Atração de leads: Saiba os segredos

O marketing digital é essencial para as empresas nos dias atuais, ainda mais quando se emprega o Inbound Marketing em processos de divulgação via internet. 

Toda a tecnologia à disposição da sociedade mudou a vida de muitas pessoas, sob os mais diferentes aspectos. 

Inclusive no mundo corporativo, em que as empresas buscam metas e objetivos distintos, a otimização na rotina de trabalho e a melhoria das vendas se mostram ainda mais fundamentais para a obtenção de bons resultados.

Por isso, a publicidade faz parte da realidade empresarial há muito tempo, e com isso o marketing digital se tornou um campo para se explorar. 

Afinal, há muitos benefícios quando se coloca esse modelo de divulgação em prática, principalmente devido a grande presença de potenciais clientes no ambiente online.

No entanto, as empresas não podem se conformar com o que é oferecido. A movimentação observada dentro do marketing digital é ágil, obrigando adaptações que podem levar a inovações e, desse modo, é importante estar sempre à frente da concorrência e atento às novas tendências.

Por isso é preciso contar com mão de obra especializada, pois muitos processos que envolvem o inbound marketing estão relacionados a experimentos e descobertas, avaliando de forma constante os objetivos da marca e o comportamento dos clientes/usuários.

Também é preciso levar em consideração que as mudanças tecnológicas estão ocorrendo constantemente, seja de forma gradativa ou ágil, sendo preciso acompanhar cotidianamente.

Isso se mostra ainda mais necessário ao considerar a razão, por parte de algoritmos, e a emoção encontrada em internautas, adequando as campanhas aos dois olhares.

Assim, um trabalho conjunto entre uma empresa e profissionais da área de comunicação permite a busca por novas metas e objetivos, sempre propiciando um resultado satisfatório, identificando de forma efetiva esses comportamentos.

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Marketing digital aplicado de diferentes formas

Até o fim do século XX, a publicidade era primordialmente centrada em mídias tradicionais, como intervalos em programas de rádio e TV, revistas, jornais, busdoor e outdoor.

Alguns elementos de comunicação visual também eram explorados, como Stopper PDV em padarias, supermercados e mercearias. 

A partir dos anos 2000, a tecnologia se tornou mais acessível para grande parte da população, com a internet invadindo os lares de diferentes formas, em equipamentos dos mais variados tipos, como computadores e celulares. 

Já na segunda década do século XXI, muitos aparelhos eletrônicos utilizam a internet como principal fonte de informação e entretenimento, fazendo parte da rotina das mais diferentes formas. 

Muitos objetos foram substituídos por computadores e celulares inteligentes, ou smartphones, e cabe às empresas explorar ao máximo a forma como se comunicar com os consumidores nessa nova rotina mais dinâmica.

Dentro dessa nova realidade, as empresas devem estar presentes nas mais diferentes plataformas digitais. 

Com isso é possível posicionar a marca dentro da realidade do público-alvo e se fixar no imaginário e rotina, e isso pode ser feito utilizando as diferentes ferramentas e canais de marketing digital, entre os quais:

  • Anúncios em redes sociais;
  • Conteúdo original;
  • Mensageiros eletrônicos;
  • Podcasts e áudios.

As estratégias empregadas em uma campanha de marketing digital utilizam de ferramentas apropriadas para propagar anúncios que sejam de relevância para o consumidor interessado. 

Isso é fundamental para melhorar a inserção da marca no mercado e aumentar as vendas de produtos e serviços.

Formação de clientes com técnicas aprimoradas

A implementação do inbound marketing é uma forma de atrair clientes para uma empresa e, consequentemente, para os produtos e serviços oferecidos para o mercado consumidor. 

Diferente do marketing tradicional, que funciona por meio de interrupções sobre ações realizadas pelo consumidor, o inbound marketing apresenta caminhos que o cliente passa, partindo da posição de lead para a fidelização junto à marca. 

Para entender melhor, basta entender os quatro passos empregados pelo inbound marketing, que são:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Conclusão de venda;
  • Fidelização e encantamento.

Quando uma pessoa procura um saquinho de algodão personalizado para um evento, por exemplo, a busca parte a partir de sites com essa finalidade. 

É nesse momento que entra em cena a prática de SEO (Search Engine Optimization), em que palavras-chaves são utilizadas para atrair pessoas interessadas em determinado produto, ou sanar uma dúvida, a um site corporativo ou uma loja virtual. 

A partir de então, o lead entra na jornada de compra, em que a empresa precisa apresentar soluções eficientes para os problemas apresentados, ou, nesse caso, comprar um saquinho personalizado que seja de algodão e atenda às demais necessidades e valores do usuário.

A essa altura é possível fazer a captação de dados, como nome, telefone e e-mail. 

Em contrapartida, a empresa pode oferecer recompensas, como descontos para primeira compra, frete grátis e entrega rápida, ou mesmo um conteúdo mais denso sobre o uso desses itens em uma estratégia, caso seja um empreendimento B2B.

A conclusão de venda é obtida quando o lead clica no botão “finalizar compra”, se transformando em cliente. 

Todo o processo de inbound marketing apresenta sucesso, porém, há ainda mais um passo para a fidelização ou encantamento do cliente, que se baseia no relacionamento e práticas para que ele retorne e divulgue a marca.

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Explore o relacionamento entre marca e consumidor

Quando uma venda é finalizada, o cliente volta ao patamar de lead, e por isso é preciso manter o encantamento, ou a fidelização, por estratégias que envolvem o marketing de conteúdo ou mesmo o remarketing 

Com os dados em mãos, é possível enviar novos produtos e serviços à disposição dos clientes, ensinando boas práticas sobre os produtos comprados ou mesmo apresentando materiais que se relacionam com ele.

As informações transmitidas devem ser relevantes, para manter a confiança intangível e necessária em todos os sentidos.

Quando uma fabricante de produtos de limpeza ecológicos produz artigos, textos, vídeos ou podcasts sobre os cuidados com o meio ambiente, a empresa está falando com o público-alvo de forma direta. 

Entretanto, isso não impede em atrair novos leads, e isso está dentro do escopo do inbound marketing e do marketing digital, criando novas oportunidades de negócio.

Marketing de conteúdo atrai leads em potencial

A produção de marketing de conteúdo é parte fundamental de uma campanha publicitária, ainda mais quando se trata de ambientes digitais. O aumento no número de acessos a um site ou blog corporativo

A apresentação de um blog informativo de uma clínica veterinária 24 horas Moema vai atrair diversas pessoas interessadas no assunto de animais de estimação, cuidados com os bichinhos e outros temas que podem ser explorados, delimitando a essa região.

Por isso é preciso ter um site otimizado, com ferramentas que ajudam na geração de leads e promovam a jornada de compra dentro de um funil de vendas efetivo. 

Assim, é possível transformar uma pessoa que visita o site em potencial cliente em curto e longo prazo.

Segmentação de público-alvo mais eficiente

Cada pessoa é diferente e pode ter dúvidas sobre determinado serviço ou produto que não foi esclarecido em qualquer outro momento. Do mesmo modo, a confiança e a jornada de compra podem se mostrar de formas distintas.

Por esse motivo, a segmentação de público pode vir a partir desse caminho, em que os interesses pessoais podem fazer sentido para outros consumidores e delimitar diferentes nichos e perfis de potenciais clientes, apresentando soluções que sejam atraentes para esses leads.

Uma clínica especializada em emagrecimento com ozonio pode apresentar as vantagens desse tratamento em vídeos institucionais, servindo como um canal de comunicação dentro dos comentários.

O contato com os leads pode ser uma forma de atração, a partir do inbound marketing apresentado e fortalecido por esse comunidade. Já a conversão e a finalização de compra está inserido em toda a trajetória que pode ser apresentada.

Automação digital é realidade na informática

Dentro do ambiente digital é possível aplicar estratégias do marketing digital que visam a ampliação de vendas a partir da automação digital.

Isso pode ser feito a partir do envio de e-mails programados para chegar à caixa de entrada do lead em horários específicos e que atendam determinadas características. 

Contudo, para que sejam ainda mais efetivas, é preciso mesclar as estratégias, para não configurar spam e acabar sendo bloqueado.

Um profissional especializado em automação pneumática industrial pode receber novidades de escolas e cursos que atualizam e apresentam novos maquinários e técnicas, por exemplo. 

Mas para isso é preciso verificar como esse profissional visita os sites, participa de webinar ou ouve podcasts, utilizando essas diretrizes para configurar o disparo do e-mail.

A insistência faz parte da publicidade desde os primórdios, mas também cabe o bom senso por parte das empresas no uso das informações e manutenção do contato, de modo que o usuário seja cativado pela marca.

Plataformas digitais devem ser exploradas

Quando um escritório precisa fazer a locação de impressoras multifuncionais SP, a busca pode ser feita por um site de pesquisa específico ou mesmo pelas redes sociais.

Isso pois, o que ocorre é que as redes sociais estão relacionadas a algoritmos, e cada vez mais inseridas como mecanismos de busca e base de dados nos buscadores, utilizando cookies que são aceitos pelos usuários de internet para um melhor direcionamento dos anúncios.

Sendo assim, é muito importante explorar as redes sociais, levando em consideração o público-alvo de cada plataforma. 

Apesar de novas, há pessoas conservadoras, despojadas, interessadas em assuntos específicos, entre outros tipos de personas digitais.

Portanto, o marketing digital deve identificar qual o tipo de publicação é mais interessante, quais as formas de comunicação podem ser exploradas e o tratamento quanto à interação com cada um desses públicos. 

Acertar o tom é muito importante e essencial para se manter entre os assuntos de maneira positiva e estreitar a relação com os potenciais clientes.

Aprenda com as experiências transformadoras

Por fim, é importante que as empresas entendam o funcionamento no ambiente digital, a exploração que é possível empreender junto ao marketing digital nas mais diferentes plataformas.

As experiências pelas quais passam internautas são proporcionadas pela aplicação do inbound marketing, atraindo leads de diferentes formas, com iscas que funcionam de forma específica para cada público a ser alcançado.

Quando uma empresa oferece serviços relacionados a desentupidora Pinheiros, é preciso focar em leads que agregam valor, como centros comerciais, condomínios residenciais e empresariais, e mesmo casas e sobrados em bairros da região de atendimento. 

Logo, o investimento em marketing digital é importante e muito necessário, qualquer que seja o momento em que a empresa passa.

Com estratégias sólidas, dinâmicas e inovadoras é possível observar o aumento no número de clientes interagindo nos sites e lojas virtuais, assim como nas redes sociais e outras plataformas digitais. 

Dessa forma, a empresa cresce proporcionalmente, com o crescimento da venda de produtos e serviços, além do destaque primordial perante a concorrência, servindo até mesmo com referência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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