Marketing de Conteúdo: Nova estratégia de

O marketing digital cada vez mais se destaca como a estratégia ideal para ter relevância na web. O Marketing de Conteúdo é uma parte imprescindível desse método.

Conquistar clientes pela internet é uma questão de saber agregar valor à vida cotidiana deles.

Por esse motivo, a marca tem de se posicionar de maneira cativante para, assim, ganhar evidência em um cenário extremamente competitivo.

Se você quer saber como usar o marketing de conteúdo a seu favor, leia o texto que vem a seguir e conheça a definição dessa estratégia, os pontos principais para a aplicação dela e os benefícios que pode proporcionar aos negócios mais diversos, desde fábrica de bolsa térmica para empresa até empreendimentos B2C.

O que é marketing de conteúdo?

Esse tipo de marketing é focado na produção de conteúdo de qualidade para informar a base de clientes de uma empresa, independentemente de qual seja o público-alvo. 

Com isso, é tipicamente implementado junto com campanhas de anúncios tradicionais, mas sua base é no rankeamento orgânico.

O ponto central da estratégia é que a acessibilidade e o grande número de ofertas presentes na internet faz com que os consumidores prefiram interagir com materiais realmente valiosos e que buscam sanar dúvidas reais.

Desse modo, para atrair clientes com preço tubulação de cobre para ar condicionado não basta oferecer preços em conta, é preciso associar a oferta à conteúdos que tragam informações novas, como um post nas redes sociais da empresa destacando os benefícios do uso desse tipo de tubulação.

Dessa forma se torna mais fácil chamar a atenção de clientes em potencial, uma vez que eles estiverem navegando pelo site ou pelo perfil da empresa, basta continuar disponibilizando conteúdos até o momento da conversão.

Agente faz para você!

Dicas para fazer marketing de conteúdo de qualidade

A publicidade clássica tem uma série de regras de redação e veiculação. Isso também acontece na internet.

A web é um meio de comunicação cheio de oportunidades e possibilidades altamente vantajosas.

As empresas de corretor porto seguro auto tem que saber se comunicar por meio dela de forma eficiente. Continue lendo para saber como fazer isso. 

  • SEO para atrair leads

Conseguir um bom ranqueamento nos sites de busca está entre as prioridades de qualquer empresa que investe em posicionamento online.

Saiba que esse ranqueamento não é arbitrário. Os algoritmos avaliam uma série de características das páginas para determiná-lo.

Para isso existem as regras de SEO, sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca.

São dicas relacionadas à estrutura de posts, sites e derivados que, quando seguidas, ampliam muito a relevância do marketing de conteúdo de uma dedetizadora 24 horas, por exemplo.

Algumas regras de SEO são:

  • Uso de palavras-chaves populares;
  • Criação de conteúdo totalmente original;
  • Títulos atrativos e verdadeiros;
  • Design otimizado.

As palavras-chaves são os termos mais pesquisados em sites como o Google e o Bing para encontrar determinados assuntos. Assim, é necessário incluí-las no conteúdo produzido para que as pessoas o encontrem facilmente.

O Google tem algoritmos com recursos para analisar a originalidade dos posts. Então, não adianta copiar textos bem posicionados para tentar trapacear, pois além de consistir em plágio (o que é contra a lei), as ferramentas identificam e punem materiais duplicados e os sites responsáveis, evitando que estes apareçam nas buscas.

Também é muito importante que o título do conteúdo reflita exatamente o tipo de informação que ele traz e estimule o internauta a interagir com o conteúdo.

Se um resultado indica informações sobre conserto de placa de aquecedor solar, o conteúdo tem de refletir isso. Caso contrário, as pessoas não irão terminar de ler e não serão convertidas.

Por fim, o site tem que apresentar uma boa navegabilidade. Há estratégias para otimização de webdesign que consideram desde a cor e uso de imagens, até o posicionamento de menu e tempo de carregamento.

  • Link building

Outro ponto fundamental para conquistar notoriedade nos mecanismos de busca é fazer link building.

O nome em inglês identifica o uso de links, internos ou externos, nos posts veiculados em sites e blogs.

Essa estratégia serve tanto para complementar a navegação dos usuários quanto para o site ser melhor avaliado pelos algoritmos das plataformas de busca.

Os links internos são aqueles disponíveis no mesmo site e, nesse caso, o blog do curso de bombeiro civil em Cajamar pode disponibilizar links para posts relacionados que tragam mais informações sobre a área, por exemplo.

Assim, as pessoas terão acesso a mais informações e passarão mais tempo na página, além de aumentar a confiança desses usuários em relação ao potencial dessa escola.

Já os links externos são aqueles que direcionam para sites parceiros. Para isso, estabeleça parcerias com domínios que tenham relação com a sua área e melhore a sua imagem digital, visto que isso também melhora a classificação das plataformas de busca.

Agente faz para você!

  • Redação e revisão

Quem produz conteúdo textual na internet tem que dominar as normas da língua portuguesa.

Esse é um elemento indispensável para criar materiais que realmente informam e engajam os leitores, tendo valor e qualidade.

Textos sobre motores para portões em Fortaleza com muitos erros de escrita não trazem credibilidade e prejudicam a comunicação.

Por isso procure contratar redatores que tenham esse domínio. Além disso, empregue uma política de revisão minuciosa e constante.

Com esse controle de qualidade mais assertivo o marketing de conteúdo tem tudo para alcançar grandes resultados.

Quais são os benefícios do marketing de conteúdo?

Chegou a hora de explicar melhor porque o marketing de conteúdo pode ser tão benéfico para a sua empresa.

Segundo a pesquisa Content Trends publicada em 2018, 73% das empresas brasileiras usam essa estratégia.

É uma parcela muito significativa e demonstra que esse método realmente funciona.

Acompanhe os tópicos que vem a seguir e conheça os principais benefícios do marketing de conteúdo.

  • Aumento do tráfego no site

Os mecanismos de busca, principalmente o Google, são os veículos mais usados pelas pessoas à procura de informação na internet.

Ou seja, se a clínica veterinária especializada em emergencia para cachorro tem um bom posicionamento nesse meio, ela vai aparecer para mais pessoas.

Desse modo, o site da clínica vai ter um aumento de tráfego expressivo e, com o passar do tempo, vai construir um público fiel.

  • Qualifica os leads

Quanto mais informações um cliente em potencial (lead) tem, maiores são as chances de ele ser convertido.

O consumidor passa a criar familiaridade em relação à marca e quando chegar o momento de tomar uma decisão de compra ele vai considerar essa marca primeiro.

Para esse benefício ficar mais claro, pense no conceito do funil de vendas.

O funil é composto pelas etapas:

  • Descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

A descoberta acontece quando a pessoa toma conhecimento de um problema e passa a pesquisar soluções para ele.

Nessa hora as empresas têm de nutrir o possível cliente com conteúdos como ebooks e infográficos. É importante solicitar algum dado de contato, como e-mail ou número de celular.

O reconhecimento do problema e a consideração da solução fazem parte do meio do funil.

Nesses estágios a propensão de compra começa a aumentar. Continue disponibilizando conteúdo qualificado para manter o interesse.

Se a equipe de marketing conseguir administrar bem esse relacionamento, a pessoa interessada vai chegar ao fundo do funil, no qual completará a compra.

  • Mais engajamento

Quando os clientes de primeira viagem tem uma experiência inicial positiva, eles com certeza voltarão a comprar com a mesma empresa.

Cria-se, então, uma relação frutífera em que os consumidores passam a engajar com as publicações da marca nas redes sociais.

Outra evolução dessa dinâmica é que eles tendem a recomendar a empresa para amigos e colegas, atuando como divulgadores voluntários. Em outras palavras, clientes chamam mais clientes.

Assim, o marketing de conteúdo tem o poder de mantê-los engajados e genuinamente interessados no que a marca tem a oferecer.

  • Tira dúvidas

A produção de conteúdo relevante também é fundamental para tirar as dúvidas da base de clientes de forma rápida e acessível.

É importante fazer um cronograma de postagens tendo essa necessidade em mente.

Isso também vale para lidar com críticas. Use o site ou blog corporativo para ser transparente com o público.

Nesse caso o marketing de conteúdo atua como uma forma personalizada e otimizada de atendimento ao cliente, antigamente marcada pelas ligações telefônicas.

  • Diminui o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC indica o valor que uma empresa investe para converter um cliente. O marketing de conteúdo diminui essa métrica drasticamente.

Basta pensar que as mídias pagas estão entre os formatos de marketing digital mais populares.

Anúncios dão retorno, mas exigem investimentos grandes. Já o marketing de conteúdo é mais barato e igualmente eficaz.

Isso acontece graças à disponibilização de materiais que tiram as dúvidas do público rapidamente e que são posicionados de forma orgânica, direcionando e fidelizando esse público.

Conclusão

Se você chegou até aqui, sabe as informações mais importantes sobre o marketing de conteúdo.

Essa estratégia é fundamental para a divulgação de produtos e serviços na web. Ela é instrumental na hora de gerar e converter leads em clientes assíduos.

Crie um planejamento de marketing consistente que leve em conta os interesses e o comportamento do público que você deseja alcançar.

Fique atento a datas comemorativas, elas são ótimas para a veiculação de campanhas diferenciadas e que trazem níveis altos de engajamento.

Por fim, forme uma equipe competente e especializada, e aproveite as novas oportunidades que o meio digital oferece.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Agente faz para você!

Aproveite Agora

Escolha um de nossos planos e comece agora mesmo a vender mais produtos, não perca!

R$19,00

por mês

R$49,00

por mês

R$75,00

por mês

Alterar Idioma »