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Benefícios do ESG para o varejo empresarial

A prática do ESG no varejo consiste em um conjunto de ações ambientais, sociais e de governança para melhorar o negócio. 

 

Com isso, a ferramenta pode ser usada para guiar investimentos, práticas e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade e ações de valor para a sociedade como um todo.

 

Existem vários benefícios que podem ser alcançados por meio do uso de estratégias de ESG nos ambientes empresariais varejistas.

 

Alguns exemplos de melhorias sentidas se relacionam às finanças da empresa, aumento da confiança dos investidores, fidelização do consumidor, melhora da imagem da empresa, assim como a redução de custos nos processos.

 

Com o avanço de problemas como o aquecimento global, muitas empresas têm se conscientizado acerca do seu papel na sociedade e no processo de redução dos impactos que afetam negativamente o meio ambiente – o que também impacta no desenvolvimento e continuidade de uma marca.

 

Dessa forma, o ESG não surge apenas como uma ação de marketing financeiro e sustentável, mas como estratégias que levam a uma mudança de consciência tanto por parte dos funcionários, como dos clientes. 

 

Essa mudança de consciência pode levar tempo, mas é apoiada se houver uma equipe gestora alinhada com os mesmos propósitos, embasados pelos valores e objetivos da marca em relação aos novos posicionamentos. 

 

Diante disso, neste artigo você compreenderá o que é essa técnica e como ela pode contribuir para seu negócio varejista. Confira os detalhes no decorrer da leitura.

Entenda o conceito de ESG na área do varejo 

Independentemente de qual seja o negócio, é fundamental adotar práticas saudáveis em relação ao meio ambiente, assim como uma preocupação com a sociedade, para se posicionarem e se manterem competitivas. 

 

Afinal, as empresas apresentam impacto direto ao meio ambiente e à comunidade, inclusive na área varejista. 

 

Ou seja, adotar boas práticas relacionadas à governança corporativa é essencial para que o ambiente varejista atue melhor e se relacione melhor com o ambiente no qual está inserido.

 

Diante disso, o  ESG surge como um conceito importante para direcionar as medidas. Na prática, a sigla significa Environmental, Social e Governance, que traduzido para o português significa Ambiental, Social e Governança.

 

Esse termo surgiu em 2004 durante um Pacto Global estabelecido entre a ONU (Organizações das Nações Unidas) e o Banco Mundial, em busca de obter melhores práticas na área ambiental e social, levando em conta também a atuação empresarial e aspectos que envolvem a devida adaptação dos negócios.

 

Dessa forma, uma loja de bicicleta, assim como outro segmento do mercado que adota as práticas de ESG, entende que a empresa precisa ter responsabilidade com os impactos ambientais que causam e as práticas que podem adotar para reduzi-los, pois isso afeta a sociedade como um todo. 

 

Ou seja, não é somente o ponto de vista mercadológico que deve ser levado em consideração, mas o aspecto social e ambiental, refletindo a missão, visão e valores empresariais. 

 

Assim, mesmo que tenha o objetivo de gerar lucro, uma empresa de alarmes de incêndio precisa adotar aspectos e práticas em sua rotina que se relacionem à sustentabilidade, qualidade das ações e compliance 

 

Como estamos falando mais diretamente sobre o varejo, podemos refletir acerca da seguinte ideia: quais são os impactos sociais e ambientais que sua marca causa na comunidade com a qual se relaciona?

 

Dessa forma, a empresa consegue mensurar e ter uma correta avaliação acerca desses riscos ambientais e sociais, buscando aspectos de melhoria e para manter sua devida autuação, visto que até matérias-primas conseguem ser melhor aproveitadas. 

 

Uma das maneiras da empresa de reformas residenciais, assim como de outros segmentos, realizar melhorias se dá por meio de certificações e instalação de novas práticas e procedimentos, ou mesmo se relacionar melhor com os consumidores e comunidade.

Ações importantes para o segmento ESG

Existem algumas ações que são importantes para que o conceito do ESG comece a ser aplicado dentro de uma instituição. 

 

Basicamente, esses procedimentos e certificações são voltados para uma estruturação empresarial, que trabalha com a implementação de códigos e ações de ética e conduta. 

 

Um exemplo de certificação é o da ABNT NBR ISO 14001, que lida com o Sistema de Gestão Ambiental da empresa. 

 

Essas certificações são obtidas após a empresa alcançar alguma meta estabelecida pela norma ou realizar algum tipo de ação/adequação dos espaços/fluxos.

 

Após as adaptações, as novas práticas são avaliadas e após uma boa pontuação, a empresa consegue demonstrar que a instituição está apta para receber o certificado. 

 

Com isso, a norma da certificação considera alguns aspectos ambientais importantes para que a empresa tenha um controle organizacional, a partir de uma proteção ao meio ambiente, como reduzir a emissão de lixos e gases, por exemplo.

 

Dessa forma, a empresa varejista consegue inserir algumas políticas ambientais, assim como adotar práticas sustentáveis, o que faz com que ela sirva de exemplo para a sociedade.

 

Com o objetivo de consolidar uma boa imagem diante do público, assim como obter um diferencial diante da concorrência, sua empresa de despachante Florianopolis e os segmentos varejistas precisam adotar boas condutas a partir de regulamentações do negócio e da avaliação de quais melhorias podem ser aplicadas nos processos de venda, como a redução de sacolas plásticas – por exemplo.

 

Uma dica importante é verificar quais são as certificações disponíveis no mercado, a partir do segmento empresarial de atuação e quais as formas de obter tais regulações. 

 

Somente assim algumas adaptações podem ser feitas de forma segura e efetiva na empresa, resultando em uma atuação qualificada e na obtenção dos certificados.

 

Isso é muito importante por agregar uma imagem positiva para a empresa, fazendo com que ela tenha um destaque diante do mercado, assim como em relação aos clientes, investidores e acionistas. 

 

Além disso, uma empresa certificada consegue evitar multas e ter o alinhamento com práticas internacionais que são apoiadas pela ONU, criando ainda mais relevância. 

Quais são os benefícios de adotar o ESG para o varejo?

O ambiente varejista compreende alguns espaços que disponibilizam a venda de produtos diversos para os consumidores.

 

Dessa forma, podemos citar os supermercados, lojas de produtos naturais, de cosméticos, da venda de sapatos e até mesmo lojas de piso laminado colocado com rodapé preço  e de materiais de construção como um todo como alguns representantes do segmento.

 

Isso representa dizer que esse setor é muito amplo e, por isso, algumas práticas de ESG podem ser diferentes, dependendo do produto vendido. 

 

Mas, o que esses segmentos têm em comum é o fato dessa prática trazer diversos benefícios para a empresa, de uma forma mais generalizada. São alguns exemplos:

 

  • Melhora da imagem institucional;
  • Destaque diante da concorrência;
  • Respeito e credibilidade no mercado;
  • Implementação de códigos e condutas atrativos;
  • Amplia a organização e o controle dos espaços/fluxos;
  • Aumenta os lucros;
  • Melhora o trabalho em equipe;
  • Aumenta a atração de clientes;
  • Melhora o relacionamento e a relevância da marca;
  • Torna as vendas mais eficientes.

 

Além dos próprios benefícios ambientais, quando falamos acerca do aspecto de governança na área varejista, nos referimos a melhores ações no processo de gestão do mercado. 

 

Dessa forma, se sua empresa deseja obter um diferencial, é necessário trabalhar em cima de missão, visão e valores, identificando causas que a marca se identifica, defende e atua, melhorando a tomada de decisões e a visão do negócio a ser trabalhado.

 

Os benefícios também se refletem no ambiente financeiro, já que existe a possibilidade da empresa ingressar em programas voltados para o investimento de empresas, assim como a obtenção de linhas de crédito que sejam exclusivas – ou mesmo a redução de custos nas linhas de produção, venda e logística. 

 

Apesar de todos esses benefícios, muitas empresas se questionam sobre como essas práticas sustentáveis podem ser inseridas no mercado varejista e, por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar no tópico a seguir.

Ações de ESG que podem ser adotadas por sua empresa

Existem várias ações que sua empresa de cabeamento estruturado ou de outra área dentro do setor varejista podem adotar para ter melhores práticas ambientais e sociais. 

Algumas dessas ações são:

 

  • Ter embalagens recicláveis;
  • Aumentar o uso de sacolas retornáveis;
  • Ofertar brindes ecológicos e de uso (como canecas para substituir copos plásticos);
  • Incentivar a adoção de copo;
  • Disponibilizar pontos de coleta do lixo eletrônico ou recicláveis;
  • Pensar em estratégias para reduzir o lixo e o uso de papel;
  • Optar pelo ambiente digital, ao invés de gerar impressão de documentos;
  • Investir em ações voltadas para a reciclagem;
  • Optar pela instalação de painéis solares;
  • Reaproveitar a água da chuva e águas cinza.

 

Ou seja, essas são ações que, em sua maioria, são simples de instalar na empresa, mas que trazem alto impacto social e ambiental. 

 

Assim, com medidas diárias e simples, é como se acontecesse uma mudança de consciência e perspectiva na forma como a pauta ambiental é discutida em sua empresa de leitor RFID.

 

Para incentivar a participação dos clientes e colaboradores alguns brindes podem ser oferecidos. 

 

Outra dica importante é criar um conselho que oriente sobre os aspectos ambientais, assim como para realizar a capacitação dos funcionários, melhorando a mudança de fluxo e o resultado das ações, bem como facilitando a obtenção de certificados para a empresa. 

 

O processo de transparência e o pensamento a longo prazo também são essenciais para que a empresa tenha uma visão de futuro e adote práticas realmente viáveis e de impacto. 

Considerações finais

O ESG ganha cada vez mais importância nas rotinas empresariais e varejistas, tendo alto valor para o mercado se manter competitivo. 

 

Com as dicas e ações abordadas neste material sua empresa de aparelho de endoscopia ou da área varejista pode obter diversos benefícios e práticas mais seguras e viáveis a longo prazo.

 

No início, todo o processo de implementação e de mudança de consciência requer um trabalho intenso por parte da equipe gestora, assim como ações de marketing. Mas cruciais a longo prazo.

 

Assim, é um processo no qual o consumidor precisa entender que as ações realizadas têm o objetivo de promover uma melhora do meio ambiente, e não somente uma promoção financeira da marca. 

 

Ou seja, é um processo de percepção de que a empresa deseja que o público tenha um consumo consciente dos recursos ambientais e busque ter práticas alinhadas à sustentabilidade, bem como a marca visa proporcionar melhorias e processos com menor impacto ambiental, trazendo valor ao relacionamento e uma atuação responsável e contínua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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