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Marketing de influência: Saiba o que é e como utilizar

Você já ouviu falar no termo marketing de influência? Essa é uma estratégia muito vantajosa que pode ser aplicada nas redes sociais em parceria com personalidades de relevância nesses ambientes para alcançar mais potenciais clientes, tendo relevância frente a esse público.

 

Na prática, a estratégia consiste em uma pessoa influente gravar/publicar um conteúdo relacionado à marca para divulgar e fortalecer o negócio do parceiro.  

Contextualizando o marketing e o marketing de influência

Vivemos a era do marketing no ambiente digital e, nesse cenário, diversas pessoas se tornaram produtoras ativas de conteúdo, seja nas redes sociais, seja para blogs e sites. 

 

Com isso, passaram a se tornar referência no segmento que abordavam por meio de textos e vídeos, por exemplo.

 

Neste cenário, as pessoas que possuem um elevado número de seguidores acabam se diferenciando e, de fato, tornam-se influenciadoras. 

 

Ou seja, outras pessoas vão seguir e buscar opiniões diversas dessas personalidades acerca dos temas antes de tomar uma decisão. 

 

Para entender como essa ação pode ser importante para a sua empresa, no sentido de obter resultados positivos na estratégia digital, prossiga a leitura!

O que é marketing de influência?

Um influenciador digital possui um elevado número de seguidores nas mídias sociais, tornando-se notório em seu nicho e, por vezes, até frente a sociedade. 

 

Dessa forma, o marketing de influência se apropria dessa estratégia para criar parcerias com as pessoas que possuem visibilidade, desenvolvendo campanhas mais efetivas e que possibilitem alcançar um novo público com maior potencial de se tornarem clientes.

 

Isso ocorre porque os leads acreditam nessas personalidades e tem similaridades com o público-alvo da marca. 

 

Assim, de modo geral, a ideia é trabalhar com pessoas que produzem conteúdo de qualidade, promovendo visibilidade, de modo a criar um bom relacionamento e uma imagem positiva para o negócio. 

 

Ou seja, quando um influenciador digital fala sobre sua empresa, ele conquista novos clientes para a marca, gera confiança e, ainda, pode fazer com que clientes antigos comprem novamente. 

 

Isso ocorre porque o influenciador digital possui um grande número de pessoas que o acompanha diariamente, além de um elevado engajamento. 

 

Os influenciadores atuam em diferentes segmentos, seja na área da moda, da educação ou de produtos de beleza. 

 

Dessa forma, se sua marca deseja aumentar o número de clientes e se consolidar positivamente com o público, é essencial buscar por esse tipo de parceria. 

Por que investir no marketing de influência?

De modo geral, é interessante investir em marketing de influência porque essa ação gera muitos benefícios para a  marca, desde o aumento da visibilidade até a possibilidade de atrair novos clientes. 

 

Para que você entenda melhor os motivos pelos quais é importante investir no marketing de influência, preparamos uma lista abaixo com os principais benefícios dessa técnica. 

 

Assim, os benefícios do investimento em marketing de influência  são:

 

  • Alcançar novos clientes para a marca;

  • Agregar valor;

  • Gerar confiança em relação à marca;

  • Aumentar o potencial de marca;

  • Reativar antigos clientes de forma facilitada;

  • Influenciar positivamente a decisão de compra.

 

A palavra-chave nesse processo é confiança. Ou seja, o cliente confia no influenciador e passa a pesquisar/se interessar pela marca, adquirindo o produto da empresa. 

 

Como consequência, novas pessoas irão utilizar o produto também, pois foi estabelecida uma relação de interesse e valor – que também podem indicar a outras pessoas. 

 

Outro ponto que vale a pena destacar é a possibilidade de atingir o público direcionado para a marca.

 

Ou seja, segmentar as pessoas por meio da estratégia.

 

Isso faz com que ocorra um processo de aceleração na decisão de compra, já que as pessoas possuem afinidade com a temática trabalhada. 

O marketing de influência na prática 

Agora que você entendeu os benefícios que a prática proporciona para as empresas, vale a pena entender como essa estratégia pode ser aplicada. 

 

Para isso, algumas perguntas precisam ser respondidas, sobretudo, quando falamos sobre os objetivos da empresa. Assim, algumas perguntas que precisam ser respondidas são:

 

  • Quais são os objetivos da sua marca?

  • Qual é o influenciador mais próximo desses objetivos?

  • Qual orçamento pode ser investido nessa ação?

  • Qual público pretende atingir com a ação?

 

Para que a estratégia seja traçada de forma correta, é essencial que a empresa delimite sua persona, ou seja, consiga identificar as preferências do público, considerando hábitos e gostos gerais.

 

Isso ajuda no processo de determinar os melhores influenciadores para a parceria com a marca. 

 

Inclusive, o influenciador não deve ser escolhido somente pelo seu número de seguidores, mas por uma afinidade com os objetivos da empresa. 

 

A partir disso, sua empresa consegue criar uma parceria saudável e próspera com o influenciador, levando em conta a criatividade para a elaboração do conteúdo e uma definição acerca dos formatos. 

 

Ficou interessado nessa prática? Então, realize o planejamento para implementar em sua empresa de forma efetiva e estratégica.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

 

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