Entenda a importância da inclusão do

As mudanças implementadas pela tecnologia e a alteração de comportamento dos consumidores tem exigido que todas as empresas adotem a inclusão do marketing digital dentro de uma nova realidade de comunicação.

Embora a internet já esteja presente há quase 30 anos no convívio social, apenas nas décadas de 2010 (e agora 2020) que muitas empresas perceberam a importância em investir nesse segmento que agrega tantos públicos.

Todos eles com potencial de compra, consumindo os mais diferentes produtos e serviços, conforme o desenvolvimento da tecnologia e os equipamentos presentes no dia a dia das pessoas. 

A integração de aparelhos sonoros, midiáticos, de comunicação e até mesmo eletrodomésticos é uma realidade que precisa ser explorada, se não de uma maneira pessoal, de maneira corporativa. 

Assim, é possível levar o marketing digital onde estão os consumidores, seja por meio de:

  • E-mails interessantes,
  • Plataformas digitais;
  • Redes sociais 
  • Sites e blogs corporativos.

São modelos específicos em que a divulgação pode ser amplificada, com uma característica em comum entre todos eles: cada um está atrelado à tecnologia de alguma forma.

Por isso é importante identificar as possibilidades que podem ser alcançadas com o marketing digital dentro do mercado de trabalho e no mundo corporativo, de uma forma geral. 

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Conheça o princípio da publicidade eletrônica

A abertura de um novo mundo com a chegada da internet proporcionou diversas alterações em um mundo em que a publicidade estava estampada em outdoors, busdoors, propagandas de revista e jornal e nos intervalos comerciais dos programas televisivos e de rádio.

A mídia tradicional precisou abrir espaço para um novo conceito de propaganda, a eletrônica, e desde então tudo se modernizou, com novos equipamentos eletrônicos fazendo parte da realidade da população.

Contudo, algo que não mudou foi a necessidade de emprego de criatividade, principalmente quando o marketing digital permite a interação entre marcas e consumidores. 

Além disso, a possibilidade de pesquisar, por exemplo, o preço de mão de obra piscina alvenaria, somando aos materiais necessários, expandiu o território de atuação das empresas e profissionais. 

Isso porque as empresas passaram a ter uma conexão nunca antes observada e com públicos em distâncias cada vez maiores. 

Com isso, a abrangência de uma propaganda por meios eletrônicos chegou em muitos lugares que antes era impossível, ou inviável financeiramente.

A apresentação de soluções para os problemas dos consumidores se tornou algo corriqueiro, e isso pode ser observado em diferentes plataformas digitais utilizadas pelas empresas dentro do marketing digital.

Hoje os produtos  e serviços podem ser apresentados de diferentes maneiras, propagando os benefícios a partir de:

  • Artigos e textos técnicos;
  • Interatividade comercial;
  • Podcasts corporativos;
  • Vídeos institucionais.

Tudo isso utilizando a criatividade como um chamariz que atrai cada vez mais e mais clientes. 

Isso é feito com a facilidade de acessos diversos, por meio de computadores, tablets e, uma das principais ferramentas e que devem ser exploradas ao máximo, os celulares inteligentes. 

A aplicação do marketing digital no dia a dia

Sempre há um banner piscando diante dos olhos enquanto uma pessoa navega pela internet procurando um novo produto, ou enquanto lê as notícias do dia em um portal jornalístico.

Isso porque os conteúdos pagos e publicidades estão à disposição para serem acessados a qualquer momento, e demandam estudo para serem exibidos para pessoas que tenham potencial a consumir determinado produto.

Além das mídias pagas, o marketing digital pode se utilizar do inbound marketing, uma estratégia que visa oferecer o serviço de saquinho de algodão personalizado para estabelecimentos comerciais, por exemplo, por meio de conteúdos sem patrocínio e de uma maneira que o consumidor vá atrás da marca, e não o contrário.

Nessa estratégia é possível observar quatro pontos distintos:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Compra;
  • Encantamento.

O primeiro tópico trata de atrair os leads, como são chamados os internautas que são potenciais clientes, para um assunto de interesse. 

Neste caso, quando alguém acessa um site de compra, ou uma loja de vendas, é implementada a conversão de lead para o cliente, oferecendo diferentes benefícios para cadastramento.

Com os dados em mãos, é possível oferecer além do serviço de limpeza, como a venda de uma porta de vidro blindada preço atrativo e que pode ser incorporado em um mesmo frete, ou mesmo outros serviços relacionados e complementares, visto que o perfil desse consumidor é identificado.

Assim, o cliente finaliza a jornada de compra após passar por todo o funil de vendas sem qualquer tipo de problema. 

É nesse momento que entra o encantamento, em que a pós-venda passa a tratar o consumidor como admirador da marca, podendo divulgar de maneira orgânica os produtos e serviços e garantir a satisfação no uso do produto ou em relação ao serviço ofertado.

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Utilize métricas de maneira correta

O marketing digital possui pilares que devem ser explorados em conformidade com o público-alvo, as ferramentas utilizadas e as finalidades propostas para a divulgação em si. 

As ações podem ser implementadas seguindo os 8 P’s que são aplicados sobre as estratégias de marketing digital, sendo eles:

  • Pesquisa;
  • Planejamento;
  • Produção;
  • Publicação;
  • Promoção;
  • Propagação;
  • Personalização;
  • Precisão.

Cada ação interfere de uma maneira sobre a publicidade dos produtos e serviços apresentados para o público-alvo. 

Neste sentido, a construção de uma pesquisa permite conhecer os consumidores, como anda o mercado e a concorrência a ser enfrentada. 

A partir de então é realizado um planejamento, definindo as estratégias apropriadas e as mídias que podem se comunicar com a população.

As ideias propostas devem ser produzidas em forma de layouts para os banners digitais, a produção de conteúdos, gravação de podcasts e vídeos, entre outras ações que divulgam a marca.

Para isso, o marketing digital pode utilizar ferramentas específicas diversas e até aquelas que estão disponíveis na internet e redes, visto que fazem parte do dia a dia das pessoas. 

Por isso a publicação deve ser realizada em plataformas de áudio, vídeo, sites e portais de notícias.

A promoção de um distribuidor de escova progressiva, por exemplo, pode ser centralizada em alvos específicos, como canais que tratam assuntos relacionados à beleza, penteados, cortes de cabelo e autoestima pessoal.

A construção de uma campanha bem estruturada permite que a propagação seja promovida por meio de compartilhamentos do próprio público, em redes sociais e outras ferramentas interativas.

Com isso, a segmentação está instaurada, com uma personalização única da marca entre os consumidores interessados. Os resultados obtidos podem ser muito positivos. Se não, é preciso rever qual ação falhou ou precisa ser aprimorada de forma pontual.

Para as empresas, é preciso aproveitar as oportunidades para maximizar as ações propostas. A mensuração é imprescindível, pois isso acarreta no ROI (Return Over Investiment), ou Retorno Sobre Investimento, de forma mais efetiva e qualitativa.

Empresas devem ocupar o devido espaço

A internet é ampla e irrestrita, com diversas possibilidades de implementação do marketing digital. Para as empresas, é preciso entender isso como um local que, se não for ocupado de forma devida, o concorrente vai fazer, sem pensar duas vezes. 

Portanto, é preciso incluir o marketing digital na rotina das empresas de embalagens palhoça SC, de refrigerantes e sucos, de alimentos, e qualquer outro produto que possa ser comercializado de maneira lícita. 

Tudo isso de maneira natural, acompanhando as inovações propostas pelas redes sociais e as interações que podem ser realizadas em tempo real. 

O marketing digital, apesar de haver regras relacionadas aos 8P ‘s, não exige um padrão singular, podendo haver diretrizes distintas entre os setores de atuação, devendo ser aprimoradas conforme essas normas, interesses da marca e até mesmo o cliente que se deseja atingir.

Deste modo é preciso identificar, dentro da campanha publicitária em andamento, se o tratamento dado ao público é próximo o bastante para garantir notoriedade e, mais importante, aumento nas vendas.

Acompanhe a evolução tecnológica e da comunicação

Entender as tecnologias disponíveis é imprescindível quando se trata de marketing digital. Escrever no teclado do computador ou deslizar o dedo sobre a tela de um celular pode ser cognitivo. Porém, os assistentes virtuais por voz estão chegando com tudo nos lares.

Sendo assim, pode ser que um usuário desses equipamentos possa solicitar o telefone de um despachante automotivo mais próximo da residência. 

Neste exemplo, o escritório deve estar preparado para esse tipo de interação e, portanto, o marketing digital deve prever esse modelo de busca.

A promoção de um estabelecimento comercial é muito mais abrangente, e de uma maneira que não envolve grandes cifras. Mais uma vez, a criatividade pode ser uma alavanca essencial, e o acompanhamento profissional que entende a área do marketing digital.

Dessa forma, se um escritório de consultoria tributária SP pode atender os clientes de forma interativa, utilizando os equipamentos eletrônicos que permitem a acessibilidade a áudio e vídeo, estará um passo à frente da concorrência.

Aproveite os benefícios propostos desde o início

As gerações nascidas a partir dos anos 2000 estão inseridas em um mundo em que a tecnologia é uma realidade própria, com diversas possibilidades de implementação e utilidade.

As inovações apresentadas pelas empresas devem ser dinâmicas, exclusivas, com um marketing digital que se comunica de forma direta e sem qualquer tipo de rodeio, podendo ser a apresentação de uma camara fria para distribuidora de sorvetes ou uma rede de supermercados.

Portanto, o uso de ferramentas apropriadas, no tempo certo e no tom que é compreendido por diferentes gerações são estratégias que podem funcionar de maneira apropriada, na medida correta e com os benefícios mais atraentes. 

É preciso estar sempre um passo à frente, aproveitar as oportunidades que não podem ser deixadas para trás e, muito importante, se tornar uma referência até mesmo para a concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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