A moeda digital já não é mais parte da ficção científica. Hoje é uma realidade cotidiana de diversas transações. Com essa popularização, muitos se perguntam: Bitcoin como investir?
É normal estar perdido no início desse processo. O bitcoin é uma moeda virtual que se tornou há pouco tempo bastante conhecida, e muitos ainda não sabem como de fato ela funciona ou como investir.
Além de saber como investir é preciso entender os motivos para isso, e existem diversos motivos para começar esse investimento.
Isso porque, segundo dados do CoinMarketCap descritos pelo site Finbold, em janeiro de 2022, o mercado de criptoativos fechou com nada menos que 17.240 de ativos em circulação.
Outro dado que sustenta os motivos para o investimento em criptomoedas é o fato de que o número de investidores desse ramo no Brasil já supera aqueles com conta na Bovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo.
Portanto, se você não quer ficar de fora dessa e deseja aprender a investir no mercado de Bitcoin, confira este artigo com dicas especiais que preparamos para você!
O que é bitcoin?
O bitcoin é uma moeda financeira digital que surgiu em 2009. Ela é livre, independente e descentralizada, existe somente na internet e pode ser usada para pagamentos, transações online e, claro, investimentos.
Ser independente e descentralizado significa que o bitcoin funciona sem o controle de um banco, instituição financeira ou país.
Apesar disso, ele é bastante seguro pois envolve uma criptografia ponto-chave, protegendo os seus dados e a sua carteira.
No momento de sua criação, foi estabelecido que o volume máximo de Bitcoins é de 21 milhões. Esse fator já o torna um ativo bastante valioso para um investimento.
As opções de utilização já são diversas, inclusive. Vai desde a aquisição de ingressos de cinema, pagamento da conta de restaurantes até, logo menos, podendo pagar um ar condicionado em Salvador.
Para começar o investimento, é necessário entender o que é o Bitcoin. Feito isso, podemos passar para as próximas etapas das nossas dicas.
Conheça o mercado
Esse primeiro passo é fundamental para que todo o processo e expectativa dêem certo.
Conhecer o mercado de bitcoin é imprescindível para começar a investir, tendo em vista os seus riscos e as chances de você conhecer alguém que não está ensinando ou investindo da maneira correta.
O processo de conhecer o terreno onde está pisando é padrão para todas as coisas que fazemos, exemplo: Se você deseja instalar uma rede de energia solar na sua residência, você começa pesquisando por projeto energia solar preço, correto?
Sendo assim, no caso de Bitcoins você também fará uma pesquisa semelhante.
Portanto, não se desespere, comece a estudar como guardar as moedas, pesquise por Bitcoin como investir e muitos outros itens relacionados para começar esse trabalho com segurança e tranquilidade.
Não se esqueça, tenha mais de uma fonte de pesquisa, isso te mostrará como realmente dá certo para você.
Entenda o que é blockchain
O blockchain é um sistema de registro das transações e movimentações de toda a rede de bitcoin.
O nome é blockchain pois funciona como se fosse uma imensa corrente ligada por vários blocos com códigos, com os dados de registros de horários dos bitcoins.
É com esse banco de dados que o bitcoin garante a existência.
Imagine também que a blockchain é um livro que contém os registros de todas essas movimentações financeiras, onde todos possuem acesso, porém poucos conseguem saber a origem das transações.
Isso porque para quebrar um código de bitcoin é necessário quebrar o código anterior, aquele registrado e o próximo, pois no momento que a comunidade gerenciadora aceita o bitcoin na blockchain, ele tem o seu código transformado.
Essa força, além de garantir a segurança da rede, também torna necessário o uso de máquinas potentes para a visualização e gerenciamento.
Em muitos casos, o ideal é comprar nobreak a fim de poder usar todo o sistema da blockchain.
Ainda assim, apenas algumas pessoas selecionadas e especiais podem mexer com esse sistema, as chamadas mineradoras.
Comece sua carteira
Quando se trata de dinheiro vivo, nós temos onde guardar e gerenciar, até mesmo fisicamente, com uma carteira, não é mesmo? Com o Bitcoin, não é diferente. Para começar a investir, é necessário abrir uma carteira.
Para fazer isso, é necessário ir atrás de uma exchange, uma espécie de casa de câmbio ou corretora, onde você pode comprar ou vender seus criptoativos.
Aliás, para investidores, o mais recomendável é deixar o dinheiro numa Exchange, pois são feitas para o sistema de compra e venda de ativos. Procure aqui no Brasil aquela que mais te agradar e comece agora a movimentar sua carteira.
Definir sua estratégia
Não comece sem saber quais são seus objetivos. Existem duas formas de investimento: a curto prazo ou a longo prazo. Você conseguirá obter lucro das duas formas, a diferença é a forma e o tempo percorrido.
Para fazer o trading, ou seja, o investimento a curto prazo, lembre-se dos primeiros tópicos: conheça o mercado que você está inserido, pois você pode perder rapidamente as suas finanças e movimentações investidas.
No caso da hold, aquela de curto prazo, a operação é um pouco mais simples, mas ainda assim é recomendável um estudo aprofundado do cenário.
Considere que você pretende mudar o seu sistema de energia elétrica para o modelo solar. Primeiro, você vai procurar as melhores empresas de energia solar na Bahia, certo? O mesmo deve ser feito com bitcoin, mas com outros princípios e ainda mais cuidado.
Cuidado com promessas milagrosas
Falando em estudar o mercado, essa é uma dica fundamental conforme aumenta o número de pessoas oferecendo promessas milagrosas de investimento.
São os famosos esquemas de pirâmide que vão enriquecer apenas uma pessoa e deixarão você no ponto inicial para sempre. Portanto, segue algumas dicas extras do se deve sempre lembrar ao aprender sobre Bitcoin como investir:
- Informe-se sobre o universo das criptomoedas;
- Entenda o cripto ativo;
- Tenha clareza sobre seu perfil de investidor;
- Analise valor de mercado e os ativos em circulação;
- Fique atento ao volume de negociação;
- Atente-se aos golpes.
Conheça os métodos
Para começar a investir, você deve primeiro comprar um Bitcoin. Existem duas formas de realizar essa transação. Vamos conhecer algumas delas abaixo.
A primeira é diretamente com uma pessoa, o método peer to peer, ou P2P. Aqui você envia ou recebe criptomoedas a partir das carteiras virtuais dos envolvidos na transação, você e o outro beneficiário, sem o auxílio de uma instituição bancária.
A outra possibilidade é por meio das corretoras de bitcoins. Essa é ainda mais recomendada para quem não tem muita familiaridade com o método P2P.
Da mesma forma que você faria ao escolher bem uma empresa de instalação de energia solar, não baixe a guarda no assunto financeiro e estude bem qual a empresa de bitcoin que você pretende comprar os seus ativos.
Existe ainda a opção das ETFs de criptomoedas. São os fundos de índices onde é possível acompanhar a cotação da moeda e investir diretamente na bolsa brasileira, sem a criação de uma conta na Exchange.
Por fim, há a opção de fundos de investimentos com foco em criptomoedas. Existem opções brasileiras desse ramo, operadas por profissionais, com menor risco e maior chance de diversificação.
Procure aquela que mais faça sentido para o seu caso e comece a investir. Ou faça a sua empresa se transformar numa empresa que recebe esses investimentos, seja uma produtora de filmes ou uma assistência técnica TV Zona Sul SP.
Comprando o Bitcoin
Para quem não possui nenhum centavo da criptomoeda e quer aprender Bitcoin como investir, também não é nada impossível. Pode começar adquirindo alguns “satoshis”, ou seja, centavos e bitcoins.
Se quiser aumentar a quantia, desembolse 50 reais e compre bitcoins em algumas exchanges. A maioria aceita transações a partir desse valor. Você coloca o quanto quer na conta da sua exchange, compra o ativo e depois converte do real para Bitcoin.
Se for o caso do gestor de alguma empresa, saiba que em algum momento você deverá fazer uma manutenção de nobreak para suportar as pressões do sistema durante as movimentações financeiras.
Vale a pena investir em criptomoedas?
É super comum nos perguntarmos: é seguro e vantajoso investir em criptomoedas? Nós acreditamos que sim. Porém, é sempre interessante estar de olho para a alta volatilidade da moeda e todo o contexto de movimentação que envolve a gestão da moeda.
Claro, isso vale para qualquer ação que envolve o dinheiro, seja o concerto de um aparelho na busca por uma assistência técnica Iphone São Paulo ou a procura por uma agência de comunicação a fim de cuidar de uma marca.
Caso você seja um investidor de risco, recomendamos que vá atrás do bitcoin, mas que tenha uma reserva de emergência no caso de operações perigosas. É uma moeda que pode diminuir de valor rapidamente, tome cuidado para não cair em prejuízos da noite para o dia.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.





