Marketing de Conteúdo: Nova estratégia de

O marketing digital cada vez mais se destaca como a estratégia ideal para ter relevância na web. O Marketing de Conteúdo é uma parte imprescindível desse método.

Conquistar clientes pela internet é uma questão de saber agregar valor à vida cotidiana deles.

Por esse motivo, a marca tem de se posicionar de maneira cativante para, assim, ganhar evidência em um cenário extremamente competitivo.

Se você quer saber como usar o marketing de conteúdo a seu favor, leia o texto que vem a seguir e conheça a definição dessa estratégia, os pontos principais para a aplicação dela e os benefícios que pode proporcionar aos negócios mais diversos, desde fábrica de bolsa térmica para empresa até empreendimentos B2C.

O que é marketing de conteúdo?

Esse tipo de marketing é focado na produção de conteúdo de qualidade para informar a base de clientes de uma empresa, independentemente de qual seja o público-alvo. 

Com isso, é tipicamente implementado junto com campanhas de anúncios tradicionais, mas sua base é no rankeamento orgânico.

O ponto central da estratégia é que a acessibilidade e o grande número de ofertas presentes na internet faz com que os consumidores prefiram interagir com materiais realmente valiosos e que buscam sanar dúvidas reais.

Desse modo, para atrair clientes com preço tubulação de cobre para ar condicionado não basta oferecer preços em conta, é preciso associar a oferta à conteúdos que tragam informações novas, como um post nas redes sociais da empresa destacando os benefícios do uso desse tipo de tubulação.

Dessa forma se torna mais fácil chamar a atenção de clientes em potencial, uma vez que eles estiverem navegando pelo site ou pelo perfil da empresa, basta continuar disponibilizando conteúdos até o momento da conversão.

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Dicas para fazer marketing de conteúdo de qualidade

A publicidade clássica tem uma série de regras de redação e veiculação. Isso também acontece na internet.

A web é um meio de comunicação cheio de oportunidades e possibilidades altamente vantajosas.

As empresas de corretor porto seguro auto tem que saber se comunicar por meio dela de forma eficiente. Continue lendo para saber como fazer isso. 

  • SEO para atrair leads

Conseguir um bom ranqueamento nos sites de busca está entre as prioridades de qualquer empresa que investe em posicionamento online.

Saiba que esse ranqueamento não é arbitrário. Os algoritmos avaliam uma série de características das páginas para determiná-lo.

Para isso existem as regras de SEO, sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca.

São dicas relacionadas à estrutura de posts, sites e derivados que, quando seguidas, ampliam muito a relevância do marketing de conteúdo de uma dedetizadora 24 horas, por exemplo.

Algumas regras de SEO são:

  • Uso de palavras-chaves populares;
  • Criação de conteúdo totalmente original;
  • Títulos atrativos e verdadeiros;
  • Design otimizado.

As palavras-chaves são os termos mais pesquisados em sites como o Google e o Bing para encontrar determinados assuntos. Assim, é necessário incluí-las no conteúdo produzido para que as pessoas o encontrem facilmente.

O Google tem algoritmos com recursos para analisar a originalidade dos posts. Então, não adianta copiar textos bem posicionados para tentar trapacear, pois além de consistir em plágio (o que é contra a lei), as ferramentas identificam e punem materiais duplicados e os sites responsáveis, evitando que estes apareçam nas buscas.

Também é muito importante que o título do conteúdo reflita exatamente o tipo de informação que ele traz e estimule o internauta a interagir com o conteúdo.

Se um resultado indica informações sobre conserto de placa de aquecedor solar, o conteúdo tem de refletir isso. Caso contrário, as pessoas não irão terminar de ler e não serão convertidas.

Por fim, o site tem que apresentar uma boa navegabilidade. Há estratégias para otimização de webdesign que consideram desde a cor e uso de imagens, até o posicionamento de menu e tempo de carregamento.

  • Link building

Outro ponto fundamental para conquistar notoriedade nos mecanismos de busca é fazer link building.

O nome em inglês identifica o uso de links, internos ou externos, nos posts veiculados em sites e blogs.

Essa estratégia serve tanto para complementar a navegação dos usuários quanto para o site ser melhor avaliado pelos algoritmos das plataformas de busca.

Os links internos são aqueles disponíveis no mesmo site e, nesse caso, o blog do curso de bombeiro civil em Cajamar pode disponibilizar links para posts relacionados que tragam mais informações sobre a área, por exemplo.

Assim, as pessoas terão acesso a mais informações e passarão mais tempo na página, além de aumentar a confiança desses usuários em relação ao potencial dessa escola.

Já os links externos são aqueles que direcionam para sites parceiros. Para isso, estabeleça parcerias com domínios que tenham relação com a sua área e melhore a sua imagem digital, visto que isso também melhora a classificação das plataformas de busca.

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  • Redação e revisão

Quem produz conteúdo textual na internet tem que dominar as normas da língua portuguesa.

Esse é um elemento indispensável para criar materiais que realmente informam e engajam os leitores, tendo valor e qualidade.

Textos sobre motores para portões em Fortaleza com muitos erros de escrita não trazem credibilidade e prejudicam a comunicação.

Por isso procure contratar redatores que tenham esse domínio. Além disso, empregue uma política de revisão minuciosa e constante.

Com esse controle de qualidade mais assertivo o marketing de conteúdo tem tudo para alcançar grandes resultados.

Quais são os benefícios do marketing de conteúdo?

Chegou a hora de explicar melhor porque o marketing de conteúdo pode ser tão benéfico para a sua empresa.

Segundo a pesquisa Content Trends publicada em 2018, 73% das empresas brasileiras usam essa estratégia.

É uma parcela muito significativa e demonstra que esse método realmente funciona.

Acompanhe os tópicos que vem a seguir e conheça os principais benefícios do marketing de conteúdo.

  • Aumento do tráfego no site

Os mecanismos de busca, principalmente o Google, são os veículos mais usados pelas pessoas à procura de informação na internet.

Ou seja, se a clínica veterinária especializada em emergencia para cachorro tem um bom posicionamento nesse meio, ela vai aparecer para mais pessoas.

Desse modo, o site da clínica vai ter um aumento de tráfego expressivo e, com o passar do tempo, vai construir um público fiel.

  • Qualifica os leads

Quanto mais informações um cliente em potencial (lead) tem, maiores são as chances de ele ser convertido.

O consumidor passa a criar familiaridade em relação à marca e quando chegar o momento de tomar uma decisão de compra ele vai considerar essa marca primeiro.

Para esse benefício ficar mais claro, pense no conceito do funil de vendas.

O funil é composto pelas etapas:

  • Descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

A descoberta acontece quando a pessoa toma conhecimento de um problema e passa a pesquisar soluções para ele.

Nessa hora as empresas têm de nutrir o possível cliente com conteúdos como ebooks e infográficos. É importante solicitar algum dado de contato, como e-mail ou número de celular.

O reconhecimento do problema e a consideração da solução fazem parte do meio do funil.

Nesses estágios a propensão de compra começa a aumentar. Continue disponibilizando conteúdo qualificado para manter o interesse.

Se a equipe de marketing conseguir administrar bem esse relacionamento, a pessoa interessada vai chegar ao fundo do funil, no qual completará a compra.

  • Mais engajamento

Quando os clientes de primeira viagem tem uma experiência inicial positiva, eles com certeza voltarão a comprar com a mesma empresa.

Cria-se, então, uma relação frutífera em que os consumidores passam a engajar com as publicações da marca nas redes sociais.

Outra evolução dessa dinâmica é que eles tendem a recomendar a empresa para amigos e colegas, atuando como divulgadores voluntários. Em outras palavras, clientes chamam mais clientes.

Assim, o marketing de conteúdo tem o poder de mantê-los engajados e genuinamente interessados no que a marca tem a oferecer.

  • Tira dúvidas

A produção de conteúdo relevante também é fundamental para tirar as dúvidas da base de clientes de forma rápida e acessível.

É importante fazer um cronograma de postagens tendo essa necessidade em mente.

Isso também vale para lidar com críticas. Use o site ou blog corporativo para ser transparente com o público.

Nesse caso o marketing de conteúdo atua como uma forma personalizada e otimizada de atendimento ao cliente, antigamente marcada pelas ligações telefônicas.

  • Diminui o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC indica o valor que uma empresa investe para converter um cliente. O marketing de conteúdo diminui essa métrica drasticamente.

Basta pensar que as mídias pagas estão entre os formatos de marketing digital mais populares.

Anúncios dão retorno, mas exigem investimentos grandes. Já o marketing de conteúdo é mais barato e igualmente eficaz.

Isso acontece graças à disponibilização de materiais que tiram as dúvidas do público rapidamente e que são posicionados de forma orgânica, direcionando e fidelizando esse público.

Conclusão

Se você chegou até aqui, sabe as informações mais importantes sobre o marketing de conteúdo.

Essa estratégia é fundamental para a divulgação de produtos e serviços na web. Ela é instrumental na hora de gerar e converter leads em clientes assíduos.

Crie um planejamento de marketing consistente que leve em conta os interesses e o comportamento do público que você deseja alcançar.

Fique atento a datas comemorativas, elas são ótimas para a veiculação de campanhas diferenciadas e que trazem níveis altos de engajamento.

Por fim, forme uma equipe competente e especializada, e aproveite as novas oportunidades que o meio digital oferece.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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