a transparência das etapas

A equipe precisa ter uma visão clara dos processos, status de tarefas e requisitos de entrega, e a transparência é algo fundamental para implementar a metodologia Scrum.

Dar e oferecer feedback

O feedback é uma ferramenta indispensável em qualquer situação, principalmente para os colaboradores recém-chegados na companhia.

O gestor de uma empresa de renovação cadastro ANTT deve oferecer feedbacks para os colaboradores, relacionados aos seus pontos fortes e fracos e o que precisa ser melhorado.

É muito importante pedir a opinião dos profissionais sobre a implementação da metodologia, para que fique mais fácil melhorá-la constantemente durante a aplicação.

Benefícios da metodologia Scrum

O Scrum é uma ferramenta que ajuda a desenvolver projetos complexos e de maneira mais simples e prática, mas ele também traz muitos outros benefícios para a organização. Entre eles estão:

Entregas previsíveis

O método segmenta o projeto em diferentes etapas para que seja possível gerenciá-lo rapidamente e de forma assertiva. Isso acontece porque com o uso dos sprints, a equipe tem mais facilidade para planejar e executar as entregas em pouco tempo.

Cada sprint é desenvolvido com alguns incrementos que formam o produto, por isso, sempre haverá entregas e elas deixam a equipe mais engajada porque os resultados são examinados em curto prazo.

Autonomia no gerenciamento

O projeto de um despachante de carros envolve micro entregas e se apenas uma pessoa foi responsável por direcionar toda atividade para o colaborador, a velocidade não será tão satisfatória.

Por essa razão, um dos pontos mais importantes do método Scrum é a colaboração, visto que além de fazer com que o colaborador interaja com o projeto, também cria senso de responsabilidade e aumenta a performance da equipe.

Os profissionais vão identificar os próximos passos e terão mais segurança para executá-los, sem que seja necessário solicitar a entrega. Como resultado, o time será autogerenciável e ainda vai melhorar sua motivação.

Mais transparência para o cliente

Uma das maiores reclamações dos clientes é receber um produto diferente daquilo que foi solicitado, e isso acontece por problemas em relação à transparência da empresa para com o consumidor.

Também pode acontecer por conta de longos prazos, algo muito comum no gerenciamento tradicional de projetos.

Um fabricante de suporte para fixação de painel solar deve usar o método Scrum porque nenhuma organização pode esconder alguma coisa do cliente, mas o grande problema é a falta de clareza de que algo estava desalinhado.

A metodologia envolve todas as partes no projeto, inclusive os clientes, permitindo que participem ativamente, enquanto os alinhamentos são feitos constantemente em cada entrega parcial.

Dessa forma, o consumidor pode opinar e pontuar possíveis melhorias para as próximas etapas do projeto.

Melhorias contínuas

Por fim, outro benefício são as melhorias contínuas, devido aos feedbacks constantes por parte de colaboradores e clientes, fornecidos durante as reuniões diárias.

Por conta das ferramentas usadas na metodologia, a equipe de um fabricante de prótese de cabelo natural vai avaliar e mensurar as ações executadas ao longo do processo e verificar se estão atingindo os resultados esperados.

Quando identificar as possíveis melhorias, elas podem ser aplicadas nas próximas etapas o que potencializa ainda mais os resultados, incrementando o produto e aumentando o desempenho.

Melhora a colaboração do time

Para que tudo saia de acordo com o planejado, a equipe precisa estar perfeitamente alinhada, e a cooperação é uma regra que não pode ser negociada para o funcionamento do Scrum.

Mas para que o time de um fabricante de rolo de plastico stretch seja realmente colaborativo, é fundamental trabalhar a transparência e a interação de todos.

É por isso que a metodologia Scrum usa ferramentas como as reuniões diárias que ajudam a alinhar a equipe, aumentam a produtividade, ampliam a visibilidade sobre as entregas e reduzem o tempo necessário em cada atividade.

Considerações finais

Existem muitas empresas que podem extrair todos os benefícios e o potencial da metodologia Scrum. Independentemente do porte ou segmento do negócio, ela torna os processos internos muito mais organizados e transparentes.

Além de melhorar o desempenho da equipe, também eleva o nível de satisfação do cliente, tendo em vista que ele também participa de toda a execução das tarefas de seu projeto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *