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Avaliação de desempenho: você sabe o que é?

avaliação de desempenho

Em uma grande organização, pode ser difícil manter a harmonia entre muitos indivíduos, valorizando aqueles que se sobressaem e acompanhando seu desenvolvimento. Por isso, a avaliação de desempenho se mostra uma indispensável ferramenta corporativa.

Para que o desempenho, entregas e expectativas sejam alinhadas, é fundamental que ocorram reuniões periódicas entre liderança e colaboradores. Isso faz com que o desempenho esperado esteja sempre exposto para cada funcionário.

No entanto, no momento de acompanhar o desenvolvimento, contar com metas objetivas e avaliações de pares garante que o desempenho seja quantificado e, com isso, o reconhecimento seja adequado pelo esforço realizado e pelas conquistas obtidas.

Para um funcionário de uma empresa que trabalha com vendas de tela proteção cachorro retrátil, importa tanto os números de vendas realizadas quanto o tratamento conferido a clientes e o comportamento junto aos colegas de equipe.

Por isso, a avaliação de desempenho, em todos seus possíveis formatos e considerando as particularidades de cada atividade, têm se mostrado um valioso mecanismo para empresas que contam com muitos funcionários.

O que é avaliação de desempenho?

Dependendo da atividade, pode ser muito difícil metrificar o desempenho de um profissional. Por isso, a avaliação de desempenho surge para garantir que seja possível que a área de Recursos Humanos quantifique a performance.

Essa quantificação não necessariamente funciona apenas para um indivíduo, mas também de forma coletiva e qual foi o grau de colaboração de cada um em um determinado desempenho da área que integram também.

Em uma equipe que trabalha aplicando papel de parede para quarto colorido, além da quantidade de aplicações que foram realizadas, pode ser importante também conseguir metrificar como a equipe se comportou e qual foi sua avaliação perante colegas e clientes.

Munido dessas informações, o profissional de RH pode estabelecer rankings, compreender quais são os funcionários que melhor têm se aplicado em seu serviço, quais melhorias as áreas e cada um dos colaboradores deve buscar e quais não têm desempenhado bem.

As avaliações de desempenho devem tratar de muitos pontos tanto objetivos quanto subjetivos, uma vez que não ficam apenas restritos em metas diretas e sim devem focar em desenvolvimento, melhoria e inovação.

Entre os pontos que devem ser analisados nessas metas, pode-se destacar alguns que são os principais:

  • Crescimento pessoal;
  • Crescimento profissional;
  • Correções de desempenho;
  • Aumento de produtividade;
  • Alinhamento com o perfil da empresa.

Para que uma meta seja considerada adequada, é muito importante que ofereça algumas características como ser específica, seja de fácil medição e que permitam que sejam atingíveis. É essencial que sejam metas relevantes e definidas com tempo certo.

Ao se tratar de uma grande empresa que trabalha com perfuração de concreto, contar com diversos funcionários nas mais diversas atividades faz com que as metas devam ser adequadas para cada função, permitindo que o desempenho seja adequadamente medido.

Embora sejam apenas uma parte da avaliação de desempenho, as metas também são importantes para auxiliar a mensurar a performance individual e coletiva. Essas metas devem ser estabelecidas em conjunto com o funcionário.

Esses são alguns pontos que auxiliam a chegar em metas que sejam possíveis e que garantam o crescimento da empresa em um todo. Outros aspectos de como realizar uma avaliação de desempenho serão vistos a seguir.

Como fazer uma avaliação de desempenho?

Como já tratado, uma avaliação de desempenho não consiste apenas em distribuir, de forma unilateral, algumas metas para serem executadas pela equipe e que serão cobradas de tempos em tempos.

É importante que haja um acordo entre os colaboradores e seus gestores no momento de estabelecer as metas, que devem ter prazo certo e expectativas claras, para que funcionem da forma mais adequada.

Se uma funcionária trabalha oferecendo limpezas para piso quarto casal, é imprescindível que saiba que suas metas incluem, por exemplo, x limpezas vendidas no semestre e determinada nota de satisfação de clientes.

Embora o mais esperado seja que o desempenho seja analisado, de maneira formal, após um semestre, ano ou outra medida de ciclo que a empresa utilize, é possível também que a performance seja percebida e calibrada durante o processo.

Para isso, é essencial que gestores e colaboradores mantenham uma boa dinâmica, que permita que sejam realizados encontros e reuniões para trocas de feedbacks e sugestões de melhorias, buscando o melhor desempenho para toda a equipe.

Para tanto, é possível que os colaboradores mantenham, por exemplo, um ponto de encontro na recepção em um rack servidor perfurado para um café semanal na própria empresa. Isso garante que observações possam ser trocadas de forma mais leve.

Esse tipo de avaliação, mais imediata e informal, não substitui a formal e objetiva, mas pode garantir que algumas correções sejam mais rápidas e que a rota seja readequada conforme a equipe se ajusta.

O gestor pode garantir, inclusive, que o funcionário procure formas de se aprimorar dentro da própria empresa, como buscar certificações, ampliar seu conhecimento e iniciar uma pós-graduação, curso Nr 18 ou maiores especializações.

Para além disso, é possível perceber também que, no cotidiano, alguns problemas e pontos que podem ser melhorados devem sempre estar no radar do gestor, facilitando assim a metrificação do desempenho do colaborador e facilitando a operação como um todo.

Já na avaliação formal de desempenho, é interessante que o processo seja comunicado para o funcionário em uma conversa apontando os aspectos positivos da avaliação e os negativos para que possam se transformar em melhorias.

Assim, quando for necessário algum ajuste, pode ser feito com a precisão de um uso de disco de corte pequeno, ao invés de ser realizado um corte maior em um momento posterior.

Sempre é importante, também, aproveitar o momento da avaliação de desempenho para compreender quais as expectativas do colaborador em relação à carreira na empresa, assim como entender quais possíveis pontos de insatisfação existem.

Vantagens de realizar avaliação de desempenho

Existem inúmeros benefícios de se realizar, de forma periódica e organizada a avaliação de desempenho, mas o principal deles, sem dúvida, é garantir transparência junto ao colaborador sobre pontos fortes e possíveis melhorias.

Poucas coisas mantêm de forma mais consistente a alta motivação que saber que tem papel claro dentro do próprio crescimento em uma corporação. A avaliação de desempenho confere justamente isso ao funcionário.

Outro ponto essencial é garantir que haja justiça entre os colaboradores, oferecendo maiores bônus, promoções, prêmios como vinho seco adocicado e vantagens para aqueles que se esforçam e chegam a resultados objetivos dentro da dinâmica da empresa.

Sem que haja uma metrificação clara, considerando o profissional em sua integralidade, não há possibilidade de estabelecer uma hierarquia, garantindo justiça no momento de uma promoção e, se houver necessidade, também na hora de uma demissão.

Considerações finais

Está mais do que claro para grande parte das empresas, atualmente, que as entregas e os dados precisam de um desfecho nos determinados ciclos, sejam trimestrais, semestrais ou anuais.

Cada equipe tem suas metas particulares, mas a avaliação de um grupo não reflete o desempenho individual de cada membro e cada participante. Ou seja, cada pedaço desenvolvido de um projeto ou de uma área precisa ser avaliado.

É por isso que, como demonstrado ao longo deste conteúdo, a avaliação de desempenho é mais do que necessária para o desenvolvimento da empresa como um todo.

As companhias que não fazem esse tipo de métrica penam para conseguir medir seus esforços e, principalmente, entender se as contratações estão sendo efetivas ou não.

Números costumam fazer muita diferença na avaliação de cada entrega e são extremamente importantes. No entanto, quando o assunto é avaliar um funcionário, as pessoas são ainda mais relevantes.

Medidas quantitativas pelos números mostram o quanto as entregas estão sendo endereçadas conforme a demanda.

Porém, na hora de avaliar comportamento, liderança, integração entre o avaliado com a equipe, entre outras questões, somente as palavras de uma avaliação humana e sincera, visando o crescimento pessoal e da empresa, é que realmente funcionam.

Não há ainda no mundo corporativo melhor ferramenta do que uma avaliação de desempenho formal, bem estruturada e que estabeleça os princípios de um bom feedback.

Esse espaço torna-se, de fato, o que move as pessoas a melhorar seus pontos negativos e a potencializar os pontos positivos. Isso fica ainda mais claro para os processos de tomada de decisão em reuniões e comitês que julgam as consequências dessa avaliação.

Portanto, se uma pessoa teve êxito tanto no trabalho com as entregas quanto na avaliação comportamental evidenciada pelos comentários no documento de desempenho a chance de uma promoção é grande. E o contrário também é válido.

Se houver um caráter negativo, os pontos de atenção podem se tornar uma decisão mais acertada em casos de demissão e de corte de custos.

Por isso, uma avaliação de desempenho bem coordenada pode trazer, a longo prazo, resultados altamente satisfatórios para um grupo empresarial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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