O comércio eletrônico e as compras online estão cada vez mais comuns. Por isso mesmo é preciso tomar cuidado quanto a gestão do e-commerce para obter os melhores resultados possíveis.
Não é fácil gerenciar todos os clientes e outras informações por conta própria. Um empreendedor sempre vai precisar de uma ajuda profissional. É aí que entram em cena os serviços e ferramentas de gestão de e-commerce para otimizar esses processos.
Com quase 2,14 bilhões de compradores digitais globais só em 2022, os sites de e-commerce e as compras online aumentam, se mostrando uma grande tendência.
Isso ocorre porque o comércio eletrônico elimina a necessidade de lojas físicas e permite que as empresas expandam a base de clientes.
Com isso, o comércio eletrônico oferece a uma empresa que trabalha com ar condicionado instalação, por exemplo, a oportunidade de alcançar mais clientes do que um serviço tradicional de varejo ou loja física.
Devido a expansão desse tipo de negócio, muitas lojas online surgiram recentemente, exigindo de empreendedores, mesmo os mais experientes, uma melhor gestão de e-commerce e atenção ao modelo de atendimento ao consumidor moderno, permitindo continuar com um crescimento saudável.
O que são serviços de gestão do e-commerce?
Várias empresas fornecem serviços de gerenciamento de estoque de comércio eletrônico ou serviços de gestão do e-commerce para te auxiliar a melhorar os negócios online.
Com mão de obra técnica especializada, os profissionais cuidam de todas as operações de e-commerce de venda de câmara fria, permitindo que o empreendedor possa fazer as vendas online usando o marketing digital.
A equipe é bem treinada, sendo capaz de lidar com muitas tarefas ao mesmo tempo. Eles fazem tudo, desde o gerenciamento da entrega bem-sucedida de milhares de pedidos até as operações de comércio eletrônico de ponta a ponta.
Eles também sabem como fazer marketing digital impactante. Além disso, torna a experiência de compra online dos clientes melhor.
Portanto, os serviços de gestão de e-commerce são uma ajuda valiosa e poderosa que pode ajudar uma empresa a crescer rapidamente.
Serviços de gestão de e-commerce disponíveis
Os benefícios dos serviços de gestão de e-commerce têm como objetivo dimensionar os negócios online de uma empresa de ar condicionado, ou qualquer outro modelo produtivo.
O melhor é conhecer os benefícios de qualquer estratégia, seja um serviço ou um produto, de antemão, se quiser pesar a decisão e definir melhor os processos de gestão necessários para seu e-commerce.
Por isso, a seguir está uma lista dos benefícios dos serviços de gestão de e-commerce.
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Redução da carga de trabalho para a loja online
Como todo empreendedor, há uma boa chance de não poder ou não querer recrutar vários indivíduos. Ou então pode optar por fazer toda a tarefa sozinho, mas isso pode se tornar um estresse que poderia ser evitado.
Se um único trabalhador faz todo o trabalho, a sobrecarga e responsabilidade pode acabar por causar burnout, reduzindo a eficiência do indivíduo.
A contratação de um serviço de gestão de e-commerce eficiente alivia algumas responsabilidades de uma empresa de manutenção de ar condicionado e toda a equipe técnica do setor.
Dessa forma, o empreendedor pode passar as informações e depois focar em outros afazeres até que o trabalho seja concluído.
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Economia de tempo
Quando os clientes podem entrar em contato com os serviços de gestão de e-commerce que um empreendedor contrata para obter informações, eles não precisam mais depender dos funcionários.
A partir de então, haverá pessoal especializado que cuida das reclamações e outras queixas dos clientes finais.
Isso economiza tempo, além de ser mais conveniente para os clientes e funcionários que cuidam de outras atividades.
Assim, os funcionários ficam livres e o empreendedor pode aproveitar o tempo livre para expandir os negócios de venda de fritadeira a gás de uma loja online.
Gestão do e-commerce cuida de outras páginas
Embora a página inicial e as de produtos sejam formas de informar os clientes, os consumidores que buscam informações geralmente procuram outras páginas de comércio eletrônico padrão para obter informações mais específicas.
Isso significa que as páginas, como a política de devolução, ou páginas de perguntas frequentes, são na verdade partes importantes da jornada de alguns clientes.
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Página “Sobre Nós”
Mesmo que a página inicial faça parte do trabalho quando se trata de comunicar sobre a empresa para os visitantes, a página “Sobre/Sobre nós/Quem somos” tem a liberdade de entrar em detalhes.
Assim, este é o melhor lugar em um site para contar a história da marca de forma direta, trazendo informações que humanizem a ideia, negócio e objetivos. Deste modo, é possível abordar:
- Início das atividades;
- Metas e objetivos como empresa;
- Motivo da existência;
- Visão e valores empresariais.
Ou seja, este é o momento ideal para humanizar uma marca de máquina de fazer gelo em cubo industrial preço, além de permitir mostrar aos clientes as faces e valores por trás dos negócios, criando identificação e valor.
Por ser uma página dedicada à empresa, há um desejo em centralizar os clientes na conversa. Assim, é importante pensar o que realmente é importante para os consumidores.
Sendo assim, é preciso pensar em como os consumidores modernos querem saber mais sobre a empresa, e o que os faz confiar na marca e se sentirem conectados.
A gestão de e-commerce também pode incluir imagens e biografias de alguns dos principais funcionários, humanizando ainda mais e apresentando as pessoas que “fazem acontecer”, promovendo a conexão com os clientes, extrapolando o logo da empresa.
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Página de contato
Quando os clientes têm uma pergunta ou problema, para onde eles podem ir?
A página “Fale Conosco“ deve fornecer essas informações de maneira simples e direta, incluindo várias maneiras pelas quais os clientes podem entrar em contato com a empresa, se possível.
Aqui é importante tornar as informações interativas e clicáveis sempre que possível. Em vez de apenas informar um número de telefone, torne-o clicável para que os usuários possam ligar instantaneamente se estiverem em um dispositivo móvel, por exemplo, facilitando o contato.
Além de colocar a página “Fale Conosco” no menu principal, é uma boa prática adicionar alguma forma de contato em cada página, como um chat.
Por exemplo, é possível incluir um número de telefone na parte superior de cada página, ou uma caixa de bate-papo nas páginas de produto.
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Página de perguntas frequentes
Uma página de perguntas frequentes é essencial por alguns motivos.
Primeiramente, faz sentido para os clientes buscarem pela página quando têm uma pergunta sobre a loja ou produtos. Ou seja, um FAQ (Frequently Asked Questions – perguntas frequentes), fornece um lugar óbvio para eles buscarem a resposta.
Encontrar o que eles estão procurando de maneira rápida e fácil proporciona uma experiência positiva, além de aumentar a probabilidade de compra.
Muitas equipes de suporte ao cliente estão acostumadas a responder às mesmas perguntas sobre a disponibilidade de peças para máquina de lavar e os modelos disponíveis, repetidamente.
Se as pessoas puderem encontrar facilmente essas respostas por conta própria, isso economiza tempo e energia dos especialistas de suporte ao cliente, e então eles podem se concentrar em outros problemas.
Uma grande parte do SEO (Search Engine Optimization), isto é, a otimização do motor de busca, também é antecipar os tópicos com os quais os clientes se preocupam.
A página principal de FAQ pode fornecer respostas básicas para perguntas comuns dos clientes, mas também serve como ponto de partida para uma estratégia de conteúdo que pode expandir e desenvolver respostas em postagens de blog e guias.
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Política de Privacidade
Com as crescentes preocupações dos clientes sobre dados e privacidade, as empresas têm uma responsabilidade maior de lidar com dados de forma responsável e transparente.
Seguir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) exige um advogado para redigir a própria política de privacidade, e assim estabelecer diretrizes para garantir que todos os funcionários conheçam e sigam a política.
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Política de devolução
Sempre que os clientes optam por comprar um item online, eles correm um risco. Eles não podem experimentar roupas ou cheirar sabão e velas antes de fazer uma compra, e as fotos nem sempre se parecem exatamente com o produto.
A melhor maneira das empresas de e-commerce abordarem esse risco, de forma proativa, é com uma boa política de retorno.
A devolução qualificada e ordenada fornece informações claras sobre o que os clientes podem esperar do processo e quais os critérios devem ser atendidos para fazê-lo.
Para obter uma vantagem competitiva e obter mais vendas, toda empresa deve se certificar de que essa devolução seja o mais simples e perfeita possível.
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Blog da empresa
O blog de uma empresa que desenvolve projeto cozinha industrial, por exemplo, pode compartilhar as melhores e mais recentes informações sobre a organização ou setor, além de destacar novos estoques e promoções, bem como trazer dicas relacionadas à área de atuação, produtos e dúvidas/dores.
É preciso ser criativo quanto ao marketing de conteúdo, oferecendo desde a criação de vídeos que mostram como usar os produtos, até podcasts com entrevistas junto a especialistas do setor.
Também vale escrever postagens sobre as alterações que estão chegando e solicitar feedback aos clientes.
Outra estratégia que pode ser aplicada via blog é incentivar os clientes a entrarem em contato se houver algo que eles queiram ver e não foi abordado.
Esse feedback é o que há de mais importante para garantir o sucesso dos negócios de comércio eletrônico a longo prazo, trazendo até mesmo as experiências como estratégia de prova social sobre a qualidade dos itens e serviços.
Conclusão
O comércio eletrônico também permite que um negócio se expanda mais rapidamente do que os varejistas regulares.
É parte integrante de muitas empresas que dependem da venda de bens físicos ou serviços online.
No entanto, não é nada fácil gerenciar sozinho. Assim, os serviços de gestão de e-commerce tornaram-se vitais para toda e qualquer empresa que investe em um comércio eletrônico e que deseja crescer, visto que oferece, junto com as mudanças de hábitos dos consumidores.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.





