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5 vantagens de investir no marketing viral no seu composto midiático

Impactar milhões de pessoas é o sonho de todo empreendedor. No entanto, isso costuma custar muito dinheiro – a não ser que estejamos falando de marketing viral.

 

É possível ser visto por uma audiência massiva usando recursos limitados. Essa estratégia depende quase exclusivamente de como o público reagirá à sua campanha. 

 

É algo difícil de controlar, mas que pode ser incentivado por determinadas ações, como os canais de comunicação utilizados ou a mensagem a ser veiculada pela publicidade.

 

No texto a seguir explicamos o que é o marketing viral, quais são os benefícios de adotá-lo e muito mais.

Entenda o que é marketing viral

O marketing viral é uma estratégia que se concentra na criação de uma campanha altamente compartilhável, ou seja, viral. 

 

Embora um vírus geralmente não tenha significado positivo, o termo “viral” se refere a como um vírus se espalha. 

 

A ideia é criar conteúdos criativos e impactantes para atingir rapidamente o maior público possível, através do compartilhamento espontâneo.

 

Essa estratégia ganhou popularidade com a popularização das redes sociais. Mas o primeiro ato de marketing viral foi feito ainda pelo Hotmail. 

 

O serviço de e-mail incluía uma mensagem obrigatória na parte final de cada e-mail enviado pelos usuários: “Hotmail: e-mail poderoso e gratuito com a segurança da Microsoft. Faça agora.”

 

Com essa simples mensagem oferecendo um produto gratuito, o Hotmail tornou-se um dos serviços de e-mail mais utilizados no mundo.

Saiba como fazer marketing viral

Não existe uma fórmula para garantir o sucesso da campanha de marketing viral do fabricante de amaciante.

A fórmula é algo que é preciso e sempre dá resultados exatos e, nesse caso, você nunca consegue adivinhar se o seu plano vai funcionar ou não. Mas com estudos é possível mensurar melhor os riscos e potenciais de uma ação.

Do mesmo modo, vários fatores contribuem para a formação de um grande viral. Nem todos os planos de marketing têm esses elementos, mas quanto mais você usá-los em seu plano, mais poderoso ele se tornará. Confira alguns a seguir:

  1. Acesso gratuito e irrestrito

Uma das principais vantagens é que o conteúdo viral pode ser gratuito. Seja uma grande campanha, que exija um grande investimento, ou um simples vídeo filmado com o celular, o produto viral deve estar disponível ao público em locais de fácil acesso.

Fazer com que as pessoas paguem para ver seu conteúdo torna a viralização tão difícil quanto pagar por espaço na mídia.

Oferecer conteúdo a preços extremamente baixos pode atrair o interesse de muitas pessoas. Mas oferecer de graça vai gerar mais interesse e mais rápido.

O objetivo principal do curso NR 10 é ter o poder de ser compartilhado livremente pelas pessoas.

  1. Explore emoções e surpreenda

A motivação e o comportamento do público são a chave para um trabalho que se torna viral. As pessoas são movidas por emoções e desejos, e para que a estratégia de marketing viral funcione, elas precisam sentir algo.

Portanto, não tente ficar em cima do muro ou transmitir uma mensagem neutra. O objetivo é despertar a reação e a surpresa.

Não é fácil: você tem que entender seu público e pensar muito para evitar as estratégias e ideias que muitas vezes norteiam suas campanhas de marketing.

  1. Escolha uma plataforma acessível

O marketing viral só dá certo se for fácil de compartilhar. Por isso, o meio que você escolhe para veicular a campanha deve facilitar a replicação de conteúdo.

Alguns exemplos:

  • Comunidades;
  • Fóruns;
  • Redes sociais;
  • E-mail.

Estas plataformas são ideais porque foram concebidas precisamente para transmitir conteúdos e informações.

Então, o despachante online não precisa fazer um grande esforço para viralizar. Muitas vezes, basta clicar em um botão.

  1. Conte histórias

O marketing viral está preocupado em passar uma mensagem duradoura. Sim, ele não quer vender um produto ou serviço, ele quer contar uma história.

Pesquisas apontam que o nosso cérebro se torna mais ativo quando ouvimos uma história. Além da parte da linguagem, o cérebro ativa áreas que seriam utilizadas se vivêssemos a situação que está sendo contada.

Isso quer dizer que histórias mexem com nossas memórias e emoções. Logo, são um dos melhores formatos para reter informações.

  1. Atenção ao ciclo de vendas

No entanto, isso não impede que o aparelho de endoscopia esteja presente na estratégia e no conteúdo viralizado.

Se for esse o caso, você tem que estar preparado para atender à demanda do consumidor em vez de acabar oferecendo algo que eles não podem ter por falta de estoque.

Se você for exibir algum de seus produtos ou serviços no viral, tenha certeza de que ele estará disponível para compra pelo público. Não adianta colocar à venda sem ter condições.

Conheça os benefícios do marketing viral

Essa prática é cada vez mais comum nos dias de hoje, aceita por diferentes tipos de negócios, principalmente na indústria da música, que lança diversas grandes estrelas através do marketing viral.

Contudo, a vantagem não se limita ao número de visualizações. Aqui estão alguns benefícios que tornam possível qualquer campanha de marketing viral, não importa o tamanho do seu negócio.

Baixo custo de investimento

O valor que se gasta em uma campanha de marketing viral é baixo, principalmente quando se consideram os resultados que podem ser alcançados com uma estratégia bem executada.

A viabilidade financeira deve-se a um simples fato: os meios de comunicação são gratuitos.

Como os custos financeiros são praticamente inexistentes, é preciso muito esforço e dedicação para criar conteúdos sobre automatização industrial que sejam contagiantes.

Ótimo alcance na exposição da marca

Os internautas estão sempre em busca de informações, conselhos e recomendações. Muitas vezes, eles encontram o que desejam através de amigos nas redes sociais, influenciadores e mecanismos de busca.

Como resultado, entregar conteúdo que tenha impacto em um público faminto por informações só pode oferecer muita visibilidade, com base na força do hábito de compartilhar e recomendar aos amigos.

O marketing viral se destaca em relação aos outros formatos de divulgação pela espontaneidade e facilidade de partilhá-lo com amigos.

Alguém pode se deparar com um anúncio de areia para filtro de piscina no TikTok e mandar o link para conhecidos com um clique.

A partir daí, a mensagem já começa a se espalhar e a marca passa a se consolidar na memória de cada vez mais pessoas.

Permite construir uma sólida reputação

O conteúdo viral tem um enorme impacto na reputação e nas pessoas de uma empresa.

Um exemplo disso são os indivíduos antes anônimos que de repente atraem uma atenção pública quase imensurável, a ponto de se tornarem celebridades.

Quando uma marca de galpões de lona chega a esse ponto, ela naturalmente se torna uma referência na área de atuação, ganhando autoridade e fama.

Isso ocorre em grande parte porque o conteúdo pode atingir uma ampla gama de pessoas interessadas no tema, ou seja, pode haver segmentação da audiência no marketing viral.

Implementação simples

É muito simples montar uma campanha de marketing viral, pois cada canal de comunicação otimiza o compartilhamento de determinados formatos de conteúdo.

Por exemplo, se a campanha lançada for em vídeo, o canal mais indicado é o YouTube. Se for um artigo de alta qualidade, você deve ter um blog bem estruturado.

Com o conteúdo preparado, é hora de trabalhar no networking com foco nos defensores da marca, segmento que pode se interessar pelo que sua empresa tem a oferecer.

O melhor é que não é preciso entrar em contato com pessoas já famosas online, mas isso também é possível. Basta contatar um influenciador que tenha algo em comum com a sua marca e, acima de tudo, uma boa média de retweets, impressões e engajamentos.

Feedback imediato

Há muitos recursos que existem na maioria dos canais e redes sociais, como botões de curtir, reações, caixas de comentários e métricas de visualização.

Graças a esses e outros elementos, o compartilhamento instantâneo com o público ou com pessoas específicas pode incentivar comentários muito rapidamente.

A maioria dos usuários das redes sociais adora postar comentários, sejam elogios, críticas ou sugestões sobre assinatura digital como fazer. Isso significa que o marketing viral pode fazer com que muitas pessoas falem sobre sua marca.

Conclusão

Ao terminar de ler este artigo, você entende como o marketing viral pode chamar a atenção para a sua marca.

Embora não exista a fórmula certa ou a garantia total de que o conteúdo vai viralizar, agora você sabe que existem certas regras para aumentar o potencial de viralização.

Então, chegou a hora de colocar sua mente para trabalhar, despertar a criatividade e criar um trabalho que mova seu público.

Não se esqueça de criar complementos para manter as campanhas rentáveis e armazenar tudo isso em uma página de fácil acesso para a base de clientes e pessoas interessadas, bem como para o acompanhamento e mensuração do case, sempre que necessário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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