Diagnóstico estratégico é uma metodologia voltada para o planejamento da organização. Seu propósito é ajudar os gestores a entenderem a empresa e o mercado em que atua.
O mercado é muito competitivo, independentemente do segmento do negócio, e ter informações sobre ele é essencial para que o planejamento tenha sucesso.
Muitas instituições acabam tendo diversos problemas porque simplesmente não compreendem sua realidade e o mercado ao qual estão inseridas.
Elas não entendem os consumidores, mal sabem quem são seus concorrentes, não enxergam as tendências, entre outras particularidades fundamentais para a sustentabilidade empresarial.
Se a companhia não sabe qual caminho deve seguir ou qual é seu objetivo, não conseguirá chegar a lugar algum. Conduzir os negócios envolve muito conhecimento sobre sua situação, seus propósitos, seus colaboradores e outros elementos.
Ao fazer o diagnóstico estratégico, fica muito mais fácil definir o que precisa ser feito para melhorar a realidade da companhia, ocupar um espaço maior no mercado e encontrar novas possibilidades.
Mas para fazer isso, primeiro é necessário entender o conceito de diagnóstico estratégico, seu funcionamento e por que ele é tão importante para a corporação.
O que é diagnóstico estratégico
Diagnóstico estratégico é uma avaliação da realidade do negócio dentro do mercado em que está inserido. Para realizá-lo, é necessário considerar fatores externos e internos da corporação e encaixá-los dentro das oportunidades e desafios.
Trata-se da primeira etapa do planejamento estratégico, e com base nas informações coletadas durante esse processo, a companhia sabe quais ações devem ser realizadas para alcançar seus objetivos.
Essa análise interna ajuda a identificar qualidades e deficiências da corporação e ainda pode fazer comparações com a concorrência.
Na outra ponta do processo, um fabricante de cortina wave trilho vai identificar as oportunidades e ameaças presentes em seu mercado, tais como:
- Entrada de novos competidores;
- Economia do país;
- Concorrentes diretos;
- Mudanças na legislação.
A realização desse diagnóstico considera etapas que variam de acordo com as metodologias escolhidas, mesmo assim, existem algumas etapas que precisam ser consideradas pela maioria das empresas. São elas:
Análise interna
O diagnóstico se inicia com o levantamento de informações internas da corporação, e seu objetivo é responder algumas perguntas.
A organização precisa saber os produtos e serviços que oferece, o investimento necessário para essas soluções, o retorno financeiro que trazem para os negócios, os pontos fortes e fracos da empresa, entre outros dados.
Análise externa
Também existe a análise externa que verifica informações sobre o mercado em que o negócio está inserido, além de aspectos contextuais que podem impactar a corporação.
Uma empresa de cremação de ossada deve analisar a situação econômica do país, mudanças na legislação, quem são seus concorrentes e os melhores fornecedores para suas atividades.
Comparar as informações
Por fim, é necessário fazer o levantamento das informações, comparando o contexto interno e externo da companhia.
É assim que o gestor vai inserir a empresa em um contexto e estabelecer estratégias necessárias que vão ajudar a alcançar os objetivos e superar desafios.
Funcionamento do diagnóstico estratégico
O funcionamento do diagnóstico estratégico se baseia em algumas ferramentas, e tem entre as principais estratégias a matriz BCG, as 5 forças de Porter e a análise SWOT.
A matriz BCG tem como objetivo analisar e diagnosticar os produtos e serviços da organização e suas soluções devem ser distribuídas em 4 categorias, sendo estas vaca leiteira, estrela, ponto de interrogação e abacaxi.
Os produtos e serviços geram muito lucro para a marca, sem que para isso seja necessário fazer grandes investimentos, são categorizados como vaca leiteira.
Os produtos estrela são aqueles que trazem uma boa margem de lucro, mas também não exigem investimento. Os pontos de interrogação não geram lucros ainda, visto que são inovadores e precisam de divulgação.
Por fim, produtos abacaxi não trazem lucros, não compensa fazer investimento e a tendência é diminuir a demanda nos próximos anos.
Para trabalhar com a matriz BCG, uma empresa especializada em reforma de assoalho de madeira deve fazer uma lista de seus produtos e serviços, formar um catálogo com eles e inserir todas as informações referentes.
Depois, vai classificar suas soluções para analisar o desempenho de cada um e fazer sua classificação. Também é importante definir a expectativa de crescimento e o mais importante é que os produtos ponto de interrogação se tornem vacas leiteiras.
Por fim, vai tomar algumas decisões para saber como evoluir seus produtos e serviços e com isso melhorar o catálogo.
As 5 forças de Porter se fundamentam na concorrência e no contexto econômico do negócio, de modo a identificar forças que atuam no setor, como ameaça de novos competidores.
Essa é a primeira força e mostra dificuldades de novas empresas dentro do mercado com competidores já estabelecidos. Ela mostra o capital elevado para entrar no mercado, custos para oferecer as soluções, políticas governamentais e diferenciais da solução.
A segunda força é o poder de negociação entre compradores e vendedores, mostrando a pressão dos consumidores que uma loja de venda de bateria 24 horas enfrenta.
A terceira força é o poder de negociação entre vendedores e fornecedores, relacionada ao preço e disponibilidade dos insumos para a fabricação dos produtos ou a prestação de serviços.
Quando existem poucos fornecedores para atender uma grande demanda, conseguem aumentar o poder de barganha.
A quarta força é a ameaça de produtos e serviços substitutos, ou seja, soluções que conseguem atender as demandas do público, mesmo com características diferentes.
Isso obriga as empresas a estabelecerem um teto nos preços, algo que acaba reduzindo a margem de lucro. Também é muito importante investir na qualidade do que é oferecido para que o serviço se mantenha atrativo.
Por fim, uma farmácia de remédio homeopático para emagrecer deve analisar a rivalidade entre empresas concorrentes. A quinta força da matriz mostra as estratégias de diferenciação, como ações de marketing e publicidade e redução de preços.
O funcionamento do diagnóstico estratégico também ocorre por meio da análise SWOT, é um acrônimo em inglês que se refere às forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).
As forças e fraquezas estão relacionadas aos aspectos internos da corporação, enquanto as oportunidades e ameaças representam os fatores externos.
Para usar essa ferramenta, a companhia deve reunir profissionais de setores estratégicos para que mostrem quais características se encaixam em cada categoria.
Importância do diagnóstico estratégico
O diagnóstico estratégico é essencial para que a empresa tenha todo o conhecimento necessário que vai embasar suas tomadas de decisão e seu planejamento.
Qualquer tipo de empresa, independentemente de seu mercado de atuação, como uma escola que oferece curso de saxofonista para festa, possui suas complexidades e precisa lidar com as mudanças em seu setor.
Mas para ter essa resiliência, é necessário formular e implementar estratégias que ajudem a superar os desafios. Algumas características do setor também são imprescindíveis para fazer um diagnóstico estratégico.
Dentre as características mais importantes estão os consumidores empoderados e mais participantes na decisão de compra, os custos elevados para entregar os produtos e serviços e a alta complexidade tecnológica.
Também não se pode esquecer do aumento na concorrência, e todas essas características exigem que as organizações encontrem maneiras de reduzir seus custos e de identificar as inovações em seu setor.
Nesse contexto, para uma empresa especializada em renovação ANTT, o diagnóstico estratégico ajuda a estabelecer um planejamento baseado em resultados de análises internas e externas, abrangendo todo o mercado de atuação.
Ele também é importante porque traz vantagem competitiva para a companhia e faz com que seja economicamente viável, de acordo com o orçamento e os recursos que possui.
Essa também é uma prática que promove o compromisso e o engajamento por parte dos funcionários, algo indispensável para a produtividade e a qualidade do que é oferecido.
O negócio também se torna mais inovador e criativo e está sempre de acordo com os princípios e valores da organização.
O consumidor moderno está cada vez mais exigente, e quando precisa de alguma informação, como valor para regularizar CNH suspensa, deseja encontrar mais do que preço baixo e qualidade.
Com a ajuda do diagnóstico estratégico, a companhia consegue atender as expectativas dos consumidores, além de ter mais facilidade para implementar as mudanças necessárias e se adaptar às condições do mercado.
Considerações finais
O diagnóstico estratégico é benéfico porque traz decisões fundamentadas em dados, a solução de problemas é muito mais precisa e ainda ajuda a corporação a estabelecer objetivos realistas.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é crucial saber qual é a realidade do negócio no momento atual e investir em ações que sejam capazes de melhorar seu desempenho, aumentar a competitividade e manter a sustentabilidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.





